terça-feira, novembro 19, 2024

O bicho mais poderoso do mundo>PNLD literário>Astúcia e sagacidade>Dramatização>19/11/2024

 
José Bocca/Bruna Lubambo

Inaugurando a nova coleção Colorín Colorado, a Aletria apresenta o livro "O bicho mais poderoso do mundo".
Era uma vez um gato que saiu à procura do bicho mais poderoso de todos.
 Sagaz, o felino descobre muito mais do que chifres, rugidos, força e nuances de tamanho. 
Este reconto adaptado por José Bocca mescla saberes do mundo e revelações lúdicas em cenário ambientado na savana africana. 
Os personagens vão surgindo à medida que a história desenrola os fios da trama. 
De modo fluido, o leitor se depara com características físicas e comportamentais dos bichos, assim como percebe a curiosidade e sabedoria daquele que não perde um detalhe sequer: o astuto felino.

O TEMA perpassa a astúcia; a reflexão sobre a origem dos fatos e hábitos; situações naturais; a percepção do outro e de si mesmo.

Temas principais: primazia; superioridade; influência; distinção; liderança; vantagem; astúcia/sagacidade; conveniência; percepção do outro; percepção de si.

Temas transversais: reflexão pela observação; familiaridade; ancestralidade (aquilo que se recebeu das gerações anteriores); ascendência; predomínio de um sobre o outro; autoridade.

O bicho mais poderoso do mundo é também caracterizado no subgênero conto, porque: apresenta uma narrativa breve e concisa; contém um conflito principal; o espaço está limitado a um ambiente (savana africana); há unidade de tempo; e possui número restrito de personagens.

Sobre a obra: AQUI
Guia de leitura: AQUIAQUI
Contando e cantando a história: AQUI
Varal de histórias: AQUI
Outra contação: AQUI
Quintal da cultura: Dramatizando: Muito bom!  Cia malas portam: AQUI
Obras de José Roberto Torero: AQUI
Releituras clássicas: AQUI
Recontos de contos: AQUI
Contos de Andersen/HansC. : AQUI

Leitores 6 anos

A leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento infantil, e para crianças de 6 anos, ela pode ajudar no processo de alfabetização, na imaginação, na criatividade e no desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, memória e raciocínio  .
Na fase de construção dos leitores iniciantes, que vai dos 6 aos 8 anos de idade, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos e pequenas também passam a indicar de forma mais clara as suas próprias preferências, como em relação aos livros e temas que mais lhes interessam. Além disso, é aqui que as crianças criam uma visão mais crítica e também curiosa sobre o mundo que as cercam. Por exemplo, é quando a famosa fase dos porquês está mais aflorada, e as crianças querem saber e compreender tudo! Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa. Por isso, é justamente neste momento que acontecem as primeiras leituras autônomas. Ou seja, sem a necessidade da presença dos adultos. Continua: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.