domingo, agosto 22, 2021

A colecionadora de barcos>Betina a colecionadora>O pequeno colecionador> A colecionadora de cabeças>22/08/2021

 

Fabiana Esteves

No livro A Colecionadora de Barcos, de Fabiana Esteves, Katzen Editora, a protagonista vive algo parecido. Ela, uma jovem talentosa e curiosa, coleciona barquinhos de papel, de vários tipos, tamanhos e cores. Só que ela se recusa a coloca-los na água, por medo de se desmancharem. Por isso, os mantém guardadinhos e seguros na estante.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Por quantas vezes preferimos manter quem amamos em segurança extrema por excesso de cuidado? Tentamos ignorar o fato de que cada um tem o seu caminho, ou oceano, a navegar.No entanto, como nada permanece constante para sempre, em um belo dia, tudo se transforma e os barquinhos parecem diferentes para a menina, que vê sua coleção de barcos se transformar em outra bela coleção... Do que será?

"Ela colecionava barquinhos de papel.

Tinha do pequeno, do grande

de folha branca

de folha de jornal

de folha grossinha e colorida."

O livro é cativante. Sua história não linear é imprevisível, criativa, com boas surpresas. Assim como a vida, esse constante e maravilhoso devir! Pois, como disse o poeta português Fernando Pessoa, “tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa...”FonteAtividades com barcos: AQUI



Erica Oliveira

Rodeada de colecionadores por todos os lados, Betina decide ter também sua própria coleção. Mas essa coleção é um tanto esquisita, e os pais ficam preocupados com o comportamento da menina. Que mania era aquela agora de receber de braços abertos as portas que o mundo lhe fechava?
Sugestões de atividades: AQUI

Liana Leão
“O pequeno colecionador” trata do problema do consumismo infantil. É uma fábula sobre um rei que tinha tudo, mas não se sentia feliz. Quando decide fazer um concurso de coleções, o rei descobre algo muito importante sobre ele mesmo, sobre o valor dos objetos e sobre a importância do mundo dos sonhos e da imaginação.
Atividades: AQUI



Ana Matsusaki

Nesse mundo, há coleções de todo tipo... coisas sérias, coisas engraçadas, coisas estranhas. Não há limites para a imaginação! Agora, a coleção que a protagonista deste livro faz é um tanto... peculiar. Afinal, não é qualquer um que pode colecionar cabeças, histórias e memórias. Esse livro aborda, com bom humor, o delicado tema da morte dentro do aspecto cultural, além de ser um convite para explorar as particularidades que vivem dentro de cada um de nós e como todos podemos ser iguais e bem diferentes, tudo ao mesmo tempo.

Suplemento/Proposta de atividades: AQUI

No Linguagem e Afins:

A colecionadora de pedras : AQUI

A incrível viagem do barquinho de papel: AQUI

O colecionador de segredos: AQUI

Espaguete e almondegas para todos: AQUI,  AQUI

Quem afundou o barco? + Música/pano encantado: AQUI

Escola de príncipes encantados: AQUI

Lista de livros " matemáticos": AQUI

As caixas que contam histórias: 

Encontrei este blog, que infelizmente parou de postar , excelentes postagens: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.