sexta-feira, novembro 08, 2019

Vizinho,vizinha>PNLD Literário>Mundo social>Promovendo encontros>Oficina de leitura>08/11/2019



Graça Lima/Mariana Massarani/Roger Mello

Vizinho, vizinha mostra o que separa e o que une as pessoas nas metrópoles.
Na rua do Desassossego, 38, a vizinhança é bem tranquila.
No apartamento 101, um moço lê quadrinhos, toma café e constrói uma cidade de papel.
Nem percebe o rumor da vizinha do 102, que toca clarineta, cria um rinoceronte debaixo da pia e coleciona livros e coisas antigas.
Eles só se veem no final da tarde, quando se encontram no hall, trocam cumprimentos e falam do tempo. Depois, vão resolver coisas na cidade - e logo estão de volta aos seus cacarecos, guardados e manias. Como vão escapar da solidão?

TEMA: RELACIONAMENTO PESSOAL E DESENVOLVIMENTO DE SENTIMENTOS DE CRIANÇAS NAS ESCOLAS, NAS FAMÍLIAS E NAS COMUNIDADES (URBANAS E RURAIS)
GÊNERO: NARRATIVO
CATEGORIA: PRÉ-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVE: LIVRO-ÁLBUM, RELACIONAMENTOS URBANOS, VIZINHANÇA
Manual do professor: AQUI

Uma crônica ilustrada. Sobre a obra.
A história: AQUI, AQUI

Sugestão:
Foi com alegria que a turma se reencontrou e acolheu os novos amigos. E para nos conhecermos melhor, fizemos uma brincadeira divertida: após a leitura de Vizinho, Vizinha, de Roger Mello, as crianças, em duplas, apresentaram seus vizinhos na roda, compartilhando com o grupo características e gostos que foram revelados numa gostosa conversa com o amigo ao lado. Percebemos afinidades e diferenças, descobrimos curiosidades, demos boas risadas.
Fizemos um tour pela Escola para revisitar os espaços e apresentá-los aos novos amigos. Aproveitamos para ver as sinalizações das portas que remetem ao Projeto deste ano. Agora é seguir cuidando das relações e buscando maneiras para bem viver. Continua com mais sugestões:Fonte

PLANO DE AULA TEMA: 
Oficina de leitura. Livro “Vizinho, Vizinha” Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello OBJETIVOS: Desenvolver estratégias de leitura, conexão texto-leitor (oral) e Inferência (Folha do Pensar) e verificação. 
EIXOS DE APRENDIZAGEM: Leitura e oralidade. 
DURAÇÃO:50 minutos. 
RECURSOS: Sala de aula. Livro “Vizinho, Vizinha” –Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello. Folha do pensar. Lápis, borracha, cadernos, lousa para fazer anotações.
 METODOLOGIA: A oficina será realizada em sala de aula, onde os alunos estarão sentados em carteiras, será utilizado o livro Vizinho, Vizinha- Roger Mello. Será realizada a leitura por uma das bolsistas, tendo como objetivo o desenvolvimento das estratégias de texto-leitor (oral) e inferência (escrita na folha do pensar), utilizando conhecimentos prévios e relacionando com dicas do texto, para chegar a uma conclusão fazendo isso de forma escrita na “Folha do Pensar”. Fonte PDF: AQUI

Lá na casa da vizinha: AQUI


AQUI
Meu bairro encantado
AQUI
Se essa rua fosse minha
AQUI



AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.