Co-autor:Mary Grace Martins
Estrutura Curricular
Matemática :Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Compreender o surgimento e o significado do termo "folclore"
- Importância do folclore na formação da identidade de um povo
- Origem de mitos, lendas, contos e histórias locais
- Relação entre seres humanos e a natureza, incluindo divindades, objetos ou fenômenos merecedores de adoração e/ou de repulsa e medo.
Duração das atividades:Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Resgate do que os alunos já sabem a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula
1. Iniciar a discussão com os alunos propondo questões sobre como surgiu o termo "folclore" , seu significado e porquê é comemorado no dia 22 de agosto.
2. Mostrar o vídeo disponível no Portal do Professor sobre o tema:
Folclore
3. Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas.
Veja também as produções de alunos de diferentes regiões do Brasil, sobre aspectos da Cultura Local, no Programa Minha Terra, do Educarede:
4. Buscar livros sobre o tema na biblioteca da escola, incluindo histórias retratadas em literatura infanto-juvenil.
5. Realizar, com os alunos, uma discussão sobre as descobertas e organizar uma roda de histórias em que cada aluno deverá contribuir com pelo menos uma informação.
6. Dividir a classe em grupos, a partir de interesses em comum: brincadeiras, mitos e lendas, festas, comidas (ou outras categorias que o grupo considere interessante) e propor que os alunos pesquisem sobre o tema utilizando a Internet e também consultando seus familiares e/ou a comunidade local.
7. Elaborar um roteiro de questões voltado para as origens de mitos, crenças ou festas locais e/ou regionais, explorando a construção do imaginário popular.
8. Indicar / sugerir variadas fontes de pesquisa: consulta a livros, Internet, entrevistas, pesquisa na hemeroteca.
9. Organizar as descobertas em formato de texto - inserindo links e demais referências sempre que necessário - e socializar com o grupo.
10. Realizar a revisão do texto, sugerindo ajustes com relação a ortografia, gramática, lógica textual e qualidade das informações, dentre outros.
O professor deve acompanhar estas discussões e realizar as intervenções necessárias.
11. Planejar, com todo o grupo, a organização de um evento sobre Folclore na escola.
O evento deverá ser para todos os alunos e também comunidade.
Durante o planejamento , é necessário discutir:
- De que forma o tema será apresentado:
Será feita alguma apresentação multimídia com as descobertas ?
Qual programa será utilizado?
(Algumas sugestões: Power Point ou equivalente, Windows Movie Maker para edição de vídeos) Haverá alguma apresentação ao vivo?
Quem participará?
Como o grupo será organizado?
- Quem será o convidado do grupo?
O que ele fará?
Os alunos poderão fazer perguntas ao convidado?
Como será organizado ?
- Como será a programação do evento?
Quanto tempo durará cada atividade?
12. Elaborar o convite para o evento e um cartaz com toda a programação prevista.
13. Após o evento, em roda de conversa, discutir tudo que foi possível aprender com as pesquisas e com a experiência de organizar um encontro dessa natureza na escola.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Vídeo TV Escola – Índios do Brasil – uma outra história http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.doselect_action=&co_obra=22228
Assistindo ao vídeo da TV Escola, que trata da presença dos índios no Brasil, o trabalho pode ser coletivo, sempre orientado e supervisionado pelo professor.
Dicas sobre contos de tradição oral, mitos e lendas brasileiras podem ser obtidas no site Brasil Escola, conforme indicação.
Avaliação
A avaliação deve ocorrer em todo o processo por meio da discussão sobre a própria experiência de aprendizagem, conhecimentos que os alunos tinham antes do desenvolvimento das atividades e o que aprenderam ao longo do desenvolvimento da proposta.
Ao término das atividades, os alunos deverão registrar quais foram as descobertas mais relevantes sobre o tema e se perceberam melhorias com relação ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Para apoiar esta reflexão é interessante que o professor ajude os alunos a compararem produções anteriores e também retomar a discussão sobre as atividades em grupo para que as produções fossem aprimoradas.
Folclore em quadrinhos
Autor: Amanda Barros Teixeira
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas e características através do contato com histórias em quadrinhos.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação.
A aula também possibilitará trabalhar sentimentos como a questão do medo.
Duração das atividades: 1 aula e meia (aproximadamente 80 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o folclore e seus personagens.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora conversará com a turma perguntando o que é folclore e se conhecem algum de seus personagens.
Após ouvir os comentários explicará que folclore é um gênero da cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares, transmitidos de geração em geração.
Após a explicação também pedirá às crianças que definam oralmente a palavra “medo”.
Momento 2
Ler a história em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da Mônica:
Atividades da revista,aqui no blog:
Momento 3
Atividade de interpretação.
O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada criança ler uma frase.
Após lerem, deverão ligar cada personagem à sua respectiva frase.
Momento 4
Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens.
Entregar uma folha para cada criança colocando no quadro o seguinte título para copiarem: “Tenho medo de...” e pedir para escreverem e desenharem algo de que também tem ou já tiveram medo Abrir espaço para falarem de seus medos e frustrações.
Momento 5
Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para a realização de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrará a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome.
1-Cuca
2.Lobisomem
3.Saci2.Lobisomem
O professor poderá avaliar a leitura do aluno durante a realização da atividade 3, bem como se ele compreendeu as características dos personagens citados na história.
Terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos medos e frustrações de seus alunos a partir do que escreverem e desenharem na atividade do medo, observando também fases da escrita.
Essa percepção também poderá ser feita através do ditado, que traz ainda como sugestão a observação dos fonemas ainda não dominados.
Essa percepção também poderá ser feita através do ditado, que traz ainda como sugestão a observação dos fonemas ainda não dominados.
FOLCLORE: histórias de sua região
Autor Ana Beatriz Gama da Mota
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular
Geografia: Lugar e paisagem
Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
História: Localidade
Língua Portuguesa :Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
Planejar uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos(aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o alunos já tenha trabalhado com o tema folclore.
Estratégias e recursos da aula
1. Os alunos farão uma pesquisa na biblioteca, Internet e com pessoas mais velhas sobre as tradições folclóricas da região onde vivem como: lendas, histórias, músicas, danças.
Biblioteca: O professor deverá acompanhar os alunos e orientá-los na pesquisa selecionando antecipadamente alguns livros.
Pessoas mais velhas: avós, pais tios, vizinhos.
A atividade de pesquisa pode acontecer nas aulas de História e Geografia.
2. Após a realização da pesquisa, os alunos, com auxílio do professor, irão sintetizar as informações obtidas.
3. A seguir, selecionar através de votação, algumas lendas e histórias que foram pesquisadas (no máximo cinco).
4. Produzir, coletivamente, as histórias e as lendas selecionadas.
a) O professor irá promover uma conversa orientada em que os alunos irão falar sobre as histórias e/ou lendas pesquisadas.
b) A partir dessa conversa, o professor irá registrar no quadro, as ideias dos alunos, formando um texto.
MODELO DE TEXTO COMO SUGESTÃO:
A LENDA DA CUCA
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais.
A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, uma variação da história trazida na época da colonização do Brasil.
O bicho dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância.
Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam assustar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
c) Esta produção será feita com todos os textos que foram selecionados, um de cada vez.
5. Dividir a turma em duplas. Cada dupla passará a limpo e ilustrará uma história ou lenda produzida pela turma.
6. Organizar uma exposição dos trabalhos produzidos na Semana do Folclore.
Dividir a turma em grupos.
Cada grupo ficará responsável por uma tarefa a seguir:
a) Convidar a família, professores e funcionários da escola para prestigiarem a exposição sobre o folclore regional.
b) Organizar um mural com o material pesquisado e com as histórias produzidas pela turma.
c) Ilustrar o mural confeccionado com gravuras de personagens folclóricos da região, nas aulas de Artes.
d) Selecionar alguns CDs que reúnam músicas folclóricas para serem ouvidas no dia da exposição.
CD - Músicas Folclóricas Brasileiras: Para o professor ensinar os alunos a cantar.
Fundação Victor Civita.
Fundação Victor Civita.
e) Fotografar a exposição dos trabalhos.
f) Se possível, preparar um lanche com comidas típicas da região para ser servido inauguração da exposição.
Poderá ser trabalhado o gênero receita culinária nessa aula, ampliando sua duração e objetivos.
Recursos Complementares
GIBI - Turma da Mônica e Folclore
gibitecacom.blogspot.com/.../turma-da-monica-e-folclore.html
Esta coleção, que tem sido publicada com o nome de SAIBA MAIS, TURMA DA MÔNICA, possui um material muito bom e que pode ser utilizado para se dar boas aulas, em Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Avaliação
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Conheceram as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
- Sintetizaram as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
- Produziram, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
- Planejaram uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
MAIS FOLCLORE:
O mais misterioso do folclore
Luciana Garcia
Ilustrações Roger Cruz e Bruna Brito
Editora Caramelo
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.