BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Romeu e Julieta >Ruth Rocha>Estímulos literários 29/02/12


Comparando Textos de Romeu e Julieta

Autor: Ana Letícia Lima Guedes
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ouvir história adaptada sobre Romeu e Julieta de Ruth Rocha.
- Ler outras versões de Romeu e Julieta.
- Perceber que uma história pode ser contada de diferentes maneiras.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade:
Comece perguntando aos alunos quem conhece a história de Romeu e Julieta.
Caso não conheçam, conte que é uma história muito antiga, mas muito famosa e lida até os dias de hoje.
Fale também de seu criador William Shakespeare.


Depois de ter despertado a curiosidade dos alunos, apresente o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Inicie a leitura do livro pela capa: o título, o nome do autor e do ilustrador e a ilustração da capa.
Ouça as impressões e leituras feitas pelos alunos.
Faça a leitura do livro sempre mostrando a ilustração e perguntando a opinião dos alunos:
 O que entenderam; o que acham que irá acontecer; o que Romeu e Julieta deveriam fazer.
Concluída a leitura, converse com a turma sobre a história, ouça a opinião de todos e estimule com perguntas a participação de todos:
Se gostaram da história; qual o momento que chamou mais atenção;
Qual era o motivo para viverem separados;
O que aconteceu para mudar a vida de Romeu e Julieta;
Você concorda com o final da história.
Compare a história de Shakespeare e de Ruth Rocha, escreva as diferenças e semelhanças percebidas pela turma e coloque exposto no mural.
Realize dobradura de borboletas

Recorte e colagem de papéis e tecidos para ilustrar o mural.

2ª atividade:
Acomode os alunos numa roda e apresente outra versão da história Romeu e Julieta, seria interessante fazer a leitura de várias versões da mesma história, sugiro que seja lida uma versão por dia e que os alunos possam levá-las para casa.
Pergunte se conhecem um doce popular do Brasil chamado Romeu e Julieta, se possível leve o queijo e a goiabada para degustarem.
Depois de saborearem, pergunte se fazem ideia do porque desse doce ter o nome de Romeu e Julieta.
Ouça a fala dos alunos ou peça a escrita.
Apresente o livro Romeu suspira, Julieta espirra de Maria Amália Camargo e faça um levantamento de hipóteses sobre o título, a ilustração e leia a contra-capa.


"Será o canto do rouxinol, será o anúncio da cotovia?
Será uma mariposa ou uma borboleta?
Há tanta diferença entre o que pensa Romeu e o que acha Julieta!
Mas que importa, se este doce casal combina tão bem como queijo com goiabada?”


Julieta fazia sumô. Romeu, bolerinhos de tricô. Romeu não gostava de escada em caracol. Julieta, de ter terçol. E foi assim, numa festa para lá de esquisita, com muitas Madalenas, Carolinas e até um xeique de nome estranho, que o casal Romeu e Julieta, mesmo com quase nada em comum, ficou cheio de encanto um pelo outro. Neste livro, Maria Amália Camargo brinca com a língua portuguesa, mostrando que por meio de associações de palavras e brincadeiras com rimas é possível estimular a criatividade e fortalecer o vocabulário do jovem leitor. Além disso, o livro reconta de maneira muito divertida e contemporânea, o encontro do casal mais apaixonado da literatura universal.Leia a história e interrompa quando surgirem termos ou palavras desconhecidas pelos alunos, que em muitos momentos pode ser compreendido através da ilustração.
 Explore as rimas e termos populares, como: memória de elefante, um rei dentro da barriga e outros.
Por último, faça um painel de comparação ente a 1ª história, Romeu e Julieta, com a 2ª, Romeu suspira , Julieta espirra. Junto com a turma.

VERSÕES DE ROMEU E JULIETA
1ª                                                                         2ª
Em que lugar se passa a história?
Quem são as personagens?
Qual o problema a ser resolvido?
Como foi resolvido?
Como termina a história?

3ª atividade:
Faça um resgate da sequência dos fatos principais da história Romeu e Julieta, escreva um roteiro com palavras-chave no quadro de aula.
Em seguida, relembre aos alunos que vimos, nas atividades anteriores, diferentes modos de se contar uma história. E, agora, o desafio será descobrir o seu.
Distribua folhas de rascunho para os alunos poderem escrever a sua história de Romeu e Julieta. Para isso, crie novos lugares , novos personagens e se quiser novos conflitos ou problemas a serem resolvidos.
Só não se esqueça de escrever um final emocionante ou divertido para as personagens.
Ao terminar de escrever, diga para fazerem a revisão do texto, você pode colocar no quadro alguns itens importantes:
Dar um título a história;
Usar letra maiúscula no início de frase ou nome próprio;
Utilizar travessão antes das falas;
Cuidado com a escrita das palavras; etc.
Aproveite para criar o momento de leitura.
Cada criança lê a história criada e os outros fazem comentários, sugestões, elogios.
O importante é compartilhar a leitura das histórias da turma.

Recursos Complementares
Outras versões de Romeu e Julieta:




Cd com a história de Ruth Rocha e música:

Avaliação
Avalie o aluno durante a realização de cada atividade, observando alguns pontos:
Ouviu e participou da leitura das histórias;
Colaborou com sugestões e respostas pertinentes ao assunto; comparou as versões pontuando as semelhanças e diferenças das histórias ouvidas;
 Escreveu com autonomia sua história;
Fez a revisão do seu texto utilizando o roteiro de escrita.
Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores.
Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode conhecer!
Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?

As histórias da SÉRIE VOU TE CONTAR! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos.
 São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas... e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito que pensar!
Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado.
Todas as coisas eram separadas pela cor. Branco, amarelo, azul, vermelho, preto. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco. As borboletas azuis só visitavam o canteiro azul. Neste reino vivam Julieta e Romeu. Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma borboleta azul do canteiro azul.
Seus pais sempre avisavam para que não passeassem em canteiros de outra cor.
Um dia, na primavera, Ventinho convidou Romeu para dar um passeio no canteiro amarelo. Chegando lá, ventinho apresentou Romeu a Julieta e os dois logo ficaram amigos. Romeu e Julieta começaram a brincar e saíram para conhecer melhor o reino. Ficaram encantados com tudo o que viram e acabaram entrando na floresta. Quando a noite chegou, Romeu e Julieta não conseguiram encontrar o caminho de volta.
Enquanto isso, lá no canteiro amarelo, a mãe de Julieta estava desesperada, e lá no canteiro azul, o pai de Romeu estava preocupadíssimo. Eles não sabiam o que fazer para encontrar os filhos, até que a borboleta amarela tomou coragem e foi falar com a borboleta azul, falaram com o senhor Vento e todas as borboletas saíram de canteiro em canteiro procurando o Romeu e a Julieta.
Quando amanheceu o dia, o céu estava cheio de cores. Quando Romeu e Julieta viram seus pais, ficaram felizes em poder voltar para casa.
E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas, cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas. E juntas brincavam as borboletas.

Confira:
Site da editora:


Obra da editora Abril disponível online:

Download da obra da editora Abril, disponível em:


Blog da ilustradora Mariana Massarani:


Imagens da obra completa de 1999 da editora Ática:

http://picasaweb.google.com/silaine.vicentin/RomeuEJulietaRuthRocha#

Informações da editora:


Trouxe do blog:

Romeu e Julieta: um amor impossível

Ensino Fundamental Inicial
■Conhecer a história de Romeu e Julieta.
■Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.
■Produzir texto narrativo
■Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.
Contextualizando
Nessa idade é bastante comum observar crianças que afirmam estar “namorando”.
A divisão de sexos no pátio do colégio ou no parque ainda é forte.
Mas há uma diferença: antes eles não se aturavam. Agora é mais comum encontrar “casais”.
Na infância, o que é tido como namoro, muitas vezes não passa de uma grande amizade entre meninos e meninas.
 Esse estar junto tem características distintas e depende da idade das crianças.
A temática do amor é entendida como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos.
 Observando as crianças nas suas descobertas podemos propor situações significativas de aprendizado e reflexão.
Nada mais interessante do que a literatura para iniciar um diálogo sobre o amor.




Biografia Ruth Rocha



Romeu e Julieta


Numa clareira da floresta, uma família fazia piquenique.
As crianças cantavam:
“ Apareceu a Margarida, olé,olé,olá...
Apareceu a Margarida, olé, seus cavaleiros...”
A família toda brincava e cantava.
O vento mexia no cabelo dos meninos.
As borboletas dançavam em volta da roda onde as crianças cantavam e dançavam.
Mas um menino parou e gritou:
- Vamos caçar borboletas para a minha coleção?
Romeu se assustou, Julieta ficou ainda mais amarela.
Ventinho soprou uma poeira para atrapalhar os meninos e berrou:
- Fuja, Romeu! Fuja, Julieta! Depressa!
E os dois voaram... e sumiram dentro da floresta.


Livro completo aqui para imprimir


Resumindo....
Esta é a história de um jardim onde tudo era dividido em canteiros de flores da mesma cor, sendo que em cada canteiro moravam famílias de borboletas da mesma cor das flores.
Elas não podiam se misturar. Um dia o Romeu que era uma borboletinha criança e estava muito triste por não poder conhecer lugares diferentes, encontrou o amigo ventinho que o levou para passear no canteiro amarelo e ele conheceu a borboletinha Julieta.
Os dois ficaram amigos e o ventinho os levou para muitos lugares divertidos e coloridos, só que eles acabaram se perdendo, e seus pais, depois de muito relutarem resolvem sair de seus próprios canteiros e se unir para encontrar os filhos.
Graças ao Romeu e Julieta as barreiras se quebraram e todas as borboletas passaram a viver juntas, e na primavera seguinte as flores nasceram todas misturadas e o jardim se transformou num maravilhoso arco-íris.

Projetos
AQUI
Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento a partir do projeto literário “Romeu e Julieta” e também ajudá-los a refletir sobre si mesmos através da interação aluno - aluno, aluno - professor e mediação do professor com aluno. 

Trabalhar a interdisciplinaridade e também conciliar cognitivo, os sentidos, principalmente a coordenação motora e psicomotora, afetivo e que aprendam a fazer uso social de tudo que o projeto propor. 


AQUI

Livro
AQUI
A beleza das flores
AQUI +Atividades
AQUI


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios