domingo, agosto 04, 2013

Folcloriando >Estímulos literários e lendários > 04/08/13




Lendas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, brincadeiras, provérbios, etc.
Folcloriando convida as crianças a conhecerem nosso folclore, preservando as tradições e costumes.

“FOLCLORIANDO”


Professoras: Ana Paula Peres e Priscila Santos - Grupos: I e II
Temática: Folclore Brasileiro
Perfil do grupo: turma mista com crianças de 3 a 4 anos
Detonador: Livro “Folcloriando” , de Amir Piedade 
Justificativa:  Esse tema foi escolhido pois acreditamos na importância da sabedoria/ cultura do povo na formação das nossas crianças. Pensando no Folclore como um conjunto de: costumes, crenças, lendas, provérbios, danças, cantos, músicas e brincadeiras de um povo, transmitidos de uma geração para a outra, ele contribui para manter a unidade e a cultura de um país ou região, pois suas manifestações populares fazem parte de uma tradição que preserva a memória dos nossos antepassados. 
Objetivo Geral:
  • Valorizar o folclore como sabedoria popular; 
  • Propiciar experimentações múltiplas nas linguagens: artística, plástica e musical; 
  • Resgatar brincadeiras e cantigas antigas. 
Empreendimento: Caixa Folclórica (que conterá livros e brinquedos, construídos pelas crianças). 
Vida Cotidiana: 
  • O que sabemos? 
  • O que queremos saber? 
  • Organização do projeto; 
  • Construção de regras; 
  • Formação coletiva de estratégias;  
  • Desenvolvimento da cooperação e da responsabilidade.   
Objetivos Específicos por área: 
 LINGUÍSTICOS
  • Produção de texto;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Descrever cenas pessoas e objetos do cotidiano;
  • Trabalhar com a base alfabética.
MATEMÁTICOS        
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidade espaço físico e medida;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.  
 SOCIAIS
  • Estabelecer relações entre as diferentes formas de viver, percebendo a construção histórica  dessas diferenças;
  • Cooperar com os colegas nas atividades cotidianas;
  • Participação ativa na resolução de problemas;
  • Respeito as diferenças;
  • Atitude de cooperação, tolerância, solidariedade em ações compartilhadas.
  ARTÍSTICOS
  • Desenvolver através das diversas formas artísticas a expressão corporal e plástica;
  • Representar cenas reais e imaginárias;
  • Proporcionar o conhecimento e acesso à obras de arte.  
  ATIVIDADES         
  • Confecção de livros com adivinhas, lendas, músicas e outros;
  • Confecção de brinquedos com sucatas;-Resgatar brincadeiras antigas;
  • Observação de obra de arte;-Contação de histórias com o grupo “Histórias para boi dormir”
  • Assistir trabalhas folclóricos em fitas e DVDs-Visita de familiares para folclorear;
  • Fichário de brincadeiras com fotos, desenho, gravuras e regras.  
Obs: Outras atividades poderão ser elaboradas em decorrência do que as crianças trouxerem para sala de aula.




A matemática na literatura popular

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22764

Aqui tem mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.