quinta-feira, abril 13, 2017

O gato que comia couve - flor>Estímulos saudáveis>13/04/2017


Sônia Barros

Por meio deste poema divertido e lírico ao mesmo tempo, o leitor vai conhecer Pipoca, um gato muito especial. Em tudo ele era diferente dos outros gatos, nem de sardinha gostava.
 Imagine que, quando estava com calor, tomava sorvete de couve-flor!
 Assim, de uma maneira bastante atraente, a autora valoriza os gostos e as preferências individuais. 
Afinal, cada um, seja bicho, seja gente, tem seu jeito próprio de ser, e merece respeito. Indiretamente, o texto diz "não" ao preconceito.

Temas transversais:
Ética, Meio Ambiente e Saúde

Temas para atividades:
- Meio Ambiente: as principais raças de gatos que existem no Brasil;
- Ética: os animais domésticos abandonados: como podemos ajudá-los?;
- Saúde: os alimentos mais saudáveis.
Fonte

As atividades sobre o livro "O Gato que Comia Couve-Flor", da autora Sônia Barros, focam em promover a leitura, a valorização das diferenças e o respeito às individualidades, através de atividades como ouvir música e ler trechos do poema para contextualizar a história, e atividades de compreensão do texto e discussão em grupo para debater temas como preconceito e individualidade. 
O Livro e a Mensagem Principal 
  • Sinopse: 
    "O Gato que Comia Couve-Flor" é um poema sobre Pipoca, um gato diferente dos outros, que não gostava de sardinha e preferia couve-flor, inclusive tomando sorvete dela.
  • Mensagem: 
    O livro busca valorizar as preferências e gostos individuais, tanto de animais quanto de pessoas, e incentiva o respeito às diferenças.
Sugestões de Atividades
  • Sensibilização: 
    Colocar as carteiras em círculo ou afastadas para que os alunos se sentem no chão e ouvir uma música tranquila (new age ou clássica) para criar um ambiente propício à escuta. 
  • Introdução à Leitura: 
    Ler em voz alta a primeira estrofe do livro e perguntar aos alunos qual animal está sendo descrito, para introduzir o tema e o título da obra. 
  • Compreensão do Texto: 
    Ler o livro na íntegra e explicar palavras desconhecidas para ajudar na compreensão do poema. 
  • Discussão em Grupo: 
    Após a leitura, abrir um diálogo com a classe para discutir as ideias e reflexões que o livro suscita. 
  • Atividades Interdisciplinares: 
    As atividades podem ser focadas na alimentação, desenvolvendo o espírito crítico e a criatividade dos alunos. 
  • Adaptação para Alfabetização: 
    Para crianças em processo de alfabetização, o professor pode ler o texto para elas e adaptar as atividades de acordo com a condição delas. Fonte: Google
Atividades AQUIAQUIAQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

Vejam mais
Curiosidades/Artes
Desdobramento
Parlenda
Cadê o toucinho que estava aqui?
Resultado de imagem para o gato comeu cade o gato?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.