Elizabeth Martins/Joice Brandão
Conta a história de um botão sonhador que procura, nos seus sonhos, ter um lugar para ser feliz.
Ouvindo: AQUI Reconto
Atividade/sugestão: Sequência didática: AQUI
Ouvindo:
Linda história de Elizabeth Martins e Joice Brandão que nos fala de um botão de nome João que vivia muito preocupado com seu futuro, mesmo que isso fosse inútil e lhe trouxesse muito sofrimento. AQUI
O botão que não queria abotoar/Inácia Alvarenga
Uma caixa de costura daquelas que guardam, além dos aviamentos, coisas que falam ao coração: segredos, memórias e recordações. Por fora, coberta com tecido de estampa delicada, ornada com fitas de bordado. Dentro, uma história sensível para encantar gente miúda e gente grande. “Na caixa de costura, barulhinhos vinham de lá. Barulhinho daqui, barulhinho acolá… Eram os botões que estavam a conversar. Cada qual mais orgulhoso do seu jeito de abotoar!” Mas havia um botão diferente. Ele não era de abotoar. Era um botão especial. “Era botão de esperança de enfeitar roupa de criança!”
“O botão que não era de abotoar” conta uma linda história sobre inclusão, aceitação e como ser feliz com as suas diferenças e os seus valores. Sobre a história: AQUI
Tema: empatia; identidade; vocação; pertencimento; sentimentos; autoconhecimento; jeito de ser; perseverança; paciência; esperança.
Atividade: “A Camisa dos Botões Coloridos”
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades de atenção, percepção visual, raciocínio lógico e coordenação motora fina por meio de uma atividade lúdica com botões coloridos.
Objetivos Específicos
• Reconhecer e nomear cores.
• Estimular a classificação e organização de elementos.
• Exercitar a memória visual e o reconhecimento de padrões.
• Favorecer a oralidade por meio da descrição dos botões escolhidos.
• Incentivar a resolução de problemas de forma lúdica.
Faixa Etária
3 a 6 anos (Educação Infantil e início do Fundamental I).
Materiais
• Imagem impressa da camisa azul com botões coloridos.
• Recortes ou fichas com botões coloridos (para manipulação).
• Lápis de cor ou giz de cera (para completar padrões).
Desenvolvimento da Atividade
1. Exploração Inicial
• Conversa com as crianças sobre as cores dos botões.
• Nomear juntos: vermelho, verde, azul, amarelo, rosa, laranja.
2. Desafio 1 – Complete a Camisa
• A criança deve escolher, entre os conjuntos de botões, qual sequência completa corretamente os espaços da camisa.
3. Desafio 2 – Crie sua Sequência
• Entregar fichas com botões soltos para que a criança invente uma nova combinação de botões para a camisa.
• Estimular que expliquem oralmente: “Coloquei o botão vermelho em cima, depois o azul…”.
4. Desafio 3 – Sequência e Padrão
• Propor que montem padrões (ex.: vermelho, azul, vermelho, azul).
• Depois pedir para continuarem a sequência.
5. Desafio 4 – Botões Misteriosos
• Esconder uma das sequências da grade.
• A criança deve lembrar de memória qual era a ordem.
Possibilidades de Ampliação
• Trabalhar quantidade: quantos botões de cada cor aparecem.
• Criar jogos de pareamento: encontrar dois botões iguais.
• Inserir a atividade em uma história, por exemplo:
“O alfaiate precisa costurar os botões na camisa, mas perdeu a ordem. Quem ajuda a completar?”
Fonte: Educa Desafios
Origem dos botões: AQUI
Um amor de botão: AQUI
Um bebê em forma de gente: AQUI
Muito prazer bebê: AQUI
Empatia: AQUI
Esperança: AQUI
Botões: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.