domingo, junho 27, 2021

Bicho papão pra gente pequena,bicho papão pra gente grande>Bicho-papão da escola>PDF>27/06/2021

 

Sônia Travassos

Todo mundo já ouviu falar em Bicho-papão. E sabe que ele, assim como a Cuca, a Cabra-cabriola, o Papa-Figo e outros monstrengos assustadores, é muito eficiente em algumas situações, como por exemplo na hora de dormir (Quem não se lembra da clássica "Dorme nenê, que a Cuca vai pegar..."). Mas alguém conhece o Mão de sopa? E o Nó de escova e o Monstrengofone? 

E que tal o Sono-papão? Será que estamos diante de uma nova geração de monstros?! De acordo com o livro Bicho-papão pra gente pequena, Bicho-papão pra gente grande, da educadora e contadora de histórias Sônia Travassos, parece que sim. Mas os novos monstrengos de arrepiar não assustam criancinha. Pelo contrário, fazem parte do acervo infantil criado para assustar gente grande. Afinal, cansada de aturar a coleção de bichos-papões da mãe sempre que a filha insiste em lhe desobedecer, a menina resolveu criar a sua própria coleção para contra-atacar na hora em que os pais a obrigam a fazer alguma coisa de que ela não gosta. O livro é dividido em duas partes. Primeiro, a mãe descreve os bichos-papões mais conhecidos do imaginário popular. Fazem parte da coleção o Homem do Saco, sempre requisitado quando a criança quer sair sozinha; a Cabra-cabriola, que entra pela janela dando cambalhotas para pegar os mais desobedientes; o Papa-figo, que some com crianças mentirosas; o Quibungo, que está sempre à procura dos mal-educadinhos, e muitos outros tão assustadores quanto. Na Segunda parte, é a vez da filha apresentar os seus monstrengos.

 Ouvindo a história e atividade: AQUI , AQUI

Projeto monstros PDF: AQUI

Cabra-Cabriola: AQUI

Mitos: AQUI
Mitos e monstros do folclore: AQUI e AQUI

O mais assustador do folclore: AQUI Baixar: AQUI

Fichas de leitura /Personagens folclóricos: AQUI

Folclore da matemática nos anos iniciais: AQUI
Coletânea folclore: AQUI


Sônia Travassos adora um bicho-papão, até já escreveu um livro sobre isso. Mas como é professora, acabou inventando essa história para assustar alunos e professores. E para colorir nossa imaginação, Thais Linhares faz desenhos horripilantes! Todo mundo se diverte junto! “Tem gente que não acredita em bicho-papão, mas que eles existem, existem!

E vivem por toda a parte: até nas escolas! Aliás, eles moram há séculos entre suas paredes e já assombraram muitos e muitos alunos. Eu descobri isso na pesquisa que acabei de fazer sobre bichos-papões escolares. Você já ouviu falar da PROVA-SURPRESA? E do SEM-RECREIO? Esses são apenas dois dos mais antigos e populares de todos os tempos! Mas e hoje? Será que eles continuam assombrando as crianças? Não sei. Isso só você vai poder responder.”

Bichos - papões de escola: Atividade/PDF:

No vídeo, Sônia Travassos conta um pouquinho do livro Bichos-Papões de Escola, que tem ilustrações da Thais Linhares e foi editado pela Mar de ideias. A autora brinca com os limites da escola, por meio de bichos-papões bem diferentes e engraçados. Conta sobre dois bichos-papões, um que assusta as crianças e outro que ajuda.

 AQUI

Ouvindo: AQUI

Assembleia na carpintaria: PDF: AQUI

Roda de leitura/A casa mal assombrada: Mistério, página 38: AQUI

O pequeno bicho papão: AQUI

Chico na ilha das Jurubebas

Nossa proposta é ampliar o universo cultural das crianças com práticas lúdicas de leitura e escrita em gêneros discursivos variados. 

As aventuras de Chico são compostas por episódios para televisão, página na internet, jogos de computador e dicas pedagógicas que trazem gêneros contextualizados em diversas situações. 

A série se propõe a ser um recurso a mais para ampliar e/ou desencadear situações de ensino e de aprendizagem relacionadas ao processo de alfabetização/letramento. 

Agora, cabe a você, professor(a), alterar e adaptar nossas dicas a sua realidade. Crie a partir delas situações para as crianças pensarem a língua escrita tanto no mundo real quanto no mundo imaginado. Boa aula! Episódio: As pegadas misteriosas:     AQUI

Todos os episódios: TV Escola: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.