BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, abril 13, 2017

O gato que comia couve - flor>Estímulos saudáveis>13/04/2017


Sônia Barros

Por meio deste poema divertido e lírico ao mesmo tempo, o leitor vai conhecer Pipoca, um gato muito especial. Em tudo ele era diferente dos outros gatos, nem de sardinha gostava.
 Imagine que, quando estava com calor, tomava sorvete de couve-flor!
 Assim, de uma maneira bastante atraente, a autora valoriza os gostos e as preferências individuais. 
Afinal, cada um, seja bicho, seja gente, tem seu jeito próprio de ser, e merece respeito. Indiretamente, o texto diz "não" ao preconceito.

Temas transversais:
Ética, Meio Ambiente e Saúde

Temas para atividades:
- Meio Ambiente: as principais raças de gatos que existem no Brasil;
- Ética: os animais domésticos abandonados: como podemos ajudá-los?;
- Saúde: os alimentos mais saudáveis.
Fonte

As atividades sobre o livro "O Gato que Comia Couve-Flor", da autora Sônia Barros, focam em promover a leitura, a valorização das diferenças e o respeito às individualidades, através de atividades como ouvir música e ler trechos do poema para contextualizar a história, e atividades de compreensão do texto e discussão em grupo para debater temas como preconceito e individualidade. 
O Livro e a Mensagem Principal 
  • Sinopse: 
    "O Gato que Comia Couve-Flor" é um poema sobre Pipoca, um gato diferente dos outros, que não gostava de sardinha e preferia couve-flor, inclusive tomando sorvete dela.
  • Mensagem: 
    O livro busca valorizar as preferências e gostos individuais, tanto de animais quanto de pessoas, e incentiva o respeito às diferenças.
Sugestões de Atividades
  • Sensibilização: 
    Colocar as carteiras em círculo ou afastadas para que os alunos se sentem no chão e ouvir uma música tranquila (new age ou clássica) para criar um ambiente propício à escuta. 
  • Introdução à Leitura: 
    Ler em voz alta a primeira estrofe do livro e perguntar aos alunos qual animal está sendo descrito, para introduzir o tema e o título da obra. 
  • Compreensão do Texto: 
    Ler o livro na íntegra e explicar palavras desconhecidas para ajudar na compreensão do poema. 
  • Discussão em Grupo: 
    Após a leitura, abrir um diálogo com a classe para discutir as ideias e reflexões que o livro suscita. 
  • Atividades Interdisciplinares: 
    As atividades podem ser focadas na alimentação, desenvolvendo o espírito crítico e a criatividade dos alunos. 
  • Adaptação para Alfabetização: 
    Para crianças em processo de alfabetização, o professor pode ler o texto para elas e adaptar as atividades de acordo com a condição delas. Fonte: Google
Atividades AQUIAQUIAQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

Vejam mais
Curiosidades/Artes
Desdobramento
Parlenda
Cadê o toucinho que estava aqui?
Resultado de imagem para o gato comeu cade o gato?






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios