Bolibeto
As letras do alfabeto tem uma ordem chamada "Ordem Alfabética". Ela é muito útil para organizar vários tipos de listas, principalmente porque podemos encontrar um nome ou palavra rapidamente.
Além de treinarmos a memorização da ordem alfabética, iremos também desenvolver a coordenação visio-motora, percepção espaço-temporal, lateralidade que são muitos importantes para o processo de aprendizagem da escrita.
Materiais para a brincadeira:
Você vai precisar de uma bola de qualquer tipo, pode ser até uma bola de meia. Uma garrafa PET ou caixa de leite para servir de "pino" do boliche. Cartinhas com as 26 letras do alfabeto. Se não quiser fazer as 26 cartinhas, pode usar uma folha e um lápis, onde cada vez que a bola acerta o pino do boliche, o participante vai escrever uma letra na ordem.
Ou simples assim:
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma. AQUI
Com copos: AQUI
Mais sugestões/ sílabas: AQUI
Boliche das sílabas com a parlenda:" Deu meio dia macaco assobia"
Jogo de Boliche:
Participantes: Alunos da Sala
Objetivo: Acertar o maior número de garrafas para ter muitas sílabas
disponíveis
Materiais: 12 garrafas e 1 bola
Procedimentos:
1) Prepare 12 garrafas plásticas para serem alvo dos alunos.
Use as sílabas das palavras retiradas e trocadas na parlenda “Deu meio-dia”. Em
cada garrafa registre uma das sílabas.
Sugestões:
MA - LU - RI - PA - NE - LA - JA - PE - GE - VA - CA - RE -
2) Você pode consultar imagens de garrafas para o jogo nos links a seguir: http://monicabf.blogspot.com/2013/12/boliche-feito-com-pet-silabas.html http://jdanamaria.blogspot.com/2012/04/jogo-de-boliche.html
Durante o ano, o professor pode usar listas de palavras significativas para os
alunos, como nomes das turmas, rótulos trabalhados, listas de brincadeiras, etc
e, com uma caixa de sapato, preparar um “banco de sílabas”, decompondo as
palavras e deixando as sílabas à mão das crianças para que, em momentos de
roda ou em outras rodadas de boliche, possam formar palavras.
Como jogar:
I - Um aluno lança a bola e lê com a ajuda dos colegas as sílabas que derrubou.
II - A sala analisa as sílabas e procura registrar no quadro o maior número de
palavras que puder formar com tais sílabas.
III - Voltam as garrafas e o próximo aluno lança a bola.
IV - Os alunos precisam se alternar para que todos tenham a chance de
participar. AQUI
Mais: Deu meio dia macaco assobia: AQUI
Boliche da sustentabilidade: AQUI
A festa do macaco: AQUI
Pássaro amarelo: AQUI
Era uma vez um lobo mingau: AQUI
O aniversário do seu Alfabeto: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.