Ed Vere/Eduardo Brandão
Max é um gato muito corajoso. É por isso que ele odeia quando as pessoas o chamam de “gracinha” ou amarram um laço no pescoço dele - afinal, uma fita cor-de-rosa não cai bem para um gato que não tem medo de nada! Então, para provar a sua braveza, Max decide virar um grande caçador de ratos. Mas o único detalhe é que, na verdade, ele nunca fez isso antes, e agora vai ter de descobrir o que é um rato antes de começar a sua caçada...
Max é um gatinho muito lindinho, fofinho, todo inho. As pessoas gostam tanto dele que até colocam laços. Laços? Pois é. Mas ele não gosta nada, nada disso. Sabem por que?
Porque Max é um gato muito corajoso, ele enfrenta qualquer coisa.
Para provar isso ele sai à procura de um rato. Só que Max nem sequer sabe o que é um rato e pergunta para todos os animais que encontra no caminho se algum deles é o tão temido bichinho. Pergunta para o elefante, para o peixe, para o coelho. Até que enfim ele o encontra.
Mas o rato bem espertinho diz que é um monstro (oi?) e o gatinho continua a sua procura e acaba sendo engolido por um monstro de verdade.
Depois de um espirro bem forte, Max é jogado para fora da barriga daquele ser estranho e vai embora. No fim ele entende que não precisa ter medo de nada e continua sua procura por monstros ainda maiores, tipo aquele que dizia ser um deles mas que na verdade era só um rato querendo fugir. Fonte
O urso corajoso: AQUI
Como trabalhar o letramento no ensino infantil?
Nova Escola, aborda experiências de professores: Alguns trechos:
“Precisamos ter em mente que, na Educação Infantil, o foco é o contato das crianças com práticas diárias de leitura e com as práticas pessoais e sociais envolvendo a escrita no cotidiano”.
“Afinal, elas já estão em contato com tudo isso, como ao memorizarem as letras que formam a senha do celular do pai ou as usadas em algum joguinho.
A escola precisa, então, ampliar esse repertório, mostrando que são práticas comuns no dia a dia e iniciando um trabalho de formação de leitores.”
“Vemos que desde pequenas as crianças têm essa curiosidade em [saber] como se escreve isso ou aquilo e vontade de mexer e ter contato com os livros e as palavras.
A Educação Infantil permite justamente isto: trazer as práticas de leitura e escrita para a sala, fazendo com que as crianças as entendem como práticas sociais.”
“Essa ação de ler para as crianças todos os dias proporciona a entrada nesse universo da literatura”, por outro, trata-se de um processo de construção que inclui várias etapas.
“Começa na escolha do acervo. Com o tempo, fui aprendendo a escolher livros com figuras das quais as crianças gostam, como Max o corajoso, que uso muito. No caso das crianças bem pequenas, há algumas características importantes, como um olhar para obras com poucos personagens.”
“O mundo da escrita precisa estar presente na vida das crianças, e a Educação Infantil é um período potente porque não tem a pressão do Ensino Fundamental.
Elas podem avançar muito nesse aspecto se tiverem as devidas oportunidades.”
Leitura em voz alta: AQUI
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Importância da literatura infantil: AQUI
Leitura compartilhada: AQUI
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