quinta-feira, junho 13, 2024

Passo de tartaruga>Atividade literária consciente e inclusiva>Paraolimpíada 2024> 13/06/2024


Claudia Dicarmo

O livro trás o desafio das tartaruguinhas marinhas para chegarem ao mar. 
Elas contam com Juditona, a irmã mais velha que cria as estratégias.
 Juditinha que usa seus dons artísticos para distrair os inimigos e Daniel, que tem má formação congênita nas nadadeiras, mas na água é imbatível e salva suas irmãzinhas de um polvo malvado.  Fonte
À partir da experiência de superação e sucesso de Daniel Dias – o maior medalhista paraolímpico da história- veio a inspiração para abordar a questão das diferenças. 
Daniel virou então a tartaruginha Daniel, que tinha má formação nas nadadeiras, mas na água era tão veloz que pode salvar as suas irmãzinhas do grande vilão Polvolino.
 Daniel não só compartilhou a mesa de autógrafos com a autora nos dois lançamentos ocorridos em São Paulo, como sugeriu que houvesse um áudio book, tornando o livro ainda mais inclusivo.
Assistam: AQUI



Meu primeiro desafio: Tragam as crianças e venham conferir o primeiro episódio da série Passo de Tartaruga, que será transmitido no canal Zoomoo Kids. A série se baseia nas aventuras da tartaruga Daniel @danieldias88 e da Dra. Polva Karina @karinaoliani embaixo d ́ água para salvar os oceanos e seus animais.
Você não pode perder! AQUI
Vivemos num mundo com quase 8 bilhões de pessoas. 
Nesse universo tão diverso, não há mais espaço para preconceito, pois cada um de nós é um ser único, somos tão imperfeitos quanto perfeitos. 
Cada um tem dificuldades em algumas coisas e é muito bom em outras, e é aí que está a beleza da vida: a diversidade. Aprenda com essa turminha do bem e seja também um agente da inclusão, do respeito e do amor.

As Olimpíadas 2024 serão realizadas em Paris, na França, entre 26 de julho a 11 de agosto. 
Uma das metas do comitê olímpico é promover igualdade de gênero e, para isso, a programação de jogos é alternada entre homens e mulheres, tanto nos esportes coletivos quanto nas competições individuais. 

Os Jogos Paraolímpicos acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro, reunindo mais de 4 mil atletas paraolímpicos do mundo. 
Por que falar deste tema: 
Além de conscientizar os alunos sobre a potência do esporte e da diferentes culturas, países e realidades sociais, contribuindo para uma visão mais ampla e inclusiva do mundo, integrar as Olimpíadas e os Jogos Paraolímpicos em projetos escolares é benéfico por várias razões. 
Promoção dos valores olímpicos: 
Enfatiza amizade, respeito, determinação, coragem, igualdade e inspiração, fundamentais para o desenvolvimento social e pessoal dos estudantes.
Debates sobre questões sociais: 
Incentiva discussões sobre inclusão, ética, equidade de gênero e racismo.
 Ao incorporar os Jogos Paraolímpicos em projetos escolares, os educadores podem abordar temas importantes relacionados à igualdade de oportunidades, direitos humanos e justiça social.
Interdisciplinaridade: 
Além da educação física, os jogos oferecem conteúdo relevante para história, geografia, matemática, ciências, enriquecendo o aprendizado.
Inspiração por meio de histórias de atletas: as trajetórias dos esportistas podem motivar os estudantes, enaltecendo características como determinação e foco. 
Estudar e valorizar o esporte paraolímpico promove um ambiente escolar mais inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas habilidades físicas.
Conscientização sobre saúde e doping: 
Discussões sobre saúde, nutrição e as consequências do doping educam sobre escolhas saudáveis e ética no esporte.
Criatividade e tecnologia:
Projetos como a construção de uma tocha olímpica com materiais recicláveis ou o desenvolvimento de um aplicativo para o evento estimulam a inovação e a criatividade. Fonte

Sugestões para professores: Conteúdos para aulas:  AQUI

No Linguagem
Superação: AQUI
Competição: AQUI
Inclusão: AQUI
Ganhar ou perder: AQUI
Hora do jogo: AQUI
Aulas sugestivas/Paraolimpíadas 
Conhecendo mascote 2024: AQUI
Esportes paraolímpicos: AQUI
Conhecendo mais: AQUI
Esporte/inclusão: AQUI
A deficiência e o esporte: AQUI
Modalidades: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.