Jaqueline Conte / Luci Sacoleira
As cantigas, que já são um patrimônio do brincar, aparecem de cara nova: a barata vai se depilar, o sapo continua sem lavar o pé (e nem liga!) e até a formiga entra na brincadeira com uma marcha caótica que termina em pura bagunça.
As cantigas são leves, cômicas e deixam espaço para a criança se sentir inspirada a criar suas próprias variações.
O texto brinca com rimas simples e sons que agradam a todos.
É fácil se pegar cantarolando junto e rindo das situações inusitadas que surgem a cada verso.
A poesia de Jaqueline Conte é ritmada e convida à participação. A arte de Luci Sacoleira, com suas ilustrações vivas e cheias de detalhes coloridos, traz o ritmo da festa à tona, dá vida a cada estrofe com um visual que acompanha o tom alegre e bem-humorado da obra.
A partir de uma perspectiva criativa da autora e da ilustradora, cantigas são recriadas com desfechos inesperados e divertidos, convidando os leitores a explorar sonoridades familiares com a troca de algumas palavras.
Será que é possível manter a rima mudando a narrativa? Brincar de rimar é uma proposta bastante interessante para as crianças que já começam uma aproximação autônoma com a leitura e a escrita. Relacionando isso aos textos curtos e bem-humorados, elaborados a partir de cantigas de tradição popular, este livro possibilita às crianças fazer novas conexões por meio de textos e sonoridades já conhecidas.
Neste roteiro, você encontrará sugestões de como ampliar a brincadeira proposta pela autora, proporcionando espaços de autoria para os estudantes, bem como instigando um olhar apurado para nossa cultura popular e as influências de outras culturas sobre a nossa. Roteiro de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUI
Eu invento com as mãos: AQUI
Músicas brincantes: AQUI
Na passarela do mundo/Leo Cunha/Rafa Antón
Prepare-se para assistir ao desfile mais encantador do reino animal!
Em Na passarela do mundo, Leo Cunha e Rafa Antón nos convidam a acompanhar um verdadeiro show de estilo, em que cada criatura exibe suas cores, formas e estampas com a naturalidade de quem nasceu para brilhar. Cada quadrinha nos apresenta um animal que desfila sua beleza; desde a onça, com seu "pijama de bolinhas", até o pinguim, elegantemente vestido para a festa com seu fraque impecável.
O texto é leve e divertido. Transforma traços e características dos bichos em peças de um guarda-roupa todo estiloso! Além disso, a obra celebra as maravilhas da natureza, revelando o quanto ela é rica em diversidade. As ilustrações complementam a brincadeira, colorem essa passarela de moda animal com traços vibrantes e cheios de vida.
Na passarela do mundo é uma leitura que diverte, encanta e, de quebra, faz a gente pensar sobre como somos privilegiados de dividir o planeta com esses modelos tão únicos e especiais.
Em Na passarela do mundo, somos apresentados ao desfile de moda mais bonito e diverso, ostentando as cores e os estilos dos protagonistas da natureza – os animais, em toda exuberância e mostrando suas particularidades. Seus traços e suas características são apresentados em quadrinhas, remetendo à musicalidade e à rememoração das brincadeiras de roda, em tons de infância e com muita leveza.
Neste roteiro, você encontrará sugestões de abordagem da obra, com contextualizações, curiosidades, bem como sugestões de atividades que dialogam com múltiplas linguagens artísticas e exploram a capacidade expressiva dos pequenos leitores. AQUI
Quadrinha: Duo badulaque: AQUI
Qual objetivo de trabalhar quadrinhas na educação infantil?
Os versos e quadrinhas fazem parte da primeira infância (até 6 anos de idade), favorecem o desenvolvimento da linguagem e se entrelaçam com a sensibilidade poética, social e cultural, desempenham um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também devido aos pequenos trechos de versos, ao ritmo, melodia e sonoridade. AQUI
+ Quadrinhas: AQUI
Cantigas populares: AQUI
Parlendas: AQUI
Quadrinhas populares: AQUI
O cravo, a rosa e o jasmim: AQUI
A paca foi buscar água: AQUI
Músicas/Cantigas acumulativas: AQUI
Balaio/parlendas e possibilidades: AQUI
História cantada/Fortuna: AQUI
Histórias cantadas: AQUI
Tão balalão, tão balalim: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.