Lendas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, brincadeiras, provérbios, etc.
Folcloriando convida as crianças a conhecerem nosso folclore, preservando as tradições e costumes.
|
“FOLCLORIANDO”
Professoras: Ana Paula Peres e Priscila Santos - Grupos: I e II
Temática: Folclore Brasileiro
Perfil do grupo: turma mista com crianças de 3 a 4 anos
Detonador: Livro “Folcloriando” , de Amir Piedade
Justificativa: Esse tema foi escolhido pois acreditamos na importância da sabedoria/ cultura do povo na formação das nossas crianças. Pensando no Folclore como um conjunto de: costumes, crenças, lendas, provérbios, danças, cantos, músicas e brincadeiras de um povo, transmitidos de uma geração para a outra, ele contribui para manter a unidade e a cultura de um país ou região, pois suas manifestações populares fazem parte de uma tradição que preserva a memória dos nossos antepassados.
Objetivo Geral:
- Valorizar o folclore como sabedoria popular;
- Propiciar experimentações múltiplas nas linguagens: artística, plástica e musical;
- Resgatar brincadeiras e cantigas antigas.
Empreendimento: Caixa Folclórica (que conterá livros e brinquedos, construídos pelas crianças).
Vida Cotidiana:
- O que sabemos?
- O que queremos saber?
- Organização do projeto;
- Construção de regras;
- Formação coletiva de estratégias;
- Desenvolvimento da cooperação e da responsabilidade.
Objetivos Específicos por área:
LINGUÍSTICOS
- Produção de texto;
- Ampliar o vocabulário;
- Descrever cenas pessoas e objetos do cotidiano;
- Trabalhar com a base alfabética.
MATEMÁTICOS
- Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidade espaço físico e medida;
- Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
SOCIAIS
- Estabelecer relações entre as diferentes formas de viver, percebendo a construção histórica dessas diferenças;
- Cooperar com os colegas nas atividades cotidianas;
- Participação ativa na resolução de problemas;
- Respeito as diferenças;
- Atitude de cooperação, tolerância, solidariedade em ações compartilhadas.
ARTÍSTICOS
- Desenvolver através das diversas formas artísticas a expressão corporal e plástica;
- Representar cenas reais e imaginárias;
- Proporcionar o conhecimento e acesso à obras de arte.
ATIVIDADES
- Confecção de livros com adivinhas, lendas, músicas e outros;
- Confecção de brinquedos com sucatas;-Resgatar brincadeiras antigas;
- Observação de obra de arte;-Contação de histórias com o grupo “Histórias para boi dormir”
- Assistir trabalhas folclóricos em fitas e DVDs-Visita de familiares para folclorear;
- Fichário de brincadeiras com fotos, desenho, gravuras e regras.
Obs: Outras atividades poderão ser elaboradas em decorrência do que as crianças trouxerem para sala de aula.
A matemática na literatura popular
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22764
Aqui tem mais
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.