Sônia Barros
Por meio deste poema divertido e lírico ao mesmo tempo, o leitor vai conhecer Pipoca, um gato muito especial. Em tudo ele era diferente dos outros gatos, nem de sardinha gostava.
Imagine que, quando estava com calor, tomava sorvete de couve-flor!
Assim, de uma maneira bastante atraente, a autora valoriza os gostos e as preferências individuais.
Afinal, cada um, seja bicho, seja gente, tem seu jeito próprio de ser, e merece respeito. Indiretamente, o texto diz "não" ao preconceito.
Temas transversais:
Ética, Meio Ambiente e Saúde
Temas para atividades:
- Meio Ambiente: as principais raças de gatos que existem no Brasil;
- Ética: os animais domésticos abandonados: como podemos ajudá-los?;
- Saúde: os alimentos mais saudáveis.
Fonte
As atividades sobre o livro "O Gato que Comia Couve-Flor", da autora Sônia Barros, focam em promover a leitura, a valorização das diferenças e o respeito às individualidades, através de atividades como ouvir música e ler trechos do poema para contextualizar a história, e atividades de compreensão do texto e discussão em grupo para debater temas como preconceito e individualidade.
O Livro e a Mensagem Principal
- "O Gato que Comia Couve-Flor" é um poema sobre Pipoca, um gato diferente dos outros, que não gostava de sardinha e preferia couve-flor, inclusive tomando sorvete dela.
- O livro busca valorizar as preferências e gostos individuais, tanto de animais quanto de pessoas, e incentiva o respeito às diferenças.
Sugestões de Atividades
- Colocar as carteiras em círculo ou afastadas para que os alunos se sentem no chão e ouvir uma música tranquila (new age ou clássica) para criar um ambiente propício à escuta.
- Ler em voz alta a primeira estrofe do livro e perguntar aos alunos qual animal está sendo descrito, para introduzir o tema e o título da obra.
- Ler o livro na íntegra e explicar palavras desconhecidas para ajudar na compreensão do poema.
- Após a leitura, abrir um diálogo com a classe para discutir as ideias e reflexões que o livro suscita.
- As atividades podem ser focadas na alimentação, desenvolvendo o espírito crítico e a criatividade dos alunos.
- Para crianças em processo de alfabetização, o professor pode ler o texto para elas e adaptar as atividades de acordo com a condição delas. Fonte: Google

Vejam mais

Curiosidades/Artes
Desdobramento
Parlenda
Cadê o toucinho que estava aqui?

Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.