sábado, setembro 13, 2025

O balé das borboletas>Uma flor no meu jardim>Flores e borboletas bailando na primavera>13/09/2025

 
Donaldo Buchweitz

Como as borboletas são quando elas nascem? E quando ainda são pequenas? Quais são as cores? Como as borboletas vivem?

Após a leitura do livro “O balé das borboletas” do autor Donaldo Buchweitz, as crianças produziram as pequenas borboletas .
Depois de prontas convidamos as crianças para fazerem as borboletas dançarem, utilizando o sopro.
Atividades de sopro na educação infantil são importantes para o desenvolvimento da fala, da respiração e da coordenação motora bucal, além de serem divertidas e lúdicas. AQUI, AQUI

Uma flor no meu jardim: AQUI


Jardim de Monet com Flores em 3D
🌼 Atividade Pedagógica: Jardim de Monet com Flores em 3D
Objetivo:
Estimular a percepção visual, a coordenação motora fina e a expressão artística das crianças, promovendo inclusão e valorização da diversidade.
📝 Descrição da Atividade
1. Cada criança recebe um quadro com fundo azul (feito com lápis de cor, tinta ou giz de cera) e um círculo verde (representando a folha).
2. As pétalas brancas e o miolo amarelo serão entregues recortados para que a criança monte a flor em 3D colando sobre o círculo verde.
3. Após a colagem, as crianças podem observar as flores expostas em conjunto, criando um “Jardim de Monet” coletivo.
💙🤲Adaptação para Autistas
Antecipação visual: usar cartões com imagens do passo a passo (pintar fundo, colar folha, colar pétalas, colar miolo).
Tempo de concentração: permitir pausas curtas para quem necessitar.
Sensibilidade tátil: oferecer diferentes texturas (papel liso, crepom, EVA) e deixar a criança escolher a que mais se sentir confortável.
Organização do espaço: delimitar os materiais em bandejas individuais para reduzir estímulos visuais excessivos.
Comunicação alternativa: utilizar pictogramas ou gestos para apoiar compreensão das instruções.
📚 Habilidades da BNCC
EI02ET03: Experimentar diferentes gestos, sons, movimentos e formas de expressão.
EI02TS02: Desenvolver autonomia nas ações do cotidiano, escolhendo materiais e formas de participação.
EI03CG03: Utilizar coordenação motora fina em atividades que envolvem encaixar, colar, pintar e recortar.
EI03EF06: Produzir trabalhos artísticos utilizando diferentes materiais, técnicas e linguagens.
EI03ET01: Expressar-se por meio da arte, valorizando as produções próprias e dos colegas.
🌟 Produto Final
Um mural coletivo com flores brancas em tons de azul, formando um “jardim artístico”, inspirado em Claude Monet, que pode ser exposto na escola para valorizar a produção das crianças.
Fonte: Educa Desafios
Lineia no jardim de Monet: AQUI, AQUI


Proposta Pedagógica – Tema: Primavera
Atividade: Flores e borboletas na caixa de ovos
🎯 Objetivos de Aprendizagem
• Desenvolver a coordenação motora fina através de recorte, pintura e colagem.
• Estimular a criatividade na representação de flores e borboletas.
• Valorizar o trabalho coletivo e a cooperação.
• Promover a consciência ambiental, reaproveitando materiais recicláveis.
• Explorar o tema primavera, identificando elementos da natureza (flores, borboletas, cores).
🖌️ Materiais
• Caixa de ovos (pintada de verde ou cor natural)
• Palitos de picolé ou canudinhos verdes (para os caules)
• EVA, cartolina ou papel colorido (para flores e borboletas)
• Botões, tampinhas ou bolinhas de papel (para o miolo das flores)
• Tinta guache colorida
• Cola branca / cola quente (com auxílio do professor)
• Tesoura sem ponta
🚀 Desenvolvimento da Atividade
1. Roda de conversa: iniciar falando sobre a primavera, mostrando imagens de flores, árvores floridas e borboletas.
2. Exploração: apresentar a caixa de ovos como um “canteiro de jardim” e explicar como será o trabalho.
3. Produção:
• As crianças pintam a caixa de ovos de verde.
• Confeccionam flores e borboletas coloridas, usando recortes e pinturas livres.
• Colam os elementos nos palitos e fixam na caixa, formando um jardim coletivo.
4. Exposição: montar uma mostra chamada “Nosso Jardim da Primavera” na sala ou no corredor da escola.
🤝 Adaptações para Crianças Autistas
• Oferecer modelos visuais (flores e borboletas impressas para inspiração).
• Permitir o uso de massinha ou adesivos para quem tem dificuldade com recorte.
• Organizar a atividade em etapas curtas e bem estruturadas, com apoio visual (pintar primeiro, colar depois).
• Disponibilizar fone abafador ou cantinho tranquilo, caso o barulho da turma gere desconforto.
📚 Habilidades BNCC
• EI02EF01: Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas.
• EI02TS01: Participar de atividades coletivas, desenvolvendo atitudes de cuidado e colaboração.
• EI03ET02: Reconhecer e valorizar a natureza e seus ciclos. Fonte: Educa Desafios

Jardim: AQUI
Monet: AQUI
Primavera: AQUI
Pintores e afins: AQUI
Borboletas: AQUI
Donaldo Buchweitz: AQUI
Balé: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.