"Literatura infantil é um fenômeno praticamente
tão recente quanto a ideia de infância que temos hoje."
Sugestões de Atividades para Literatura Infantil
Dramatização
Máscaras
Dobraduras
Fantoches
Maquetes
Desenhos, colagens, pinturas, esculturas
Expressão corporal
Criar outros finais para a história
Criar novas histórias com os mesmos personagens
Criar novas ilustrações
Selecionar palavras da história e criar outras histórias contendo estas palavras.
Identificar nos personagens semelhanças com pessoas que fazem parte da vida da criança, comentar, encaixá-las na história, brincar com isso.
Explorar as possibilidades de trabalhar a ortografia, gramática e vocabulário, de forma criativa e divertida, fazendo jogos com o significado das palavras, com antônimos e sinônimos, separação de sílabas, som das palavras, rimas etc.
Descobrir na história o que pode ser relacionado com as outras disciplinas e trabalhar.
Ex.: Onde a história acontece, características do lugar, clima, hábitos regionais, roupas, etc. Dependendo da história, é possível encontrar associações com a matemática, história, ciências, artes, idiomas, enfim, basta o tema e o objetivo serem definidos para o trabalho não ter limites.
É fundamental que as crianças sejam ouvidas. Cada criança terá a sua impressão pessoal sobre a história, que nem sempre será positiva e isto deve ser respeitado e, nesse caso, deve-se trabalhar no sentido de levar a criança a identificar o que não agradou e permitir que ela crie novas soluções para a situação, observando que de alguma forma a situação está presente em sua vida.
Jogo de dados
Objetivo :
Demostrar uma das técnicas de se contar história e o quanto à Literatura Infantil e a Matemática, contribuem para o trabalho com os conteúdos curriculares.
A técnica do dado foi usada como um recurso interdisciplinar, enfocando a sequência textual de forma lúdica e prazeirosa. Pois jogar é importante para a criança em seu desenvolvimento, contribuindo significativamente para que ela construa e potencialize conhecimentos.
A oficina teve início com a apresentação de uma história da literatura infantil "Bom dia Todas Cores" da autora Ruth Rocha através do ábum seriado, após a apresentação e exploração da história, partimos para a confecção dos dados, ilustração das imagens que foram coladas no dado para recriação da história obedecendo a uma sequência lógica (começo-meio-fim), já que a escrita deve ser entendida como uma representação da linguagem em transformação sendo ela fundamental para que o ensino deixe de se fixar em seus aspectos motores e possa ser compreendida em seu valor e uso social.
Sugestões encontradas : Jogos
Chapeuzinho vermelho : Jogo dos erros
Clássicos da literatura infantil
Educação para crescer
Canal kids
Este blog tem de um tudo sobre utilização das mídias, além da literatura...
Smartkids
Passatempos, quiz, jogos , teatro
Jogo de memória
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jogo-memoria-personagens-monteiro-lobato-627860.shtml
Uol
Vários jogos
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos.htm
Cinderela
http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Infantil/Criador-de-Livros-da-Cinderela/
O conto do dragão
http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=a-dragons-tale
Tem de tudo aqui...
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/
http://www.kidleitura.com/
http://revistaescola.abril.com.br/jogos/
Histórias infantis
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=est%F3rias-infantis
Regras de jogo e literatura infantil
Autor: Miriam R.P.Machado
Reconhecer as regras de um jogo
Identificar o jogo presente na história
Reconhecer as regras de um jogo
Identificar o jogo presente na história
Experienciar as regras de um jogo.
Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":
Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.
2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.
A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.
Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.
3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?
b) Onde elas moram?
c) O que faziam?
d) Qual era o desejo da menina?
e) Como ela realizou seu desejo?
f) O que você tem em comum com as personagens da história?
4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.
2ª aula
1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.
2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo baseadas no livro.
Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura
Avaliação
3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.
3ª aula:
1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.
2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.
Poderá ficar assim:
Jogo: Pedra, Papel, Tesoura
Preparação:
O jogo pode ser jogado em trio ou duplas.
Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".
Regras:
Mão fechada - Pedra - amassa a tesoura
Mão aberta - Papel - embrulha a pedra
Dois dedos - Tesoura - corta o papel
Vencedor:
Vai depender do que o oponente apresentar:
Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha.
Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha.
Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.
3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos.
5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.
Recursos Complementares
4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida.
Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:
Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.
Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.
Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.
Composição: Vanessa Alves / Ary Sperling / Rafael Sperling
Pedra, papel e tesoura
Quem for o mais forte
E tiver muita sorte
É quem vai ficar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Pedra fecha o punho
E papel de mão aberta
Dois dedos se for a tesoura
Papel ganha da pedra
Porque pode embrulhar
Tesoura do papel
Porque pode até cortar
A pedra se dá bem
Se der de cara com a tesoura
Porque é dura e quebra quase tudo...
Em caso de empate
Preste muita atenção
Tem que seguir jogando
Não pode parar
Não pode parar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Joga, joga, joga
Até pode acelerar
Cada vez mais rápido
É engraçado de jogar
Joga, joga, joga
Um, dois, três
Mais uma vez
Quem tiver mais sorte
Vai ganhar, vai se dar bem !!!!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.