domingo, fevereiro 23, 2020

Banquete da poesia>Projeto poesia na escola>Rimas>+Projetos>23/02/2020



Projeto poesia na escola
A arte é uma das formas que o ser humano encontrou para diminuir e reinterpretar seu sofrimento de uma forma produtiva, ou mesmo para expressar sua alegria. Neste sentido, a poesia é particularmente simbólica.
Como traduzir uma sensação, um sentimento ou uma emoção com palavras? Como descrever aquilo que sentimos todos os dias? Como diferenciamos o que experimentamos e captamos com o coração e a mente? A poesia foi uma das formas que encontramos para responder tudo isso mesmo quando não oferece qualquer resposta, afinal, a arte não é explicativa, ela apenas é.
Objetivos:
  • Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico e coordenação motora;
  • Desenvolver interesse pela leitura (e todo o código linguístico) através da poesia;
  • Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
  • Incentivar a produção criativa através de um fim musical e prazeroso;
  • Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos;
  • Continua:  AQUI
Atividades rimas para imprimir:  AQUI
Leilão de jardim e outros
As borboletas/Vinicius de Moraes
+ Metamorfose+arte+jogo
+ Romeu e Julieta/Ruth Rocha:AQUI
+ sugestões: AQUI
Afinal, o que é o poema? A poesia, como expressão da arte, pode ser definida?
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.
Embora seja difícil conceituar a poesia, elemento da subjetividade presente nas mais variadas manifestações artísticas, é possível estabelecer parâmetros que nos ajudem a compreender o poema como gênero textual e suas características formais e estilísticas. Como gênero, o poema apresenta algumas peculiaridades que o diferem dos demais gêneros, peculiaridades essas que facilitam sua identificação. Mas se engana quem acredita que todo poema é composto por versos e estrofes: há poemas em prosa, bem como poemas que aliam elementos visuais à linguagem verbal, contrariando assim a ideia de que o poema deve prender-se a regras como métrica ou rimas.
poema é, portanto, um gênero textual que apresenta delimitações, tal qual os demais gêneros do universo literário, como o conto e a crônica. Mas para a poesia (que pode estar contida ou não no poema, haja vista que nem todo poema é dotado de lirismo e beleza) não existem limites, por isso, faz-se importante salientar as diferenças entre o poema e a poesia. Em não raras situações um texto poético esbarra na compreensão de seu leitor, que pode subaproveitar suas imagens, sua musicalidade e suas metáforas. 
Por isso, a poesia depende da percepção de quem lê um poema, de quem observa uma pintura, de quem ouve uma música ou assiste a uma peça de teatro ou a um filme. Diferente do poema, que existe enquanto gênero textual, a poesia só existe se percebida – e sentida – pelo receptor.
Aula
Produção de poemas concretos e visuais
Conhecendo poemas
Lendo poemas
Efeito sonoro e visual
Os poetas e o fazer poético
Professor, este trabalho aborda um conteúdo pouco ensinado atualmente - a poesia. 
O assunto é amplo e evidentemente não será esgotado aqui. Mas, antes de começar, gostaríamos de sugerir uma reflexão sobre por que ensinar poesia na escola vale a pena:
- a poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras;
- o convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção dos próprios poemas;
- o exercício poético ajuda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade.
Plano  de aula poema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.