BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 04, 2013

Folcloriando >Estímulos literários e lendários > 04/08/13




Lendas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, brincadeiras, provérbios, etc.
Folcloriando convida as crianças a conhecerem nosso folclore, preservando as tradições e costumes.

“FOLCLORIANDO”


Professoras: Ana Paula Peres e Priscila Santos - Grupos: I e II
Temática: Folclore Brasileiro
Perfil do grupo: turma mista com crianças de 3 a 4 anos
Detonador: Livro “Folcloriando” , de Amir Piedade 
Justificativa:  Esse tema foi escolhido pois acreditamos na importância da sabedoria/ cultura do povo na formação das nossas crianças. Pensando no Folclore como um conjunto de: costumes, crenças, lendas, provérbios, danças, cantos, músicas e brincadeiras de um povo, transmitidos de uma geração para a outra, ele contribui para manter a unidade e a cultura de um país ou região, pois suas manifestações populares fazem parte de uma tradição que preserva a memória dos nossos antepassados. 
Objetivo Geral:
  • Valorizar o folclore como sabedoria popular; 
  • Propiciar experimentações múltiplas nas linguagens: artística, plástica e musical; 
  • Resgatar brincadeiras e cantigas antigas. 
Empreendimento: Caixa Folclórica (que conterá livros e brinquedos, construídos pelas crianças). 
Vida Cotidiana: 
  • O que sabemos? 
  • O que queremos saber? 
  • Organização do projeto; 
  • Construção de regras; 
  • Formação coletiva de estratégias;  
  • Desenvolvimento da cooperação e da responsabilidade.   
Objetivos Específicos por área: 
 LINGUÍSTICOS
  • Produção de texto;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Descrever cenas pessoas e objetos do cotidiano;
  • Trabalhar com a base alfabética.
MATEMÁTICOS        
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidade espaço físico e medida;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.  
 SOCIAIS
  • Estabelecer relações entre as diferentes formas de viver, percebendo a construção histórica  dessas diferenças;
  • Cooperar com os colegas nas atividades cotidianas;
  • Participação ativa na resolução de problemas;
  • Respeito as diferenças;
  • Atitude de cooperação, tolerância, solidariedade em ações compartilhadas.
  ARTÍSTICOS
  • Desenvolver através das diversas formas artísticas a expressão corporal e plástica;
  • Representar cenas reais e imaginárias;
  • Proporcionar o conhecimento e acesso à obras de arte.  
  ATIVIDADES         
  • Confecção de livros com adivinhas, lendas, músicas e outros;
  • Confecção de brinquedos com sucatas;-Resgatar brincadeiras antigas;
  • Observação de obra de arte;-Contação de histórias com o grupo “Histórias para boi dormir”
  • Assistir trabalhas folclóricos em fitas e DVDs-Visita de familiares para folclorear;
  • Fichário de brincadeiras com fotos, desenho, gravuras e regras.  
Obs: Outras atividades poderão ser elaboradas em decorrência do que as crianças trouxerem para sala de aula.




A matemática na literatura popular

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22764

Aqui tem mais


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios