Pavão enxerga tudo e além.
Na lua, um sorriso; na sombra do chão, os olhos do bicho papão.
O livro possibilita o trabalho com as cores e formas geométricas.
Ilustrado por Martina Schreiner.
Portal do professor
Aula visão
Atividade sobre os cinco sentidos
Percebendo o ambiente
Os sentidos
Fonte:
Colégio Pentágono
Olha aí uma ideia para aula de artes!
Refletindo com a fábula
O Corvo e o Pavão
O pavão, de roda aberta em forma de leque, dizia com desprezo ao corvo:
▬ Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que cores, que maravilhosa
plumagem!
Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita, não?
▬ Não há dúvida que você é um belo bicho -- disse o corvo.
Mas, perfeito? Alto lá!
▬ Quem quer criticar-me!
Um bicho preto, capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro...
Que falha você vê em mim, ó tição de penas?
O corvo respondeu:
▬ Noto que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhes deu um par de patas que,
faça-me o favor, deu um par de patas que, faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo
como eu...
O pavão, que nunca tinha reparado nos próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente.
E, desapontado, foi andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.
Tinha razão o corvo: *não há beleza sem senão*.
(Monteiro Lobato. *Fábulas*. São Paulo, Brasiliense, 1994. p. 30.)
Interpretando:
1. Quais são as personagens dessa história?
2. O que significam as expressões em destaque:
a) "*O pavão, de roda aberta em forma de leque*, dizia com desprezo ao corvo:"
b) "(...) Mas, perfeito? *Alto lá*!"
c) "(...) capenga, desengraçado e, além disso, *ave de mau agouro*..."
3. Pinte as falas presentes no texto.
a) O que você observou para descobrir quais são as falas?
4. Copie do texto as palavras que caracterizam a beleza do pavão
5. Quem aponta as características do pavão?
6. Agora, copie as palavras que caracterizam a aparência do corvo
7. Quem aponta as características do corvo
8. Agora, caracterize o jeito de agir do pavão.
9. O que o corvo disse que deixou o pavão triste e desapontado?
10. O que você entendeu da conclusão da história: "não há beleza sem senão"?
Fonte: AQUI
Link para essa postagem
Bom dia! Estou encantada com esta coleção SENTIDOS, e estou trabalhando eles na Educação Infantil de tempo integral na escola Marista. Gostaria de ler e contar estas histórias neste mês de Abril para as crianças. Tem alguma página que possa encontrar estes livros e acessar, se possível baixar? Está indisponível aqui para mim..Grata!
ResponderExcluirOlá, tudo que encontro na net coloco links na postagem.
Excluir