Hebe Coimbra
Lá foi a paca toda faceira buscar água, mas zuuummm, escorregou, e, POF!, caiu no poço.
Ainda bem que o gato viu tudo e correu para ajudá-la.
Ele só não contava que ia escorregar e cair no poço também!
Será que não vai aparecer ninguém para salvá-los?
GÊNERO: Narrativa curta
TEMAS: Histórias de repetição, amizade
TEMA TRANSVERSAL: Ética DATA COMEMORATIVA: Dia Mundial dos Animais (4/10)
"A literatura como nosso espelho"
Em torno dos dois anos, a criança começa a manusear os livros e já reconhece imagens, nomeando-as. Livros de imagens ou com textos curtos, muitas vezes trazendo rimas, ricamente ilustrados e coloridos são bastante apropriados para esta faixa etária.
O papel do adulto como mediador de leitura é fundamental para as crianças entre 0 e 5 anos de idade.
O professor que lê histórias e as dramatiza, que canta ou declama poesias rimadas, que pacientemente conta e reconta narrativas curtas e repetitivas contribui para o desenvolvimento das crianças e para a formação de um rico repertório linguístico e cultural.
Livros com textos simples, com letra bastão, que possibilitem uma associação com as imagens e também a leitura compartilhada com pais ou professores são recomendados para essa faixa etária:
Bebês (0 a 1 ano e 6 meses)
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto- -leitor.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros
ais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.)
Fonte: Catálogo Ediouro
+ Pacas: AQUI
Maurício Veneza
A pedido da mãe, uma menina sai de casa em busca de uma fonte, onde deve pegar água.
Mas o que era para ser uma simples tarefa doméstica se torna uma envolvente aventura, cujos convites aos pequenos leitores já se apresentam no alerta da mãe: que a menina tome cuidado no caminho...
Que perigos ou histórias oferecem um gigante que procura por um menino chamado João e uma galinha encantada ou um lobo à caça de três porquinhos, muito malvados, segundo ele?
Em suas tentativas de encontrar a fonte, a menina se encontra com personagens que povoam as infâncias das crianças de muitos lugares do mundo, reunindo as em uma divertida história.
Linguagem musical
Música: Fui no tororó
Atividades: AQUI
Cantando:
A cantiga de roda (ciranda) é uma das brincadeiras mais presentes na infância de muitas crianças de diversas regiões e culturas, e que povoa o brincar, tanto na escola, quanto em casa ou na rua, ao longo de muitas décadas. Para brincar de roda, não é preciso muita coisa, basta dar as mãos, cantar e girar. Em geral, a brincadeira é acompanhada por uma cantiga folclórica, um tipo de canção popular.
Feita pela e para a criança, a música tradicional da infância a embala desde o nascimento e percorre todos os seus passos até a idade adulta. “Carrega os ritmos e molejos da música brasileira; a beleza da nossa poesia popular; os gestos, movimentos e desafios imprescindíveis ao seu desenvolvimento, e a nossa diversidade cultural” AQUI
Quintal da cultura: AQUI
( dia da água)
Fui no Itororó,
Buscar água não achei,
Pensava em nadar
e na seca eu fiquei. Continua: AQUI
Brincando com as cantigas de roda: AQUI
Formar rimas em cantigas conhecidas: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.