"Pêssego, Pera, Ameixa no Pomar"
Janet e Allan Ahlberg,
Tradução de Ana Maria Machado.
Nesta história, o leitor vai se divertir, procurando nas ilustrações de todo o livro os personagens dos contos clássicos.
Uma surpresa a cada página, um segredo para o pequeno leitor descobrir.
Ilustrações belíssimas tornam este livro ainda mais rico e atraente.
Esse livro contém uma história rimada e os seus fatos são breves.
Assim, a estrutura do livro facilita a memorização e o aluno consegue identificar o som e o sentido das palavras da história.
Como o livro é rimado, a sonoridade ajuda a dar sentido ao texto, a criação de significados, está apoiada na sonoridade das palavras e o fato do texto ser curto, com o vocabulário especialmente escolhido, colabora para a memorização e a incorporação de seu sentido por parte das crianças.
Atividades Portal trilhas: AQUI
Trabalhando com texto
Para esta atividade é muito importante que os educandos conheça bem o texto a ser trabalhado.
Neste caso o texto escolhido foi 'Pêssego, pera, ameixa no pomar', uma história rimada com vários personagens clássicos.
Inicialmente, trabalhar com alguns dos contos de fadas, como:
O Pequeno Polegar, Cinderela, Os Três Ursinhos, João e Maria, Robin Hood, entre outros, para que as crianças identificassem na “contação” os personagens relatados anteriormente e pudessem ser capazes de avivá-los e relacioná-los com o livro, dando sentido a leitura.
Entreguar para cada educando uma parte da estória, que será lida e assim quando chegar a hora da sequência, colar no cartaz montando assim toda a estória.
No decorrer da atividade, desenvolver a atenção e ordenação das frases.
Sugestão teatral: A importância das frutas na alimentação saudável
As histórias rimadas foram realizadas
através da exploração do livro
“Pêssego, pera, ameixa no pomar”.
Etapas:
· Exploração do título, nome do autor, das ilustrações e fazendo a leitura de modo que os ritmos da leitura pudessem evidenciar as rimas.
· Realização de técnica com os nomes dos personagens onde foram acrescentadas palavras que não faziam parte da história, as mesmas consideradas de palavras “intrusas”.
· Listagem de algumas rimas da história. Em seguida foi trabalhado o jogo de rimas com os alunos que foram distribuídos em equipes de 4 alunos.
· Durante a semana a história foi contada pela professora e recontada pelos alunos evidenciando as partes da mesma e via qual eles receberam cartelas com as ilustrações da história para ordená-las e fazendo a retomada quando necessário, verificando se a ordem da narrativa estava correta.
Vejam aqui a descrição das atividades desta obra, inclusive a preocupação da professora na preparação antes da leitura do livro.
Ou seja,conhecimento das histórias envolvidas.
Crianças descobrem nas artes da cozinha
conteúdos de Ciências, Matemática,
Português, História e Geografia
(...) "A curiosidade e o espírito de investigação foram sendo alimentados (literalmente) pelas experiências constantes e contínuas que envolviam o desenvolvimento das primeiras atitudes científicas.
Estes elementos foram enriquecendo o trabalho e nos levando a criar outros caminhos.
Foram aparecendo, no desenvolvimento do processo, as demais áreas de conhecimento: a Matemática, através das medidas (de quantidade, de tempo) e jogos de estimativa; a Língua Portuguesa, na leitura e na escrita dos rótulos e receitas; a Geografia e a História, através de receitas típicas e suas origens culturais; a Arte, ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, dando-nos a possibilidade de realizar um trabalho completo e integrado.
Além disso, é claro, o imenso prazer pelo resultado na hora da degustação!
"Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um grande e divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante." THIS, Hervé.
Um cientista na cozinha. São Paulo: Ática, 1997
(...) Consideramos que a criança até por volta de 11, 12 anos pratica ainda uma pré-Ciência, pois ainda não tem as condições intelectuais necessárias para o desenvolvimento do pensamento científico que, por sua vez, necessita do pensamento formal.
Portanto, neste período a pesquisa feita diretamente no ambiente em que vive é de fundamental importância.
As atividades experimentais devem ser constantes, pois elas propiciam a possibilidade de investigação do real, dão margem à discussão e à interpretação dos resultados obtidos, levando a conclusões. (...)
Sequencia didática - Salada de frutas
Roda da conversa:
O que costumam comer?
Quantas refeições fazem durante o dia?
Vocês acreditam ter uma alimentação saudável?
Na alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
Quais são as frutas preferidas de cada criança?
Posteriormente foi proposto aos alunos a construção de um gráfico na lousa demonstrando o levantamento das frutas preferidas da turma.
Utilizaram para essa atividade o caderno quadriculado.
A seguir a leitura do texto abaixo:
Baile das frutas
Houve um dia na roça,
Um baile espetacular,
Organizado pelas frutas,
Dentro de um belo pomar.
O caju dançava com a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o limão.
O baile seguia alegre,
Cada vez mais animado,
Com a chegada de mais frutas
E os seus belos bailados.
O jambo dançava com a uva,
O abacate com a goiaba,
O abacaxi com a banana
E o melão com a jabuticaba.
E nesse bailão animado,
Triste estava a laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a jabuticaba.
O baile ia noite adentro,
Atravessando a madrugada,
Quando ouviu-se uma voz:
"Vamos todos dançar e aproveitar,
senão quem sabe amanhã,
alguém pode nos chupar!
"E assim continuou o baile,
Até o sol raiar!...
Autor: Jaime Resende Marquito
Após a leitura e interpretação da poesia, os alunos fizeram a ilustração e verificaram se havia alguma fruta citada no texto que não conheciam, anotaram o nome no caderno, pois na segunda atividade teriam oportunidade de conhecê-la.
Trabalhando a estrutura textual de uma poesia.
1- Qual o título do poema?
2- Quantos versos? Numere-os.
3- Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida.
Com as frutas que as crianças trouxeram, montamos uma salada de frutas. Para tanto, solicitamos que providenciassem uma receita e a registrassem no caderno.
Problematizando
O que é uma receita culinária?
Para que serve?
É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?
Depois que concluíram que se trata de um texto de instruções, trabalhamos a receita abaixo:
Receita: Salada de frutas
Ingredientes:
Bananas
Maçãs
Mamão médio
Laranjas
Melão
Outras frutas a gosto
Modo de preparo:
1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;
2- Pique todas as frutas;
3- Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar;
4- Agora, é só saborear.
Depois do registro no caderno, seguimos as orientações da receita e montamos com a turma a salada de frutas.
http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2012/11/sequencia-didatica-salada-de-frutas.html
Trabalhando em libras esta obra
AQUI
Vejam mais novidades aqui:
http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2013/04/atividades-com-o-livro-pessego-pera.html
Slides do livro
Projeto histórias rimadas aqui
Trabalhando em libras esta obra
AQUI
Vejam mais novidades aqui:
http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2013/04/atividades-com-o-livro-pessego-pera.html
Slides do livro
Projeto histórias rimadas aqui
Gostei!
ResponderExcluirQue bom ver que nosso trabalho está sendo compartilhado e multiplicado...
blog: diariodeumadiretora .blogspot. com. br
Faça-nos novamente uma visita!
PARABENS, AMEI TODAS AS DICAS E INFORMAÇOES, CONTRIBUINDO IMENSAMENTE COM MEU TRABALHO. DESEJO QUE DEUS ABENÇOE VCS GRANDEMENTE
ResponderExcluirObrigada. Volte sempre.
Excluir