"""Já pensou ficar sem ir à escola? Sem sair com o vô para pescar? E o nosso pai ficar sem trabalho? É o que acontece quando um rio transborda pelo excesso de chuva, provocando uma enchente que destrói pontes, cases e deixas as pessoas isoladas. Mas nenhuma tempestade dura para sempre, e as pontes sempre podem ser reconstruídas... Uma história comovente sobre a força da solidariedade e da união diante de uma catástrofe que perturba a rotina de uma comunidade inteira."""
Proposta de trabalho: AQUI
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
A temática dos sentimentos que podem estar presentes na vida de uma criança após algumas perdas é muito presente na narrativa de Capparelli em A grande enchente. De maneira especial, podemos citar cenas da história em que as crianças poderão refletir sobre a perda de um lar, a perda da presença dos avós ou dos tios, a perda da possibilidade de ir à escola. A partir dessas cenas e suas narrativas, as crianças serão convidadas a se colocar nos lugares dos personagens e levantar hipóteses de como poderiam reagir diante de algumas perdas causadas pela enchente. Na narrativa, a temática da enchente favorece a identificação dos pequenos leitores com os personagens, desenvolvendo empatia pelo outro através das situações vividas – o que, além de ser essencial para o engajamento na leitura literária, é também motriz para a descoberta das próprias percepções em relação ao outro, temática bastante central no livro, e, portanto, da construção da identidade das crianças. Continua AQUI
Aula sobre enchentes:
As enchentes são fenômenos que podem ser promovidos por fatores naturais ou por consequência das atividades humanas. Esse processo é desencadeado quando um leito natural (lago, rio, córrego) recebe um volume de água superior ao que pode suportar, resultando em transbordamentos. Ao abordar esse tema em sala de aula, elucide que, nas cidades, as enchentes são uma consequência da ausência de planejamento urbano, entre os principais fatores estão:
- Ocupação de áreas inadequadas.
- Impermeabilização do solo (asfaltamento).
- Remoção da mata ciliar.
- Desmatamentos.
Após a explicação das causas das enchentes, discuta sobre as principais consequências desse fenômeno:
- Inundação de residências e vias públicas.
- Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc.
- Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.
Explique aos alunos que as principais obras de engenharia para evitar as enchentes são as barragens de defesa contra inundações, diques e bueiros. Aproveite esse momento para promover a conscientização ambiental, ressaltando a importância de não jogar lixo nas vias públicas (ruas), pois essa atitude resulta no entupimento dos bueiros, fato que pode desencadear ou intensificar as enchentes. Continua: AQUI e AQUI
A chuva e o lixo: AQUI
A menina que parou o trânsito: AQUI
A cidade salva pelos brinquedos: AQUI
Casacadabra: AQUI
A cidade que mudou o nome: AQUI
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