quinta-feira, fevereiro 27, 2020

Três terrores>Suspense>Sequência didática>Drácula/O médico e o monstro/O morto-vivo da colina verde>27/02/2020


Resultado de imagem para livro tres terrores
Leo Cunha

Inseridas na tradição da literatura de horror, as histórias reunidas nesta obra, de Leo Cunha, envolvem o leitor em uma atmosfera de mistério, apreensão e medo. 
Ela oferece duas adaptações de clássicos da literatura universal, “Drácula”, de Bram Stoker, e “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson, tornando tais narrativas mais acessíveis ao público juvenil. 
Além dessas histórias, o volume conta com a inédita “O morto-vivo da colina verde”, de Leo Cunha, que contrabalança, com uma narração bem-humorada, o possível pavor gerado por personagens tradicionalmente muito assustadoras. 
Drácula, o mais famoso vampiro de todos os tempos, deixa seu tenebroso castelo na Transilvânia e viaja para Londres, levando consigo as marcas do horror de sua sobrenatural existência. 
Porém, a esperança de banir o mal que ameaça todos reside no professor Van Helsing, personagem imortalizado também pelo cinema como o grande oponente da assustadora criatura das trevas. 
Em “O médico e o monstro”, o virtuoso dr. Jekyll, por meio de uma poção produzida em laboratório, libera seu lado maligno na figura do repugnante Hyde, homem sem escrúpulos, violento e assassino cruel. 
A discussão sobre a dualidade do ser humano é aqui corporificada pela separação de uma só pessoa em duas, indicando a oposição entre o bem e o mal. 
Já na bem-humorada “O morto-vivo da colina verde”, o estranho caso de Zequinha, homem que morre e desmorre, chama a atenção de um trio de adolescentes que decide desvendar o mistério. Em sua investigação, os garotos precisam visitar um cemitério e uma bruxa de verdade, detentora da poção da vida eterna. 
Mas, como não se vive apenas de sustos, o amor tem seu lugar marcado nessa narrativa.

Proposta de trabalho
Avaliação/Interpretação de texto
AQUI
Material didático
Crepúsculo/A Bela e a Fera: AQUI

AQUI
Sequência das Atividades
CONTEÚDO
· O gênero contos de terror e suas características.
 OBJETIVO GERAL
· Trabalhar o gênero contos de terror/ horror, levando os alunos a conhecerem as particularidades e especificidades de tal gênero.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Trabalhar as particularidades do gênero conto, tais como: a curta extensão [concisão], o uso de poucas personagens, a não complexidade das situações etc..
· Trabalhar a linearidade do texto [início, meio e fim ou introdução, compilação/ desenvolvimento, clímax e desfecho];
 MATERIAIS NECESSÁRIOS
· Exemplares do gênero conto a ser distribuído aos alunos;
· Exemplares do gênero contos de terror/ horror impressos como modelos para abordagem das características constitutivas desse gênero textual;
· Atividades didáticas de leitura e compreensão impressas;
· Cartolinas e Canetas Hidrográficas (hidrocor).
 ETAPAS
AULA 1: Conhecendo o Conto
· Abordagem teórica sobre o gênero conto, explorando seus principais aspectos. Para isso, sugerimos a apresentação oral do docente, bem como o uso de slides do Power Point;
· Leitura de um conto impresso e abordagem dos seus principais elementos.
 AULA 2 e 3: Conhecendo o gênero contos de terror/ horror
· Abordagem teórica sobre o gênero contos de terror/ horror, a partir de slides ou fichas impressas;
· Divisão da turma em grupos e distribuição de exemplares desse gênero textual;
· Leitura dos contos;
· Identificação, por parte dos alunos, dos principais elementos do conto, como, por exemplo, personagens, fatos que acontecem na história, contexto no qual ocorre [tempo e local], narrador e sua inclusão nos fatos [ele participa dos fatos ou não].
 AULA 4
· Abordagem teórica das principais habilidades de leitura solicitadas em exames do Prova Brasil e Saeb. Para tanto, sugerimos a apresentação oral, fazendo uso de slides, contendo exemplos.
 AULA 5 e 6
· Realização da leitura dos contos de terror/ horror supracitados e resolução das questões.
 AULA 7 e 8
· Atividade de Produção de Texto, por meio da qual os alunos divididos em grupos construirão suas próprias narrativas de terror. Para tal, sugerimos o uso de cartolinas e canetas Hidrográficas (hidrocor) com o propósito de que eles produzam narrativas ilustradas.
 AULA 9
· Apresentação oral dos grupos, relatando suas narrativas de terror para os demais grupos.
Contos e interpretação:
As flores da morte e  Acidente na estrada/Clique na fonte
Narrativas de terror/Sequência didática/Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.