segunda-feira, setembro 05, 2016

A grande campeã>Amizade>Estímulos literários>05/09/2016



A GRANDE CAMPEÃ
Maria Cristina Furtado

A época mais esperada na Ilha das Gaivotas é a primavera. 
A areia da praia fica abarrotada de torcedores ansiosos para saber qual será a gaivota atleta que vencerá a Olimpíada de Voos Acrobáticos da Escola de Gaivotas.

Celebrando a amizade!

Lelê está pronta e muito ansiosa para competir na Olimpíada de Voos Acrobáticos da Escola Gaivotas. 
Ela quer ganhar o prêmio a todo custo, ser a melhor das Gaivotas, mas o que ela não sabe é que ganhará outro prêmio muito mais importante que a sua vitória na competição: a amizade.
 O livro vem com um CD com músicas que animam e complementam ainda mais essa história de amor ao próximo.

Em  A grande campeã, Lelê é a revelação dos últimos tempos. 
 Está com sede de vitória, mas, durante a prova, algo inesperado acontece e muda todo rumo da história.
 É com esta obra doce e surpreendente, lançamento da Editora do Brasil com ilustrações de Fabiana Salomão, que a escritora Maria Cristina Furtado nos ensina sobre um bem muito maior da vida: a amizade.
Por meio de letras de músicas  que, embutidas na narrativa, proporcionam ritmo à história, Maria Cristina convida seus leitores a se apaixonarem por três competidoras: Belinha, Vavá e Lelê. Belinha foi campeã da Olimpíada no ano anterior; Vavá mostrou um excelente aproveitamento nos treinos; e Lelê, apesar da pouca idade, é a revelação do ano e quer ganhar o prêmio a todo custo, tornando-se a melhor das gaivotas. A mãe de Lelê, Dona Cris, já foi campeã da escola e aconselha a filha que o mais importante não é ganhar, mas sim praticar o esporte de maneira consciente e participar dessa festa tão animada que as gaivotas organizam.
No decorrer da prova, acrobacias das mais variadas deixam a disputa acirrada. As gaivotas chegam até mesmo a discutir entre si para ver quem é a melhor. Porém, quando finalmente Lelê assume a dianteira, um imprevisto acontece e o seu coração fala mais alto. A pequena ave acaba ganhando um prêmio maior do que a vitória e o reconhecimento de todos aqueles que a esperavam na reta final da prova.
Segundo a autora, a história deste livro foi inspirada em suas divagações sobre pássaros e nos campeonatos de ginástica que sua filha disputava.  “Neles, o nervosismo da garotada era grande, mas a alegria e a beleza das apresentações contagiavam a todos”, lembra Maria Cristina. Além disso, ela conta que acha válido refletir sobre como a prática de esporte é positiva para a saúde e também para o exercício da ética e do respeito.
Além de ilustrações leves e coloridas, o livro vem com um CD das músicas  da história que animam e complementam essa lição de amor ao próximo e que, segundo a ilustradora Fabiana Salomão, “nos faz lembrar que às vezes é preciso perder para ganhar o que realmente vale a pena”
Conhecendo gaivotas
Gaivotas são aves marinhas costeiras. As gaivotas são aves que possuem bico forte, asas compridas e estreitas, cauda curta e pés com membranas entre os dedos. As penas apresentam variação durante os anos de vida do animal, sendo a plumagem definitiva adquirida apenas após alguns anos de vida.
É uma ave marinha, pelo que pode ser observada no litoral, estuários e lagoas. Sendo uma ave oportunista, também pode ser avistada em cidades e vilas costeiras, portos e aterros sanitários. Normalmente as gaivotas dormem na água: em lagos, rios, reservatórios. Agrupam-se nestas zonas de água para se protegerem dos predadores como as raposas, e juntam-se em colónias densamente povoadas para se protegerem do frio. O regime alimentar das gaivotas é extraordinariamente oportunista e muito variado. Embora possam ser hábeis pescadoras incluem na sua alimentação, além de peixes, cadáveres e desperdícios de todos os tipos, tanto de origem animal como vegetal.
Na espiritualidade em geral, a gaivota pode ser vista como um símbolo de liberdade, intuição, adaptabilidade e conexão com o divino. Ela também pode representar a capacidade de superar desafios e encontrar equilíbrio entre o mundo material e espiritual.
Hora da história: O homem que amava gaivotas: AQUI
Ouvindo: Vivi a gaivota que não podia ver: AQUI
Atividade sugestiva/proposta de trabalho: AQUI
Algumas páginas e mais atividades: AQUI
Gaivotas: Guilherme Arantes: AQUI
Música a grande campeã: AQUI
Pintando gaivotas: AQUI

Mais amizade
AQUI

No Linguagem
Olimpíadas: AQUI
Amizade: AQUI
Competição: AQUI
Cooperação: AQUI
Convivência: AQUI
É preciso saber perder: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.