Ducarmo Paes
Os autores propõem uma poesia com geometria.
Os pequenos aprenderão de forma simplificada se um quadrado tem quatro lados iguaizinhos, e se são cheios ou vazados, conforme o lado em que o observamos.
Os versos evidenciam que quadrados assim como as demais formas existem por todos os lados e cantos do nosso olhar.
Que tal atentarmos mais a essas pequenas delicadezas cotidianas?
Assunto: percepção e noção do quadrado.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Propostas: criar trabalhos com recortes e dobraduras.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
QUATRO RETAS, QUATRO ÂNGULOS,
O SEU NOME É RETÂNGULO.
ELE ESTÁ AQUI OU LÁ,
BASTA PROCURAR.
No livro, parte da coleção "Geometria com Poesia", Ducarmo Paes e Nancy Ventura realizaram o que parecia impossível: unir geometria e poesia.
A frieza do ângulos e linhas se desfaz completamente com os versos criativos das duas escritoras.
Ricamente ilustrado por Josué Franco, a obra ensina enquanto diverte as crianças
Assunto: percepção e noção do retângulo.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Propostas: construção de novas rimas; pesquisar no ambiente social formas retangulares.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Ouvindo: AQUI
ROLANDO PRA LÁ,
ROLANDO PRA CÁ.
POR ONDE VOCÊ OLHAR,
UM CÍRCULO IRÁ ENCONTRAR,
QUER TENTAR?
Imagine um círculo, rolando para um lado e para o outro. Agora, imagine se ele for divertido e proporcionar muitas brincadeiras e desafios, seja de movimento, seja de cognição.
Por meio de versos, a autora faz com que os pequenos encontrem esses círculos para onde quer que olhem. E o melhor: interajam com eles!
Assunto: percepção e noção do círculo.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Propostas: criar trabalhos com recortes e dobraduras.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Ouvindo: AQUI
QUER ENCONTRAR UM TRIÂNGULO
COM TRÊS RETAS E TRÊS ÂNGULOS?
JÁ PROCUROU AQUI DENTRO?
OU SERÁ QUE ESTÁ LÁ FORA?
No livro, parte da coleção "Geometria com Poesia", Ducarmo Paes e Nancy Ventura realizaram o que parecia impossível: unir geometria e poesia.
A frieza do ângulos e linhas se desfaz completamente com os versos criativos das duas escritoras.
Ricamente ilustrado por Josué Franco, a obra ensina enquanto diverte as crianças.Assunto: percepção e noção do triângulo.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Propostas: pesquisar no ambiente social formas triangulares; recortes, colagens e dobraduras na construção de cartazes.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Ouvindo: AQUI
A história de um triângulo: AQUI
Brincadeiras de triângulo: AQUI
Texto by krika
A coleção geométrica acima é bem interessante, pois traz significados específicos de cada figura agregadas à frases rimadas.
Vejam alguns trechos: Sugestão: As crianças poderão advinhar de qual figura a rima sugere.
"Com a foca faz festança para alegrar a criança."
"Está no pé do equilibrista e nas mãos do trapezista"
"Lá no alto da capela quadrado virou janela
No tabuleiro de xadrez ele aparece outra vez"
"A mala para levar tudo o que pode comprar"
"Virou capa de caderno com desenho bem moderno"
Vejam nesta postagem abaixo mais sobre geometria
Atividades com figuras geométricas
As formas geométricas planas
Autor : Thalita Peres
Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos (lápis triangular), quadros, etc.
Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática;
Reconhecer as formas geométricas e identificar as diferenças e semelhanças entre elas.
Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecimento dos numerais de 1 (um) a 10 (dez).
Estratégias e recursos da aula
Problematização
Leve para a sala objetos conhecidos, onde sua forma corresponda às figuras geométricas planas. Por exemplo: cd´s, caixinha de fósforo, lápis triangular, tampas de vasilhas de plástico, etc. Converse com as crianças sobre estes objetos e suas formas.
Peça que elas explorem estes materiais, através da seguinte atividade:
Divida as crianças em grupos de 5 (cinco);
Entregue um objeto para cada grupo;
Peça que através deste objeto elas façam um desenho da forma do objeto;
Solicite que cada membro de cada grupo pinte seu desenho com uma cor diferente.
Exponha os trabalhos das crianças na sala e depois faça os seguintes questionamentos:
"Que figuras geométricas foram desenhadas"?
"Porque se chama triângulo, quadrado, retângulo e círculo"?
"Quantos cantos tem o triângulo? E lados"?
Sugestões
Leia para as crianças a história do quadradinho, da autora Alexandra Prasinos Bernal, editora Aliança. Vejam abaixo.
Atividades
Amarelinha
Convide as crianças para brincarem de amarelinha, mas que esta será uma amarelinha diferente, onde elas terão de confeccionar sua própria amarelinha com diferentes figuras geométricas. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos:
"Alguém conhece a brincadeira amarelinha"?
"Quais são os números da amarelinha"?
"Como se joga a amarelinha"?
"Qual figura geométrica está presente na amarelinha"?
"Que tal confeccionarmos os retângulos, círculos, triângulos e quadrados da nossa amarelinha"?
Neste momento, destaque as regras da amarelinha:
Cada criança deverá jogar uma pedrinha na casa 1 (um) e segue pulando com um pé só, casa por casa, na ordem numérica, não podendo colocar o pé na casa que tem a pedrinha e nem encostar na risca da amarelinha.
Nas casas que ficam lado a lado (1º e 2º traçados), a criança pula colocando ao mesmo tempo um pé em cada casa. Após atingir a última casa (céu), volta da mesma forma.
Equilibrando o corpo num único pé, recolhe a pedrinha.
Aproveite este momento para explorar a sequência numérica da amarelinha, convide as crianças para recitar os numerais.
É importante lembrar que saber a sequência oral, não significa saber contar.
Na recitação uma criança pode simplesmente repetir de memória a sequência numérica, sem pensar em quantidade.
Assim, à medida que criança for percorrendo a amarelinha incentive-a a fazer a relação quantidade numeral.
Através desse questionamento e explicação das regras da brincadeira será mais fácil direcionar o trabalho, partindo do pressuposto que ele permitirá um contato mais direto com o conhecimento prévio do aluno.
Leve as crianças para um lugar amplo e entregue 12 (doze) folhas de cartolina para cada grupo de doze crianças;
Solicite que elas confeccionem as figuras geométricas;
Pergunte quantas figuras são necessárias para uma amarelinha.
Terminada a confecção convide as duas equipes a montarem a amarelinha, eles deverão escrever os numerais (1 a 12);
Inicie a brincadeira!
Brincando com as figuras planas
Recorte triângulos, círculos, quadrados e retângulos de E.V. A, entregue pelo menos 2 (duas) peças de cada figura para cada criança.
Peça que elas manipulem e observem as peças.
Convide as crianças para construírem objetos com as peças: barcos, bicicletas, casas, etc.
Faça uma exposição com o trabalho do grupo.
Dança das cadeiras com figuras
Convide as crianças para irem para a área externa da escola.
Utilizando um giz, trace no chão do pátio em tamanho grande e em diferentes posições diferentes figuras geométricas: retângulos, triângulos e círculos.
É preciso traçar o mesmo de número para o número de crianças do grupo.
Coloque uma música animada e assim que ela começar a tocar, as crianças que estão participando da brincadeira deverão andar em volta das figuras.
Quando a música parar, cada criança deverá entrar em uma das figuras.
Pergunte para cada criança o nome da figura que ela escolheu, explore os lados e os cantos das figuras.
Caso alguém troque o nome da figura, sairá da brincadeira.
Recomece a brincadeira, orientando as crianças a escolherem novas figuras.
A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.
Terminada a brincadeira, solicite que as crianças registrem este momento através de um lindo desenho.
Recursos Complementares
Avaliação
Nesta atividade a professora avaliará o envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.
A história do quadradinho
Alexandra P.Bernal
Além de abordar o tema 'formas geométricas', é possível falar de família, sinais de igual e diferente, as diferenças individuais e o respeito ao semelhante, dentre outras.
O pintinho quadrado
A família de figuras geométricas
Vejam tudo aqui
Oficina
Uma criança em forma de gente
:
Ziraldo
e AQUI
Objetivos
Proporcionar o contato com as principais formas geométricas;
Confeccionar um livro lingüiça, utilizando-se das formas geométricas
Metodologia
Leitura do livro Um bebê em forma de gente /Ziraldo
Na seqüência, cada grupo, de posse dos blocos lógicos, confeccionou um livro linguiça, conforme orientações a seguir:
- 5 folhas sulfite divididas ao meio, sendo que cada parte correspondia a uma página do livro;
- Em cada página, os acadêmicos contornavam uma forma geométrica, devendo criar uma figura, a partir desta.
EX: ROTEIRO
• Páginas do livro:
1- CAPA: Uma criança em forma de gente
2- A----------------------------------resolveu desenhar.
3- Com um círculo ela fez------------------------------;
4- Com meio círculo ela fez---------------------------;
5- Com um quadrado ela fez--------------------------;
6- Com um retângulo ela fez--------------------------;
7- Com um triângulo ela fez---------------------------;
8- Com dois triângulos ela fez------------------------;
9- A brincadeira terminou quando a tinta derramou.
10- Então ela resolveu descobrir as formas que as roupas têm.
O desenvolvimento da oficina foi de grande importância , pois proporcionou o contato com as principais formas geométricas, bem como o conhecimento de mais uma técnica de produção de texto, possibilitando a reflexão sobre o texto não verbal, além de desenvolver a imaginação e a criatividade na elaboração dos desenhos.
Classificação de Formas Geométricas
Objetivo: Instigar as crianças para que sejam capazes de reconhecer e nomear as formas geométricas, bem como se relacionar com seus colegas, aumentando sua capacidade cognitiva e de linguagem.
Atividades:
- A criança receberá várias formas geométricas em madeira, essas peças deverão ser coloridas;
- No primeiro momento a criança pode brincar com as peças livremente, montando o que quiser;
- Começa a brincadeira quando o educador pedir para que elas agrupem as formas geométricas através de semelhanças. O educador deve ir apresentando o nome das formas;
- Para maior fixação o educador pode dizer o nome de uma forma e os alunos encontram a figura solicitada;
- Em dupla, um dos alunos diz uma forma e o outros mostra, e vice e versa.
http://sites.sudoesteonline.com.br/upload/cadernos/cad_10.pdf
Atividades sobre este livro aqui:
http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2012/12/atividade-bebe-maluquinho-matematica.html
Vejam mais aqui:
http://llayolartes.blogspot.com.br/2011/02/livro-das-formas-geometricas.html
http://llayolartes.blogspot.com.br/2011/02/livro-das-formas-geometricas.html
Mais atividades
Muito prazer bebê: AQUI
Link para essa postagem
Bom dia minha querida educadora...Adorei a postagem. como sempre prima pela criatividade e inúmeras sugestões correlatas.Sugiro que veja este link:http://llayolartes.blogspot.com.br/2011/02/livro-das-formas-geometricas.html...Mais uma sugestão para enriquecer todo este conteúdo.Parabéns. Mil bjs NÊ
ResponderExcluirParabéns, amei as sugestões, obrigada por compartilhar!!
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