sábado, fevereiro 15, 2025

Galinhas não enxergam no escuro>Interação literária>Contextos investigativos> 15/02/2025

 
Kristyna Litten

Dizem que as galinhas não enxergam no escuro, mas Pipa duvida disso. Então, ela sai em busca de uma resposta. Será que ela vai conseguir provar para todas as galinhas da fazenda Sol do Dia que é possível sim galinhas enxergarem no escuro?

Ouvindo: Max vem contar para gente a história de Pipa, uma galinha determinada e esperta. Certa vez Pipa ouviu seu professor dizer que galinhas não enxergam no escuro. Ela saiu da aula indignada com o que soube e colocou na cabeça que ela iria descobrir uma forma de mudar isso.
E agora, será que ela conseguiu?
Conhecendo a galinha: AQUI
Projeto: Vamos conhecer a galinha? AQUI
+Galinhas: AQUI
Alimentação saudável: AQUI
Gênero instrucional/Receitas: AQUI
Histórias infantis para aquisição de bons hábitos alimentares: AQUI
A história da cenoura: AQUI


Investigação sobre a cenoura
  • Investigar o porquê da cenoura ser benéfica para os olhos
  • Explorar o cheiro, a forma, o sabor da fruta
  • Observar e descrever mudanças em diferentes materiais
Experimento na educação infantil
Produção do suco de laranja com cenoura

A atividade foi iniciada com a leitura do livro “Galinhas não enxergam no escuro”, de Kristyna Litten. Na história a galinha faz uma pesquisa e descobre que a cenoura é boa para a visão. A partir dessa leitura, as crianças realizaram uma investigação para saber o porquê da cenoura ser benéfica para os olhos, ampliando o olhar dos alunos para a importância da alimentação saudável.

As professoras basearam-se no Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimento, da BNCC, abordando a habilidade: adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência. Ao analisar com os alunos os ingredientes e o modo de fazer, as professoras possibilitaram explorar o cheiro, a forma, o sabor da fruta e as transformações dos materiais, trabalhando o campo de experiência Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações e a habilidade Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. A atividade permitiu a interação da criança com os conhecimentos construídos e vivenciar novas experiências no grupo, garantindo o protagonismo no aprendizado. Foi uma atividade divertida e prazerosa. Fonte

A visão do pavão: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.