sábado, fevereiro 15, 2025

Isto não é uma cenoura>Livro brincante>Mediação de leitura>15/02/2025


Luana Vignon/Caco Galhardo

“Isto não é uma cenoura” celebra o potencial da imaginação, propondo uma grande brincadeira com imagens e palavras. Os leitores são convidados a duvidar do que estão vendo e criar hipóteses para descobrir o que são, afinal, as imagens que parecem cenouras mas podem ser um dinossauro, uma estrela do mar, um foguete e muito mais. Inspirado na obra “A traição da imagem”, do pintor surrealista belga René Magritte, o livro propõe ir além do que os olhos estão vendo e abrir um leque de possibilidades para criar novas histórias.
Ouvindo: AQUI
Sobre a obra: 

Ela tem cor de cenoura, ou não, é comprida, tem uma ponta mais rechonchuda e outra mais fina. Mas se você olhar bem, hum... não é apenas uma cenoura que vemos nas páginas deste livro. Há flamingos que cochilam, uma raposa, as pernas da vovó e até um foguete! O que mais você consegue ver?

O livro brincante de Luana Vignon e Caco Galhardo faz uma saborosa referência ao quadro do pintor surrealista René Magritte, onde se vê um cachimbo com a legenda "Ceci n'est pas une pipe”, ou seja, “Isso não é um cachimbo". 

Mas você nem precisava ser especialista em arte para já ter ouvido falar dessa famosa obra, visto que até memes da Internet ela virou.

E o que tudo isso quer dizer, então? 

A ideia aqui é refletir sobre como, nem sempre, as coisas são o que parecem ser. 

E mais: um objeto ou uma fruta, uma silhueta ou forma qualquer pode nos levar a questionar o potencial que existe para além de um primeiro olhar. 

Por fim, o livro ainda traz uma complexidade que pode deixar as crianças curiosas, já que é na combinação de texto e imagem que surgem novos significados.

Este é um livro divertido para leitores de todas as idades, o que vai contribuir para ampliar o vocabulário do seu pequeno, enquanto diverte e instiga a família toda. FonteAQUI


O que fazer de pois de ler? AQUI
Você sabe para qual idade um livro é indicado? AQUI

"A mediação de leitura é a ponte entre a imaginação do leitor e a literatura. 
É a criação de uma conexão, o despertar do desejo natural pela leitura. 
É papel do mediador auxiliar o leitor na criação de um vínculo com o livro, demonstrando que ler vai muito além de apenas palavras, transmitindo o prazer de se ter hábitos de leitura duradouros. 
Mediar a leitura é compartilhar experiências, enriquecer o pensamento e o crescimento mútuo."

Isto não é um elefante: AQUI
Objetos brincantes: AQUI
Livros brincantes: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.