Lenira de A. Heck
O livro da autora Lenira de Almeida Heck conta a história de um rato chamado Rói-Rói. Ele era muito guloso e vivia com sua família - sua mãe se chamava Rata Zana. É um livro que ensina as crianças a serem obedientes consoante nas experiencias que o ratinho ira ter.
O ratinho rói rói
Domínio público
Atividades página 18 e 19
Aula/A bruxa e o caldeirão
Cantando com o ratinho rói rói
Maneiras de trabalhar a leitura de forma lúdica
Atividade 1: R e R – Repetição e Rima
A repetição torna os livros mais previsíveis, facilitando a interação com os jovens leitores.
O que você precisará:
Livros com frases repetidas
Poemas rimados curtos
O que fazer:
Escolha uma história com frases repetidas, rimas ou um enredo que os alunos já conheçam.
Leia devagar, e com um sorriso ou um aceno de cabeça, deixe os alunos perceberem que eles devem interagir e participar.
À medida que as crianças se familiarizarem com a história, pare e dê a elas a chance de preencher os espaços em branco e as frases.
Para turmas alfabetizadas, encoraje os alunos a lerem sozinhos. As crianças irão eventualmente memorizar partes da história ou imitar a sua leitura. Esta é uma parte normal do desenvolvimento da leitura.
Atividade 2: Conversa sobre histórias
Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem e pensamento. Você não precisará planejar a conversa. Discuta cada história na hora.
O que você precisará:
Livros de histórias
O que fazer:
Leia devagar e pare ocasionalmente para pensar em voz alta sobre uma história. Você pode dizer: “Eu me pergunto o que vai acontecer a seguir!” ou faça uma pergunta: “Você sabe o que é um palácio?”.
Responda as perguntas dos alunos e, se achar que eles não entenderam alguma coisa, pare e pergunte a eles. Não se preocupe se você quebrar o ritmo da história para esclarecer alguma coisa. Mantenha-a fluindo o mais natural possível.
Fazer com que as crianças falem sobre as histórias que leem pode ajudar no desenvolvimento de seus vocabulários, relacionarem histórias à vida cotidiana e usarem o que sabem sobre o mundo para compreender o que foi lido.
Atividade 3: Mundo das palavras
Aqui estão algumas maneiras de criar uma aula rica em descobertas:
O que você precisará:
Cartolina
Lápis, giz de cera ou marcadores
Cola
Jornais e revistas
Tesoura sem ponta
O que fazer:
Pendure um cartaz em branco na parede da sala de aula.
Peça aos alunos para inventarem uma lista de palavras, pode ser uma lista de tarefas ou de brincadeiras. Em seguida, diga as palavras em voz alta e, cuidadosamente, diga a letra inicial de cada item.
Imprima, recorte ou desenhe letras em tamanho grande. Geralmente, as letras maiúsculas são mais fáceis para as crianças pequenas aprenderem primeiro.
Deixe cada aluno contribuir com os itens da lista e ajude-os a formar as letras e soletrar as palavras.
Cole as letras iniciais e escreva as palavras completas da lista escolhida no cartaz.
Ou
Olhe jornais e revistas. Encontre uma foto interessante e mostre-a enquanto você lê a legenda em voz alta.
Crie um scrapbook (em português, livro ou álbum de recortes). Corte fotos de pessoas e lugares e rotule-as com as letras iniciais.
Transforme este material em um lindo cartaz para a sala de aula.
Ao expor os alunos a palavras e letras com frequência, eles começarão a reconhecer as formas das letras do alfabeto. O mundo das palavras se tornará mais amigável.
Atividade 4: Histórias com bonecos de pano
O que você precisará:
Bonecas (os) de pano
Livros de história
O que fazer:
Fale para os alunos qual será a história do dia e convide um grupo para contá-la e conduzir os bonecos.
Siga o curso natural da história e estimule que os alunos lembrem e contem com suas próprias palavras.
Ajude os alunos na reprodução da história para que eles não se percam.
É importante nesse processo de descobrir como trabalhar a leitura e escrita de forma lúdica e efetiva, criar oportunidades para os alunos comandarem as atividades.
À medida que vão progredindo no aprendizado, os professores podem trabalhar livros mais complexos e acrescentar novas práticas e ensinamentos.
Atividade 5: Leituras divertidas
Mesmo depois de as crianças terem superado livros ilustrados, elas ainda gostam de ouvir uma boa história lida em voz alta. Há uma abundância de histórias que as crianças vão querer ouvir muitas vezes e, finalmente, lerem por si mesmas. O desafio será encontrar as histórias ideais para seus alunos naquele momento.
O que você precisará:
Uma variedade de livros interessantes. As histórias para crianças pequenas podem ser de vários tipos – contos populares, contos engraçados, contos excitantes, contos maravilhosos ou histórias que contam coisas cotidianas.
Lembre-se que crianças pequenas querem ler o que as faz rir ou chorar. Elas precisam da emoção de imaginar, de estar por algum tempo no lugar de algum personagem para uma aventura. Então, a primeira dica é deixar seus alunos escolherem a história ou livro que eles querem que você leia para eles.
O que fazer:
Um passo essencial para ensinar a ler é ler em voz alta. Ler em voz alta para crianças contribui para o processo de aquisição da linguagem e desenvolvimento da fluência leitora.
Incentive os alunos a ouvir, ponderar, fazer comentários e perguntas durante a contação de história.
Seja flexível o suficiente para abandonar um livro que não tiver apelo após uma tentativa razoável de lê-lo. Ninguém, especialmente uma criança, deve ser forçado a ler ou ouvir livros que não lhe agradam. Alguns livros podem não prender a atenção por serem melhor apreciados no silêncio.
Dê ao aluno muitas oportunidades, dicas para ler mais e escrever histórias, listas, mensagens, cartas, anotações e até cartões postais para parentes e amigos.
As habilidades de leitura e escrita se reforçam mutuamente e se fortalecem. Basta ajudar os alunos a conectarem a leitura à escrita como forma de desenvolvimento dessas duas habilidades. Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.