terça-feira, outubro 07, 2025

Ora bolas>PNLD Literário>Diversidade>Estímulos redondos>07/10/2025

 

Ilustrado com colagens coloridas e com texto todo rimado, mostra que as bolas estão por toda parte: em brinquedos, alimentos, no universo, na natureza e até no corpo humano. 
No final, propõe uma charada com o objetivo de demonstrar que todas as pessoas, mesmo sendo diferentes, são iguais, pois dentro dos olhos todos temos a mesma "bolinha preta".

Há bolinhas, bolitas

bolotas e bolões.

Círculos que são pingos,

pontos, poás e botões.

Mas, entre todas as bolas mirabolantes,

há uma que é ainda mais interessante

porque guarda em si cada pequeno instante.

Que bola será essa?


Manual do professor: AQUI
Ouvindo: Atividade: AQUIAQUI
Palavra cantada:  
A canção aborda uma temática importante para compreender a produção do espaço geográfico e essa temática pode ser definida como  migração intra urbana Vejam aula sugestiva também: AQUI

Bolas, ora bolas: AQUI
Aula: Explorando o círculo: AQUI
Atividade: Círculos: AQUI
Artes com círculo: A galinha ruivaAQUI
Mais arte com círculos: AQUI

Só tem círculos? AQUI
Um círculo divertido: AQUI
Um redondo pode ser quadrado? AQUI
Brincando de listas: AQUI
A parte que falta: AQUI



Pintura com Carimbo de Bola de Soprar
Tema: Descobrindo texturas e formas circulares.
Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Área de conhecimento: Arte e desenvolvimento motor.
🎯
Objetivos
• Explorar diferentes técnicas de pintura utilizando objetos não convencionais.
• Estimular a criatividade e a experimentação com formas e cores.
• Desenvolver a coordenação motora grossa e fina no manuseio da bola de soprar.
• Promover a percepção visual e tátil por meio das texturas criadas.
• Incentivar a expressão individual e coletiva em produções artísticas.
🖌️
Materiais
• Bolas de soprar (bexigas);
• Tintas guache variadas;
• Pratos descartáveis para colocar a tinta;
• Folhas brancas, cartolina ou papel kraft;
• Aventais ou proteção para roupas.
🌀
Desenvolvimento da Atividade
1. Exploração inicial:
Conversar com os alunos sobre objetos diferentes que podem virar ferramentas de arte. Mostrar a bola de soprar e perguntar: Como vocês acham que ela pode virar um carimbo?
Preparação da bola:
Cada aluno enche a bexiga apenas um pouco (para caber na mão).
3. Pintura com carimbo:
• Mergulhar levemente a bola em um prato com tinta;
• Pressionar a bola sobre a folha branca, criando carimbos circulares e texturas diferentes;
• Experimentar cores variadas, sobrepondo e misturando.
4. Criação coletiva:
Montar um painel com os carimbos de todos os alunos, formando uma obra de arte colaborativa (ex.: um jardim de flores, um céu estrelado, bolhas coloridas etc.).
5. Conversa sobre as produções:
Perguntar: O que os carimbos lembram para você? (planetas, frutas, bolas, flores, bolhas).
🌟
Habilidades Desenvolvidas
• BNCC – Arte (EI e EF):
• (EI03TS01) Explorar diferentes gestos e movimentos ao experimentar materiais e recursos variados.
• (EF15AR02) Experimentar diferentes formas de expressão artística.
• (EF15AR04) Produzir trabalhos coletivos valorizando a criação do grupo.
• Socioemocionais:
• Criatividade e imaginação;
• Cooperação em produções coletivas;
• Valorização da diversidade de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.