BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 08, 2019

Vizinho,vizinha>PNLD Literário>Mundo social>Promovendo encontros>Oficina de leitura>08/11/2019



Graça Lima/Mariana Massarani/Roger Mello

Vizinho, vizinha mostra o que separa e o que une as pessoas nas metrópoles.
Na rua do Desassossego, 38, a vizinhança é bem tranquila.
No apartamento 101, um moço lê quadrinhos, toma café e constrói uma cidade de papel.
Nem percebe o rumor da vizinha do 102, que toca clarineta, cria um rinoceronte debaixo da pia e coleciona livros e coisas antigas.
Eles só se veem no final da tarde, quando se encontram no hall, trocam cumprimentos e falam do tempo. Depois, vão resolver coisas na cidade - e logo estão de volta aos seus cacarecos, guardados e manias. Como vão escapar da solidão?

TEMA: RELACIONAMENTO PESSOAL E DESENVOLVIMENTO DE SENTIMENTOS DE CRIANÇAS NAS ESCOLAS, NAS FAMÍLIAS E NAS COMUNIDADES (URBANAS E RURAIS)
GÊNERO: NARRATIVO
CATEGORIA: PRÉ-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVE: LIVRO-ÁLBUM, RELACIONAMENTOS URBANOS, VIZINHANÇA
Manual do professor: AQUI

Uma crônica ilustrada. Sobre a obra.
A história: AQUI, AQUI

Sugestão:
Foi com alegria que a turma se reencontrou e acolheu os novos amigos. E para nos conhecermos melhor, fizemos uma brincadeira divertida: após a leitura de Vizinho, Vizinha, de Roger Mello, as crianças, em duplas, apresentaram seus vizinhos na roda, compartilhando com o grupo características e gostos que foram revelados numa gostosa conversa com o amigo ao lado. Percebemos afinidades e diferenças, descobrimos curiosidades, demos boas risadas.
Fizemos um tour pela Escola para revisitar os espaços e apresentá-los aos novos amigos. Aproveitamos para ver as sinalizações das portas que remetem ao Projeto deste ano. Agora é seguir cuidando das relações e buscando maneiras para bem viver. Continua com mais sugestões:Fonte

PLANO DE AULA TEMA: 
Oficina de leitura. Livro “Vizinho, Vizinha” Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello OBJETIVOS: Desenvolver estratégias de leitura, conexão texto-leitor (oral) e Inferência (Folha do Pensar) e verificação. 
EIXOS DE APRENDIZAGEM: Leitura e oralidade. 
DURAÇÃO:50 minutos. 
RECURSOS: Sala de aula. Livro “Vizinho, Vizinha” –Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello. Folha do pensar. Lápis, borracha, cadernos, lousa para fazer anotações.
 METODOLOGIA: A oficina será realizada em sala de aula, onde os alunos estarão sentados em carteiras, será utilizado o livro Vizinho, Vizinha- Roger Mello. Será realizada a leitura por uma das bolsistas, tendo como objetivo o desenvolvimento das estratégias de texto-leitor (oral) e inferência (escrita na folha do pensar), utilizando conhecimentos prévios e relacionando com dicas do texto, para chegar a uma conclusão fazendo isso de forma escrita na “Folha do Pensar”. Fonte PDF: AQUI

Lá na casa da vizinha: AQUI


AQUI
Meu bairro encantado
AQUI
Se essa rua fosse minha
AQUI



AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios