quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Coletânea Especial "Massa de modelar"> 24/02/2021

 


A importância da massa de modelar na Educação Infantil + atividades + receita

A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na fase inicial da alfabetização das crianças, sendo que quando bem mediado pelo educador tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, oralidade, estimular matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.

AQUI

A massinha de modelar permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
   
    Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.  
Também através da massinha as crianças podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática. A escola, muitas vezes, explora largamente o trabalho com elementos bidimensionais: o desenho, o livro, a pintura, etc. e ignora o trabalho com elementos tridimensionais.

    Considerando os três aspectos propostos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na    área das Artes:

• o fazer artístico-

• a apreciação-

• a reflexão-

Continua: AQUI

Campo de experiência: Traços, sons cores e formas
O mundo está cheio de traços, sons, cores e formas. Para onde olhamos, seja lá onde pisamos ou tocamos: em cenários urbanos ou da natureza somos invadidos por essa diversidade de estímulos tão importantes para a nossa compreensão de mundo. E é exatamente esse o terceiro campo de experiência definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamental para o aprendizado na educação infantil. Continua: AQUI

Benefícios da massinha de modelar

Planos de aulas

Brincando com massinha

AQUI

AQUI

AQUI

Escrevendo com a massinha

AQUI

Esculturas com massinha/BNCC

AQUI

Links que valem ouro para ensino infantil

Muitas sugestões atuais, de acordo com BNCC

AQUI

Aula digital/Instrucional: AQUI

Vídeos/ Atividades com massinha

AQUI   AQUI   AQUI   AQUI

Você encontra sugestões literárias, aqui do Linguagem e Afins

O mistério da caixinha vermelha

Tema: Aventura/ Suspense/ Mistério; Livro de Imagem (Sem Texto Verbal); Relações Sociais/ Comportamento
Uma caixa vermelha aparece no meio da rua. Cada pessoa que a vê (um executivo, uma jovem com seu cãozinho, um idoso e uma criança) experimenta um sentimento e mostra uma reação. 
No final, o menino brincalhão vira a caixa para baixo, mostrando que nenhum objeto havia dentro dela, mas o seu fundo era de um material diferente - daí a grande surpresa.
Atividades sugeridas
  • Fazer a leitura das imagens com os alunos, deixando que exprimam suas ideias.
  • Pedir comentários sobre a capa, lembrando o fato de a caixa ser vermelha. O que essa cor pode simbolizar?
  • Debater a reação de cada personagem em relação à caixa.
  • Sugerir que os alunos façam uma caixa semelhante e a deixem no pátio, na hora do recreio. Um grupo anotará num bloco as reações percebidas. Em seguida, discutir em classe essa experiência.
  • Pedir que pesquisem sobre o conto mitológico "A caixa de Pandora".
  • Produção de texto: "Espelho, espelho meu, não há ninguém mais.......... do que eu".

AQUI

A ponte

Ética / Pluralidade cultural / Conto / Gigantes / Urso / Boas maneiras / Convivência social / Cooperação / Respeito às diferenças
No meio da ponte surge um impasse: alguém tinha que recuar.

Não é um rio qualquer é “o rio” aquele que vê, sente e “sabe de muitas histórias”. 
Embora as suas águas não sejam sempre as mesmas, a sua alma ali permanece em seu leito, pedras, margens, principalmente, na sua ponte que não é uma ponte grande, mas, sim, uma grande ponte, pois há muito sentimento, quando o narrador se refere a ela.
Em  A ponte temos o encontro de um gigante e de um urso. Os dois querem atravessar a mesma ponte, ao mesmo tempo, mas nenhum está disposto a ceder para o outro, pois a ponte, por ser muito estreita, não suporta que ambos passem ao mesmo tempo.   

AQUI

Loreta a borboleta xereta

AQUI

Releituras obras Tarsila do Amaral

AQUI   AQUI

Subtração

Massinha...
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. 
A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
 Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.

AQUI

A menina tagarela

AQUI

A menina derretida

AQUI

O dia-a-dia de Dadá

História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar. 
Mostra um dia na vida de uma menina, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir. 
Situações do cotidiano tratadas com humor e lirismo.
Temas secundários: hábitos alimentares; atividades do cotidiano; trabalho e lazer; a casa e a escola; modelagem; aquarela.

AQUI

CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS
 COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

AQUI

Asa de papel:  AQUI

Alice faz aniversário: AQUI

Cadê Clarisse: AQUI

Outras obras:  AQUI




2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.