Dulce Rangel
Dona Galinha bota um ovo e, passeando, encontra mais dois ovos.
Os três ovos, diferentes, vão para o mesmo ninho. E, cada vez que sai a passeio, Dona Galinha encontra outros ovos, que aos primeiros vão se juntar.
No dia em que os ovos se abrem, é uma surpresa: nasce ganso, pato, tartaruga, jacaré, que confusão.
Muito adequado para o leitor iniciante, pelas palavras e estruturas frasais que se repetem quase como num jogo de encadear, o livro traz uma historieta simples, mas que encerra uma surpresa e gera possibilidades de investigações sobre diversos temas, desde a questão matemática até pesquisas sobre animais e reflexões sobre o meio ambiente.
A história....Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.
Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou.
Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou. Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.
Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou.
E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.
Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram. Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.
Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.
Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???
Atividades
1.Quantos ovos Dona Galinha colocou?
2.Quantos ovinhos no total mamãe galinha encontrou?
3.Que animais nasceram fora os seus pintinhos?
4.Dos animais que nasceram, quais:
3.Que animais nasceram fora os seus pintinhos?
4.Dos animais que nasceram, quais:
Voam?
Nadam?
Comem carne?
Tem casca ?
Tem pés?
Põe ovos?
5.O que você achou da atitude da Dona Galinha que chocou todos os ovinhos mesmo que não fossem os seus?
6.Por que você acha que os ovos foram abandonados?
7.Será que o jacaré comerá sua mãe adotiva e seus irmão de criação?Justifique sua resposta
Nadam?
Comem carne?
Tem casca ?
Tem pés?
Põe ovos?
5.O que você achou da atitude da Dona Galinha que chocou todos os ovinhos mesmo que não fossem os seus?
6.Por que você acha que os ovos foram abandonados?
7.Será que o jacaré comerá sua mãe adotiva e seus irmão de criação?Justifique sua resposta
Mais atividades matemáticas:
Aula: A arte de somar: AQUI
Varal de histórias: AQUI
Proposta de trabalho: AQUI
LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO:
APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE
■Fazer inferências a partir de dados da história;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.
1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO A ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO
Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos.
Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos.
Pergunte-os: quais serão os personagens?
Discuta sobre as diferenças entre estes animais.
. Questione-os sobre o nome do livro, quem o escreveu e o nome da editora.
Os ovos são todos iguais?
À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.
Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais.
Se a sua turma é de 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, trabalhe com o registro coletivo, o qual pressupõe a participação dos alunos elaborando oralmente a história ou solicite que ilustrem a história.
Veja uma sugestão
2ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
Vamos precisar de alguns materiais:
Coloque em cada grupo, uma vasilha com uma dezena de ovinhos de amendoim para cada aluno.
Então nós temos UMA DEZENA DE OVINHOS, isto quer dizer que uma dezena é igual a?
Você poderá também solicitar que representem simbolicamente as operações, pois há passagens na história que podem ser expressas em uma sentença aritmética.
Por exemplo, na página 8 a autora fala: “um ovo mais dois ovos, com três ovos ela ficou”.
A sentença poderia ser representada assim: 1 + 2 = 3 ou
Questione-os sobre o título do livro:
o? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.
Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).
O que ela fez foi importante? Por quê?
Mas, para as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental você poderá fazer as adequações e propor a produção individual, pois os alunos destas turmas já conseguem elaborar textos com coesão e coerência.
Com certeza vão produzir uma bela história!
Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de relacionar o conceito de dezena com a quantidade de ovinhos colocados no ninho; de subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.
Para isso, utilize o caderno de relatório ou seu caderno de plano de aula para registrar os avanços e as dificuldades encontradas por eles ao logo do trabalho.
COLOCANDO AS IDÉIAS EM AÇÃO:
UMA SUGESTÃO DE ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
• Tema: Animais
• Conteúdos: Animais Ovíparos, Vivíparos e Ovovíparos; Classificação dos Vertebrados e
Alimentação dos Animais.
1.OBJETIVO:
Desenvolver através de atividades que despertam a curiosidade e a pesquisa, conceitos básicos de Ciências a fim de construir um aprendizado significativo.
2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Diferenciar Animais Ovíparos, Vivíparos e Ovovíparos;
Compreender e reconhecer a classificação dos Vertebrados;
Descobrir através da pesquisa como os animais se alimentam.
3.ATIVIDADE DESAFIADORA:
Apresentação da história Um Amor de Confusão, de Dulce Rangel, através de uma televisão manual (alunos em círculo).
1º momento: Questionamentos:
Quais os animais que aparecem na história? Ganso, pato, marreco, codorna, perdiz, pintinho, tartaruga, jacaré.
Como eles se desenvolvem? Dentro do quê?
2º momento: Diferenciar Ovíparos e Vivíparos.
Levar um ovo quebrá-lo para mostrar aos alunos:
1. Pegue o ovo com as mãos e sinta se ele é duro ou macio.
2. Qual é a sua cor por fora?
3. Agora, com cuidado, bata-o devagarinho no prato. Ele se quebrou facilmente?
4. Agora quebre com cuidado a casca do ovo.
5. Como ele é por dentro?
6. Como se chama a parte amarela do ovo?
7. Como se chama a parte transparente que envolve a parte amarela?
8. Anote todas as suas observações no caderno. Faça um desenho do ovo como ele é por dentro.
A partir daí seguir com as explicações acerca dos questionamentos que forem surgindo.
Agora vamos observar as etapas do desenvolvimento de um filhote dentro do ovo. (Passar as ilustrações para que os alunos observem).
Explicar que estes animais que se desenvolvem dentro do ovo, fora do corpo da mãe, são chamados Ovíparos.
Há ovos que têm casca (galinha, pomba) e ovos sem casca (sapo, peixes, rã).
Nos ovos com casca, os filhotes bicam a casca para sair.
A galinha bota os ovos e choca-os com o calor do seu próprio corpo, durante 21 dias, até os pintinhos nascerem.
A tartaruga enterra os ovos na areia. O calor da areia choca os ovos.
Certas espécies como algumas cobras são Ovovíparas, pois o ovo “explode” quando o filhote está pronto para nascer.
Os homens, os cachorros, os bois, as baleias e os morcegos são exemplos de animais Vivíparos. Eles se desenvolvem dentro da barriga da mãe e mamam o leite da mãe – são chamados de mamíferos.
3º momento: Dominó de Animais / Classificação dos Vertebrados.
Antes disso, através de aula expositiva, com cartazes apresentar e explicar as características dos subgrupos.
Os alunos divididos em cinco grupos, cada grupo irá confeccionar um dominó, com figuras e características dos subgrupos. Após irão jogar.
4º momento: Pesquisa sobre alimentação das Aves, Répteis, Mamíferos, Peixes e Anfíbios.
Os alunos, divididos em cinco grupos, deverão pesquisar em revistas, jornais, enciclopédias, Internet e outros materiais que forem disponíveis como se alimentam os animais;
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos subgrupos;
Após a pesquisa, irão desenhar ou escrever os alimentos que encontraram a respeito dos animais que pesquisaram;
Por fim, serão feitas apresentações para os colegas.
5º momento: ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO – visita ao Criadouro São Braz, Santa Maria.
6º momento: PARECER DESCRITIVO envolvendo todas as atividades realizadas pelas crianças durante o Roteiro de Trabalho, destacando as aprendizagens conseguidas e as dificuldades apresentadas e sanadas durante o processo de aprendizagem.
Interdisciplinaridade:
Matemática: quatro operações, usando os ovos dos animais.
Pode-se usar as cascas de ovos para contagem.
Artes: desenhos, recorte, confecção do dominó, confecção de fantoches de animais, confecção de animais com material de sucata, pintura de ovos.
Língua Portuguesa: Criação e recriação de histórias, frases. Uso do dicionário para pesquisar termos e palavras desconhecidos.
Educação Física: Caçador de Currais, Cada um na sua casa, Corrida dos animais, Imitação d animais para adivinhação.
Estudos Sociais: O papel das mães; mãe não é só aquela que traz ao mundo, mas aquela que cuida, dá afeto, carinho e aceita cada um do jeito que é (aceitação); regiões onde vivem os animais; diferentes culturas que consideram alguns animais como sagrados.
A caixa maluca: AQUI
As atividades são muito interessantes e de fácil aplicação. De muita ajuda. Obrigada.
ResponderExcluirAmo o blog
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirObrigado
ExcluirDe nada!
ExcluirAmei sua aula muito boa,vou fazer com meus alunos.
ResponderExcluirQue bom!
Excluir