quinta-feira, dezembro 26, 2024

Espelho>Sombra>Linhas>Interação literária>Narrativa visual>26/12/2024

 

Suzy Lee

Ao se deparar com seu reflexo no espelho pela primeira vez, uma menina começa uma grande brincadeira consigo mesma. Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e o leitor mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só ― até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada pelo espelho?
Neste livro sem palavras, Suzy Lee narra apenas com duas cores a infinita possibilidade de brincadeiras que habita a mente das crianças nas mais corriqueiras situações do dia a dia, como ver-se diante de um espelho. AQUIAQUI

Espelho/Onda/Sombra

A oficina pretende investigar como se dá o ponto de intersecção entre a técnica de ilustração, a estética narrativa e o objeto livro no universo proposto pela Trilogia da margem, da autora sul-coreana Suzy Lee.
Em conjunto, serão discutidos sensivelmente os aspectos levantados na mediação e, por fim, será proposta uma experiência pictórica com a técnica utilizada no livro Espelho, da autora. AQUI

Onda: AQUI
+Espelho: AQUI
Narrativa visual: AQUI

Suzy Lee

Depois do sucesso de Onda, a premiada artista Suzy Lee retrata as brincadeiras de uma menina com as sombras produzidas pela lâmpada de seu sótão. 
A aventura começa quando uma menina acende a lâmpada de seu sótão. 
De repente, um mundo novo aparece diante de seus olhos. 
Todos os utensílios guardados se transformam em seres completamente diferentes: borboletas, elefantes, lobos… uma floresta inteira! 
E com eles a pequena dança, ri, se esconde e derrota monstros com dentes afiados. 
Quando ela é chamada para o jantar, precisa apagar a lâmpada, fazendo o mundo de sombras desaparecer das páginas. 
Mas ele continua guardado carinhosamente nas lembranças da menina e do leitor.
 Com elementos simples e apenas duas cores, Suzy Lee cria, neste livro-imagem, um cenário que capta perfeitamente a alegria das brincadeiras e enaltece o poder da imaginação. 
“Sombra é um elogio à potência do discurso e do silêncio das imagens. Poesia em luz e sombra.” ― Renato Moriconi

"Sombra" (Cosac Naify, 2011), livro da sul-coreana Suzy Lee, retrata por meio de imagens o contato de uma garotinha com as silhuetas e formas produzidas a partir do jogo de luzes e sombras.
Para a personagem, "desenhar" um pássaro com a mão e depois lançá-lo ao ar é o primeiro passo para que outras imagens se formem -- e ganhem vida -- a partir dos mais variados objetos. "Sombra" completa, com "Onda" (2008) e "Espelho" (2010), a prestigiada trilogia de livros-imagem de Suzy Lee. AQUI
Sobre a obra: AQUI, AQUI
Parece mais não é: AQUI
Teatro de sombras: AQUI

Suzy Lee


A história deste livro começa com uma linha. Algumas vezes, ela é traçada pelo lápis de uma artista. Outras, pelos rastros dos patins de gelo de uma garota. 
Entre saltos, piruetas, rodopios, riscos e rabiscos, sua magia vai tomando conta do papel ― e chega até nós sem precisar de uma palavra sequer.
Neste livro-imagem (até então inédito no Brasil) de Suzy Lee, uma das mais premiadas e conhecidas autoras do livro ilustrado da contemporaneidade, a sul-coreana presenteia seus leitores com uma emocionante, lúdica e divertida homenagem à criação e à imaginação.

Indicado para leitores a partir de 4 anos.

AQUI

Mediação de leitura: AQUI


O ponto: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.