segunda-feira, setembro 30, 2024

A África que você fala>PNLD Literário>Quanta África tem no dia de alguém? Sequência didática>30/09/2024

 

Cláudio Fragata/Maurício Negro

Cafuné, samba, quiabo, dendê, quitanda... Você pode até não perceber, mas usamos muitas palavras com origem africana no dia a dia.

De forma leve e divertida, A África que você fala faz um passeio por palavras que pegamos emprestadas de idiomas como quimbundo, iorubá, jeje e banto.

Assim como em O tupi que você fala, as ilustrações de Mauricio Negro complementam o texto, de forma que as palavras desconhecidas possam ser apresentadas aos pequenos leitores. AQUI

Manual do professor: AQUI e AQUI
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
Sobre a obra: AQUI
PDF: Vocabulário africano: AQUI
Sequência didática: Blog Alfabetize.com: AQUI
A leitura do livro A África que você fala despertou nas crianças o encanto pelo Baobá — uma árvore cheia de memória, força e significado.
Inspirados pela história, saímos para um passeio no parque, onde coletamos gravetos e folhas. Cada detalhe foi escolhido com cuidado para representar o Baobá de um jeito único, cheio de imaginação e pertencimento.
As cores usadas para pintar também foram inspiradas na narrativa. Enquanto criavam, as crianças colaram fotos que mostram momentos da rotina ao lado dos professores — porque na educação infantil, a rotina tem um papel essencial: ela organiza o tempo, acolhe, dá segurança e permite que a criança compreenda o mundo à sua volta.
Cada criança levou sua construção para casa — um jeito simbólico de levar também parte da sua rotina, com registros que ajudam a construir previsibilidade, organização e fortalecem o vínculo entre escola e família. Fonte: Tempo de encantar


Renata Fernandes/Fernanda Rodrigues

Renata e Fernanda, autora e ilustradora, fizeram um arerê bonito! Com brincadeira e descontração, desvendam para as crianças, de forma muito lúdica, como são tantas e bonitas as palavras africanas que compõem a nossa língua e, principalmente, dão foco às sonoridades das palavras, identificando a qual idioma ou dialeto africano cada uma delas está ligada. É muito divertido percorrer as páginas seguindo o movimento das frases, dos desenhos e das cores do ritmo da sonoridade das palavras.

Você sabia que diversas palavras do nosso português são de origem africana?
Que tal descobri-las e ainda trabalhar esse tema superinteressante com as crianças em sala de aula?
Neste vídeo, a escritora Renata Fernandes apresenta seu livro, “Quanta África tem no dia de alguém?” e traz exemplos de algumas dessas palavras.
E já que estamos prestes a celebrar o Dia Mundial da África (25/05), a educadora Kátia Pecand aproveitou para sugerir algumas atividades temáticas para essa data, incluindo dicas que podem ser trabalhadas com o livro. AQUI
Ouvindo: AQUI


África: AQUI
Consciência negra: AQUI
Cultura afro/brasileira: AQUI
Cultura africana: AQUI
Dicionário: AQUI
Luana a menina que conheceu o Brasil neném: AQUI
Meu crespo é de rainha: AQUI
Cabelo/turbantes: AQUI
Bia na África: AQUI
A influência africana em nosso idioma: AQUI
Abecedário afro: AQUI
Estampas africanas: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.