Vamos escrever brincando?
Algumas sugestões para estimular a escrita
Site" Aprende Brasil" Desenvolvendo a oralidade:
Criança é curiosa e exploradora e é por meio das brincadeiras e interações que ela desenvolve a criatividade. A resolução de problemas no dia-dia, o levantamento de hipóteses, imaginar, contar histórias, brincar de faz de conta, são habilidades desenvolvidas e que proporcionam o pensamento criativo dos pequenos.
E como o professor pode auxiliar neste processo?
Proporcionar momentos livres, de narrativas, com brincadeiras que desafiam e instigam a imaginação. E uma sugestão de brincadeira, é a caixa de música. Como fazer?
– Em uma caixa de papelão, coloque figuras ou até mesmo objetos que façam parte de alguma música. A criança irá pegar de olhos fechados ou vendados, uma determinada figura de dentro da caixa, na sequência irá cantar uma música com a respectiva imagem. Por exemplo: A criança pegou de dentro da caixa a figura de um sapo, e canta “O sapo não lava o pé”. Fonte
Aprendendo e brincando!
Crianças pequenas experimentam suas vontades e desejos através de sua imaginação, que está sempre em ação. Nesse sentido, ao brincar, as crianças desenvolvem um lado de pensamento e imaginação, ao mesmo tempo que desenvolvem e incorporam cultura ao interagir com si e com outras crianças. Aprender brincando não torna o aprendizado menos sério. Pelo contrário: torna o aprendizado muito mais fácil e gostoso. Por isso, na infância, brincar é compromisso. Não precisa delimitar fronteiras tão rígidas entre a hora de brincar e hora de aprender.
Brincando, a criança aprende a ter empatia e experimentar diferentes papeis sociais, a ganhar, perder, tentar de novo, seguir regras. Desenvolve ainda: coordenação motora, noção espacial, autoconfiança, estratégia, entre muitas outras habilidades sociais e cognitivas essenciais à nossa presença no mundo.
Por falar em aprender, que tal propor uma brincadeira para as crianças?
Qual a diferença?
Objetivos: desenvolver a oralidade e a capacidade de diferenciar as coisas.
Desenvolvimento: em uma roda de conversa, ler as frases, quando a criança souber responder, deve levantar rapidamente a mão.
Exemplo: Qual a diferença entre carro e ônibus?
- O carro é pequeno e transporta poucas pessoas.
- O ônibus é grande e transporta muitas pessoas.
Sugestões:
- Cama e mesa.
- Criança e adulto.
- Rio e mar.
- Sede e fome.
- Melancia e uva.
- Triste e alegre.
- TV e rádio.
- Pão e biscoito.
- Pesado e leve.
- Estrela e lua.
- Manhã e tarde.
- Quente e frio.
- Casa e escola.
- Brincar e estudar.
Além da brincadeira: aproveitar a brincadeira para trabalhar palavras antônimas. Fonte
Produção de texto divertida: Uma ideia: AQUI
Fábrica de textos: Outra ideia: AQUI Mais maluca: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.