BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, junho 24, 2011

O mais misterioso do folclore>Folclore/História em quadrinhos - 25/06/11

Folclore
Autor :Beatriz A. Rizek 
Co-autor:Mary Grace Martins
Estrutura Curricular
 Matemática :Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Compreender o surgimento e o significado do termo "folclore"
- Importância do folclore na formação da identidade de um povo
 - Origem de mitos, lendas, contos e histórias locais
- Relação entre seres humanos e a natureza, incluindo divindades, objetos ou fenômenos merecedores de adoração e/ou de repulsa e medo.
Duração das atividades:Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Resgate do que os alunos já sabem a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula
1. Iniciar a discussão com os alunos propondo questões sobre como surgiu o termo "folclore" , seu significado e porquê é comemorado no dia 22 de agosto.
2. Mostrar o vídeo disponível no Portal do Professor sobre o tema:
Folclore
3. Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas.
Veja também as produções de alunos de diferentes regiões do Brasil, sobre aspectos da Cultura Local, no Programa Minha Terra, do Educarede:
4. Buscar livros sobre o tema na biblioteca da escola, incluindo histórias retratadas em literatura infanto-juvenil.
5. Realizar, com os alunos, uma discussão sobre as descobertas e organizar uma roda de histórias em que cada aluno deverá contribuir com pelo menos uma informação.
6. Dividir a classe em grupos, a partir de interesses em comum: brincadeiras, mitos e lendas, festas, comidas (ou outras categorias que o grupo considere interessante) e propor que os alunos pesquisem sobre o tema utilizando a Internet e também consultando seus familiares e/ou a comunidade local.
7. Elaborar um roteiro de questões voltado para as origens de mitos, crenças ou festas locais e/ou regionais, explorando a construção do imaginário popular.
8. Indicar / sugerir variadas fontes de pesquisa: consulta a livros, Internet, entrevistas, pesquisa na hemeroteca.
9. Organizar as descobertas em formato de texto - inserindo links e demais referências sempre que necessário - e socializar com o grupo.
10. Realizar a revisão do texto, sugerindo ajustes com relação a ortografia, gramática, lógica textual e qualidade das informações, dentre outros.
O professor deve acompanhar estas discussões e realizar as intervenções necessárias.
11. Planejar, com todo o grupo, a organização de um evento sobre Folclore na escola.
O evento deverá ser para todos os alunos e também comunidade.
Durante o planejamento , é necessário discutir:
- De que forma o tema será apresentado:
Será feita alguma apresentação multimídia com as descobertas ?
Qual programa será utilizado?
(Algumas sugestões: Power Point ou equivalente, Windows Movie Maker para edição de vídeos) Haverá alguma apresentação ao vivo?
Quem participará?
Como o grupo será organizado?
- Quem será o convidado do grupo?
O que ele fará?
 Os alunos poderão fazer perguntas ao convidado?
Como será organizado ?
- Como será a programação do evento?
Quanto tempo durará cada atividade?
12. Elaborar o convite para o evento e um cartaz com toda a programação prevista.
13. Após o evento, em roda de conversa, discutir tudo que foi possível aprender com as pesquisas e com a experiência de organizar um encontro dessa natureza na escola.
Recursos Educacionais
Nome       Tipo
Recursos Complementares
Vídeo TV Escola – Índios do Brasil – uma outra história http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.doselect_action=&co_obra=22228  
 Assistindo ao vídeo da TV Escola, que trata da presença dos índios no Brasil, o trabalho pode ser coletivo, sempre orientado e supervisionado pelo professor.
Dicas sobre contos de tradição oral, mitos e lendas brasileiras podem ser obtidas no site Brasil Escola, conforme indicação.
Avaliação
A avaliação deve ocorrer em todo o processo por meio da discussão sobre a própria experiência de aprendizagem, conhecimentos que os alunos tinham antes do desenvolvimento das atividades e o que aprenderam ao longo do desenvolvimento da proposta.
Ao término das atividades, os alunos deverão registrar quais foram as descobertas mais relevantes sobre o tema e se perceberam melhorias com relação ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Para apoiar esta reflexão é interessante que o professor ajude os alunos a compararem produções anteriores e também retomar a discussão sobre as atividades em grupo para que as produções fossem aprimoradas.
 

Folclore em quadrinhos

Autor: Amanda Barros Teixeira
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas e características através do contato com histórias em quadrinhos.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação.
A aula também possibilitará trabalhar sentimentos como a questão do medo.
Duração das atividades: 1 aula e meia (aproximadamente 80 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o folclore e seus personagens.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora conversará com a turma perguntando o que é folclore e se conhecem algum de seus personagens.
Após ouvir os comentários explicará que folclore é um gênero da cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares, transmitidos de geração em geração.
Após a explicação também pedirá às crianças que definam oralmente a palavra “medo”.
Momento 2
Ler a história em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da Mônica:
Atividades da revista,aqui no blog:
Momento 3
Atividade de interpretação.
O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada criança ler uma frase.
Após lerem, deverão ligar cada personagem à sua respectiva frase.
Momento 4
Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens.
 Entregar uma folha para cada criança colocando no quadro o seguinte título para copiarem: “Tenho medo de...” e pedir para escreverem e desenharem algo de que também tem ou já tiveram medo Abrir espaço para falarem de seus medos e frustrações.
Momento 5
Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para a realização de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrará a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome.


1-Cuca
2.Lobisomem
3.Saci
4.Curupira
5.Iara
6.Mula sem cabeça
Avaliação
O professor poderá avaliar a leitura do aluno durante a realização da atividade 3, bem como se ele compreendeu as características dos personagens citados na história.
Terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos medos e frustrações de seus alunos a partir do que escreverem e desenharem na atividade do medo, observando também fases da escrita.
 Essa percepção também poderá ser feita através do ditado, que traz ainda como sugestão a observação dos fonemas ainda não dominados.
 
FOLCLORE: histórias de sua região
 
Autor Ana Beatriz Gama da Mota
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular
Geografia: Lugar e paisagem
 Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
História: Localidade
Língua Portuguesa :Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
Planejar uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos(aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o alunos já tenha trabalhado com o tema folclore.
Estratégias e recursos da aula
1. Os alunos farão uma pesquisa na biblioteca, Internet e com pessoas mais velhas sobre as tradições folclóricas da região onde vivem como: lendas, histórias, músicas, danças.
Biblioteca: O professor deverá acompanhar os alunos e orientá-los na pesquisa selecionando antecipadamente alguns livros.
Pessoas mais velhas: avós, pais tios, vizinhos.
A atividade de pesquisa pode acontecer nas aulas de História e Geografia.
2. Após a realização da pesquisa, os alunos, com auxílio do professor, irão sintetizar as informações obtidas.
3. A seguir, selecionar através de votação, algumas lendas e histórias que foram pesquisadas (no máximo cinco).
4. Produzir, coletivamente, as histórias e as lendas selecionadas.
a) O professor irá promover uma conversa orientada em que os alunos irão falar sobre as histórias e/ou lendas pesquisadas.
b) A partir dessa conversa, o professor irá registrar no quadro, as ideias dos alunos, formando um texto.
MODELO DE TEXTO COMO SUGESTÃO:
A LENDA DA CUCA
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais.
A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, uma variação da história trazida na época da colonização do Brasil.
O bicho dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância.
Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam assustar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
c) Esta produção será feita com todos os textos que foram selecionados, um de cada vez.
5. Dividir a turma em duplas. Cada dupla passará a limpo e ilustrará uma história ou lenda produzida pela turma.
6. Organizar uma exposição dos trabalhos produzidos na Semana do Folclore.
Dividir a turma em grupos.
 Cada grupo ficará responsável por uma tarefa a seguir:
a) Convidar a família, professores e funcionários da escola para prestigiarem a exposição sobre o folclore regional.
b) Organizar um mural com o material pesquisado e com as histórias produzidas pela turma.
c) Ilustrar o mural confeccionado com gravuras de personagens folclóricos da região, nas aulas de Artes.
d) Selecionar alguns CDs que reúnam músicas folclóricas para serem ouvidas no dia da exposição.
CD - Músicas Folclóricas Brasileiras: Para o professor ensinar os alunos a cantar.
 Fundação Victor Civita.
e) Fotografar a exposição dos trabalhos.
f) Se possível, preparar um lanche com comidas típicas da região para ser servido inauguração da exposição.
Poderá ser trabalhado o gênero receita culinária nessa aula, ampliando sua duração e objetivos.
Recursos Complementares
GIBI - Turma da Mônica e Folclore
     gibitecacom.blogspot.com/.../turma-da-monica-e-folclore.html  
Esta coleção, que tem sido publicada com o nome de SAIBA MAIS, TURMA DA MÔNICA, possui um material muito bom e que pode ser utilizado para se dar boas aulas, em Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Avaliação
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Conheceram as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
- Sintetizaram as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
- Produziram, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
- Planejaram uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
MAIS FOLCLORE:

O mais misterioso do folclore
Luciana Garcia
Ilustrações Roger Cruz e Bruna Brito
Editora Caramelo

Cuca


Negrinho do pastoreio
Iara
Chupa Cabras
Flor do mato
Boto


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios