BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, março 23, 2015

A visão do pavão> E outros sentidos> Estímulos literários> 23/03/2015



Pavão enxerga tudo e além.
 Na lua, um sorriso; na sombra do chão, os olhos do bicho papão.
 O livro possibilita o trabalho com as cores e formas geométricas.
 Ilustrado por Martina Schreiner.

Portal do professor
Aula visão
AQUI
Mais atividades

Atividade sobre os cinco sentidos
Percebendo o ambiente
Os sentidos
Fonte:
Colégio Pentágono





Olha aí uma ideia para aula de artes!
Picture

Refletindo com a fábula
O Corvo e o Pavão
   O pavão, de roda aberta em forma de leque, dizia com desprezo ao corvo:
 ▬ Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que cores, que maravilhosa
 plumagem!
 Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita, não?
  ▬ Não há dúvida que você é um belo bicho -- disse o corvo.
 Mas, perfeito? Alto lá!
  ▬ Quem quer criticar-me!
 Um bicho preto, capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro...
 Que falha você vê em mim, ó tição de penas?
  O corvo respondeu:
  ▬  Noto que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhes deu um par de patas que,
 faça-me o favor, deu um par de patas que, faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo 
como eu...
  O pavão, que nunca tinha reparado nos próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente. 
E, desapontado, foi andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.
  Tinha razão o corvo: *não há beleza sem senão*.
 (Monteiro Lobato. *Fábulas*. São Paulo, Brasiliense, 1994. p. 30.)
Interpretando:
1. Quais são as personagens dessa história?
 2. O que significam as expressões em destaque:
 a) "*O pavão, de roda aberta em forma de leque*, dizia com desprezo ao corvo:"
 b) "(...) Mas, perfeito? *Alto lá*!"
 c) "(...) capenga, desengraçado e, além disso, *ave de mau agouro*..."
3. Pinte as falas presentes no texto.
 a) O que você observou para descobrir quais são as falas?
 4. Copie do   texto as palavras que caracterizam a beleza do pavão
 5. Quem aponta as características do pavão?
6. Agora, copie as palavras que caracterizam a aparência do corvo
7. Quem aponta as características do corvo
 8. Agora, caracterize o jeito de agir do pavão.
9. O que o corvo disse que deixou o pavão triste e desapontado?
 10. O que você entendeu da conclusão da história: "não há beleza sem senão"?
Fonte: AQUI


Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Bom dia! Estou encantada com esta coleção SENTIDOS, e estou trabalhando eles na Educação Infantil de tempo integral na escola Marista. Gostaria de ler e contar estas histórias neste mês de Abril para as crianças. Tem alguma página que possa encontrar estes livros e acessar, se possível baixar? Está indisponível aqui para mim..Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo que encontro na net coloco links na postagem.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios