Programa de apoio a leitura
Encontrei no site: Desafios na sala de aula e trouxe links para vocês,na data de hoje,links válidos.
Recomendo o site Desafios na sala de aula:AQUI
Recomendo o site Desafios na sala de aula:AQUI
Programa de Apoio a Leitura – MEC
Material riquíssimo que contem o caderno do aluno e o guia de orientações para o professor.
EXEMPLO:
Unidade 1 – O que a criança já sabe
Professor, seus alunos sabem a diferença entre um desenho e uma letra?
E a diferença entre uma letra e uma palavra? Eles já identificam alguns
símbolos? Eles já sabem, da maneira deles, ler o mundo? Quais os contatos
que tiveram com a escrita?
Essa aula tem como objetivo principal saber o que os alunos pensam
da escrita.
Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Coloque, em cima da carteira de cada aluno: uma folha de atividades
do aluno (exemplo ao lado), uma tesoura e uma cola e uma folha de
atividades para recortar (exemplo na página seguinte).
Motivando os alunos…
Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares
(diretoria, biblioteca, cantina, salas de aula, pátio etc.) e os funcionários
(professores, diretor, funcionários da cantina e da limpeza, etc.)
Obs: Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles
anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos.
Iniciando …
Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma
conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para
a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa
com as seguintes perguntas:
-O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
-O que a escola tem?
– Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
– Quem trabalha na escola?
– O que as pessoas que trabalham na escola fazem?
Desenvolvendo…
Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma
folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas
linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números.
Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os
desenhos, letras etc e colar nas cartelas na cor que o professor disser,
separando os grupos. Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na
verde, letras na azul, palavras na cartela rosa, símbolos na vermelha.
Terminando…
Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Faça um bilhetinho endereçando
elogios. Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço, ou parabéns pelo trabalho
de hoje! Entregue para cada aluno no final da aula.
Avaliando…
Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações
na folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que
surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para que expliquem
a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números,
com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.
Links abaixo
Programa de apoio a leitura
Aluno e professor
5 cadernos
Mini livros para ler e colorir
AQUI
Meu livrinho da floresta
AQUI
O peixinho e o gato
AQUI
Outros
AQUI
Algumas postagens do Linguagem que abordam estes programas
Boi da cara preta
Poesia:Duas lagartixas
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.