sexta-feira, outubro 18, 2024

Max, o corajoso>Hora da história>O hábito saudável da leitura>Sugestões>18/10/2024

 

Ed Vere/Eduardo Brandão

Max é um gato muito corajoso. É por isso que ele odeia quando as pessoas o chamam de “gracinha” ou amarram um laço no pescoço dele - afinal, uma fita cor-de-rosa não cai bem para um gato que não tem medo de nada! Então, para provar a sua braveza, Max decide virar um grande caçador de ratos. Mas o único detalhe é que, na verdade, ele nunca fez isso antes, e agora vai ter de descobrir o que é um rato antes de começar a sua caçada...

Max é um gatinho muito lindinho, fofinho, todo inho.  As pessoas gostam tanto dele que até colocam laços. Laços? Pois é. Mas ele não gosta nada, nada disso. Sabem por que? 
Porque Max é um gato muito corajoso, ele enfrenta qualquer coisa. 
Para provar isso ele sai à procura de um rato. Só que Max nem sequer sabe o que é um rato e pergunta para todos os animais que encontra no caminho se algum deles é o tão temido bichinho. Pergunta para o elefante, para o peixe, para o coelho. Até que enfim ele o encontra. 
Mas o rato bem espertinho diz que é um monstro (oi?) e o gatinho continua a sua procura e acaba sendo engolido por um monstro de verdade. 
Depois de um espirro bem forte, Max é jogado para fora da barriga daquele ser estranho e vai embora. No fim ele entende que não precisa ter medo de nada e continua sua procura por monstros ainda maiores, tipo aquele que dizia ser um deles mas que na verdade era só um rato querendo fugir. Fonte

Ouvindo: AQUIAQUI
O urso corajoso: AQUI


Como trabalhar o letramento no ensino infantil?  
Nova Escola, aborda experiências de professores: Alguns trechos:
“Precisamos ter em mente que, na Educação Infantil, o foco é o contato das crianças com práticas diárias de leitura e com as práticas pessoais e sociais envolvendo a escrita no cotidiano”.

 “Afinal, elas já estão em contato com tudo isso, como ao memorizarem as letras que formam a senha do celular do pai ou as usadas em algum joguinho. 
A escola precisa, então, ampliar esse repertório, mostrando que são práticas comuns no dia a dia e iniciando um trabalho de formação de leitores.

“Vemos que desde pequenas as crianças têm essa curiosidade em [saber] como se escreve isso ou aquilo e vontade de mexer e ter contato com os livros e as palavras. 
A Educação Infantil permite justamente isto: trazer as práticas de leitura e escrita para a sala, fazendo com que as crianças as entendem como práticas sociais.” 

“Essa ação de ler para as crianças todos os dias proporciona a entrada nesse universo da literatura”, por outro, trata-se de um processo de construção que inclui várias etapas. 
“Começa na escolha do acervo. Com o tempo, fui aprendendo a escolher livros com figuras das quais as crianças gostam, como Max o corajoso, que uso muito. No caso das crianças bem pequenas, há algumas características importantes, como um olhar para obras com poucos personagens.” 

O mundo da escrita precisa estar presente na vida das crianças, e a Educação Infantil é um período potente porque não tem a pressão do Ensino Fundamental. 
Elas podem avançar muito nesse aspecto se tiverem as devidas oportunidades.

Leitura em voz alta: AQUI
Mímicas: AQUI
Importância da literatura infantil: AQUI
Leitura compartilhada: AQUI
Habilidades da língua: AQUI

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