sábado, agosto 23, 2025

Meu pequeno botão de rosa>Estímulos floridos>Polinização>23/08/2025

 
Manoel Filho/

Lili adora fazer doces com o pólen das flores, e já fazia um bom tempo que ela estava de olho num botão de rosa que nascia em frente à sua casa. Porém, no dia em que Lili foi colher o pólen para preparar seu doce favorito, a flor havia desaparecido! Desesperada, a abelhinha sai à procura de seu pequeno botão de rosa. Será que Lili vai encontrar sua flor?

Ouvindo: AQUI
Quintal da cultura: AQUI
Ouvindo: 
A flor vermelha: AQUI
A florzinha vermelha: AQUI
Polinização e fecundação das flores: AQUI
Atividades para imprimir: AQUI

Contexto investigativo/Polinização

Um contexto investigativo sobre polinização na educação infantil envolve criar situações para que as crianças questionem, observem e experimentem a natureza, como ao calçar meias felpudas para simular a forma como as abelhas carregam o pólen, ou ao observar formigas em árvores para entender suas relações com o meio. O objetivo é despertar a curiosidade sobre o processo de reprodução das plantas e a importância dos polinizadores para a produção de alimentos, através de materiais e perguntas que estimulem o pensamento crítico e a interação da criança com o ambiente. 
Elementos essenciais de um contexto investigativo sobre polinização
  • Observação da natureza: 
  • Levar as crianças para observar o ambiente natural, como um parque ou jardim, para que vejam por si mesmas as interações entre plantas e animais.
  • Perguntas que instiguem a investigação: Fazer perguntas abertas como "O que ficou agarrado à meia?" ou "Como o pólen viaja para outras flores?" para incentivar as crianças a formular suas próprias teorias e a procurar respostas. 
  • Experimentação e interação com materiais: Utilizar materiais que possibilitem a experimentação, como meias felpudas que, ao caminhar, "carregam" pólen, ou lupas e potes para observar as flores de perto, sugere o Projeto Semeando Água e editora realize. 
  • Conexão com o cotidiano: Relacionar o processo da polinização com algo que as crianças conhecem, como os frutos que elas comem, mostrando como a polinização é essencial para a vida no planeta, aponta o YouTube. 
  • Registro do aprendizado: Incentivar as crianças a registrarem suas descobertas através de desenhos, e a compartilharem o que aprenderam, como propõe o Portal eduCapes. 
  • Exemplo prático: A meia e o pólen
  • Atividade: Pedir que os alunos usem meias felpudas por cima dos sapatos para um passeio em um local com muitas plantas. 
  • Observação: Após o passeio, conversar sobre o que se "agarrou" à meia. 
  • Roda de conversa: Comparar as meias com os animais polinizadores, que "transportam" o pólen de um lugar para outro, e discutir a importância desse processo para a criação de novas sementes e frutos, de acordo com o Projeto Semeando Água. Fonte: Google
  • Abelha: Agente polinizador importante: Nesta curta animação, que pode ser assistida pelo público infantil, ensinamos de maneira didática o que é a polinização e qual a importância das abelhas nesse processo. AQUIAQUI

Abelhas: AQUI
A abelha: AQUI
Linguagem e artes
Como o mel é feito? E fazendo artes: AQUI
Atividade sensorial: Fazendo favo de mel: AQUI
PDF: Várias sugestões: AQUI
Abelha, mel, cocada: PDF: AQUI
Zilhões de abelhas: AQUI
+ Milton C.O. Filho: AQUI
O caso do favo de mel: AQUI
Mel: AQUI
Rosas: AQUI
Adivinhas/Primavera: AQUI
Flora: AQUI
Flores: AQUI
Polinização/Flores: AQUI
Primavera: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.