domingo, março 30, 2025

Festança>PNLD Literário>Vamos batucar e sambar?>Estímulos musicais>30/03/2025

 
Edith Chacon/Fran Junqueira

Duas festas na floresta. Junto com a joaninha, você foi convidado.
Prefere dançar uma valsa ou sambar na batucada?
Pergunte ao Tamanduá. Ele está triste, não consegue dançar. Por que será?
Pra saber o que aconteceu, peça que leiam a história para você.

O livro Festança é o segundo da coleção Quer brincar de rimar? composta por mais dois livros, Farra no quintal e A galinha xadrezinha bota ovo xadrezinho, que além de fazerem um jogo com as rimas, terminam com uma pergunta e convidam o leitor para dar continuidade à brincadeira. AQUI

Sobre a obra: Festança é um livro que, além de fazer um jogo com as rimas, termina com uma pergunta e convida o leitor a dar continuidade à brincadeira. 
Na obra, um tamanduá oferece uma festa a seus amigos – todos insetos –, mas não se diverte nada, porque a convidada mais esperada, a formiga, não aparece: preferiu ir à outra festa, uma roda de samba muito animada.
Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som no texto.

O texto é escrito em letra bastão (letra “de forma”), geralmente a primeira a ser reconhecida pelas crianças tanto nos processos finais de literacia emergente quanto nos iniciais de literacia intermediária. Isso realça as rimas, indicando para as crianças as regularidades fonéticas e alfabéticas de palavras cujos finais se pronunciam e escrevem da mesma forma.

Outra qualidade de Festança, especialmente interessante para a faixa etária, é a apresentação dos nomes de diferentes animais, sobretudo de insetos, e de verbos que estão relacionados ao comportamento dos animais citados.

Tutorial: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
+ Edith Chacon: AQUI
Insetos: AQUI
Percussão: AQUI
Samba: AQUI
Linguagem musical: AQUI
Instrumentos musicais: AQUI
Som/Vibração: AQUI
Sopro/Som: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.