segunda-feira, fevereiro 07, 2022

Colorindo a semana de 22>Semana de arte moderna/100anos/2022>Ana e a semana>07/02/2022


Leandro Thomaz e Maira Correia

Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e a historia da Semana de Arte Moderna de 1922. 

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural que aconteceu em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento contou com apresentações de pinturas, escultura, músicas, arquitetura e poesia. Foi um momento histórico no qual buscava construir uma identidade cultural legitimamente brasileira.  Sobre esta obra: AQUIAQUI

Detalhes desta obra: AQUI

Com criatividade e lirismo, o livro Colorindo a Semana de Arte Moderna de 22 (Editora Datum) apresenta para as crianças diferentes artistas que permearam o movimento, enquanto propõe atividades lúdicas - como, por exemplo, produzir as próprias tintas a partir de uma gema de ovo, técnica utilizada pelo pintor Alfredo Volpi (1896-1988). O casal de autores, Leandro Thomaz e Mayra Correia, contou com o apoio dos dois filhos para produzir uma bela obra modernista. O livro, lançado pela plataforma de financiamento coletivo Catarse, foi contemplado com o Programa de Ação Cultural (ProAc) em 2019, em uma iniciativa para promover produções sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.  AQUI

Di Cavalcanti

Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

Tudo sobre: AQUI

Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus. Conheça as principais características desse momento foram:


•    Utilização de uma linguagem coloquial e vulgar, buscando aproximação da linguagem oral;
•    Abandono do formalismo nas composições;
•    Rompimento com os padrões tradicionais da academia;
•    Crítica à estética literária parnasiana;
•    Valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira;
•    Liberdade de expressão;
•    Inspiração em vanguardas europeias como futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;
•    Experiências estéticas.

Ouçam uma aula sobre a semana de arte moderna: AQUI,  AQUI

Entre (re)criações e releituras, a Semana de Arte Moderna de 1922, que completará seu centenário em 2022, pode ser trabalhada no ensino infantil e fundamental, ajudando as crianças a aprenderem mais sobre o movimento modernista, de forma lúdica, leve e criativa. 
 
A partir dessas propostas, é possível aproximar as crianças das obras de artistas como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e outras personalidades que marcaram a época. O Portal TRILHAS preparou 5 ideias de atividades para levar para sala de aula um pouco do movimento que mudou para sempre a percepção sobre o que é arte no Brasil. 
Sugestões do Portal Trilhas: AQUI



Linguagem e afins tem atividades e referências artísticas em links, na sua página central, lado esquerdo. Em ordem alfabética, vários nomes famosos e também técnicas de artes.  

Título:  "Pintores e afins" : AQUI
Linguagem e artes: AQUI
Releituras de obras: AQUI
Técnicas de artes: AQUI



A Semana de Arte Moderna de São Paulo completa 100 anos em 2022. Já ouviu falar neste evento? Ah, você sabe tudo sobre o assunto? Então, aceite o desafio e resolva a nossa Trívia!  AQUI
 
Semana de arte moderna: Aula:
Os alunos poderão aprender com estas aulas o que foi a “Semana de Arte Moderna” e o que ela representou na época e até hoje para a cultura brasileira. Estas aulas podem ser trabalhadas com alunos que tenham alguma deficiência ou Necessidade Educacional Especial.

Atividades: Semana de arte moderna

Kátia Canton

Ana e a semana

João encontra uma caixa no escritório de sua mãe com fotos antigas. De uma delas, não consegue tirar os olhos. É a imagem de uma menina e um homem em frente à escadaria de um grande teatro. De repente, ela diz: “Olá, muito prazer, sou a Ana”.

Acompanhe Ana e João numa viagem no tempo até fevereiro de 1922, quando foi realizado um dos mais importantes eventos das artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna. Conheça a cidade de São Paulo do início do século XX, percorra os corredores do Theatro Municipal e maravilhe-se com a vida e a obra revolucionária dos grandes modernistas brasileiros.


Tarsila do Amaral + Villa Lobos: Trem vai, trem vem...AQUI
Villa Lobos: AQUI
Pixinguinha e o samba na areia: AQUI
Coletânea especial/Pintores: AQUI
Menino com pião/Portinari: AQUI
Mais Portinari: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.