Conhecendo mais os esportes Paraolímpicos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ampliar os conhecimentos sobre as práticas esportivas adaptadas através de atividades interativas e lúdicas.
- Aprender sobre a história de vida e de superação de alguns dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros.
- Aprender as regras e as dinâmicas de alguns esportes adaptados.
Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Conhencendo mais os Esportes Paraolímpicos
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início às atividades sobre os Esportes Paraolímpicos o(a) professor(a) poderá introduzir o tema expondo para as crianças alguns vídeos da internet que mostrem as modalidades que serão abordadas na aula.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=y6sZRCr52m8
http://www.youtube.com/watch?v=WTLZnKxFiEA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uf5BdvQIjwU&feature=related
Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola instantânea.
Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante
Sugestão de variação:
Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas
■Pegue um tábua de madeira com dimensões de 1mX70cm (a).
■Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
■Pegue dois tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
■Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
■Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
■Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
■Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). ·
■Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).
Recursos Complementares
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar as informações trazidas pelos vídeos falando um pouco das histórias de vida dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros e de seus exemplos de superação.
http://www.cpb.org.br/esportes/clube-escolar-paraolimpico
http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm
Avaliação
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula.
■Quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
■Qual esporte foi o mais difícil de praticar?
■O que vocês aprenderam com a história de vida dos atletas paraolímpicos?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Conhencendo mais sobre os esportes Paraolímpicos” os comentários feitos pelas crianças durante o debate.
Mais aulas específicas de vários esportes:
Atividade 2 – Goalball
Duração: 25 minutos
Material: cones, barbantes, bola de borracha e guizo, tiras de tecido
Local: quadra ou pátio
O goalball é uma modalidade esportiva que foi inventada exclusivamente para os atletas paraolímpicos.
Em uma quadra de volêi (18m x 9m) são colocados em cada uma das extremidades gols de 1,20m altura por 9mts de largura.
Cada equipe possui 3 participantes cujos objetivos são arremessar a bola rente ao solo no gol adversário e defender o seu próprio gol do arremesso do outro time.
Todos os jogadores atuam com os olhos vendados.
A bola, por sua vez, possui um guizo que auxilia na orientação dos jogadores.
Todos arremessam e defendem, não havendo distinção de função entre os jogadores.
Cada partida tem duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10. A equipe que fizer mais gols, dentro desse tempo, vence a partida.
Quadra: A quadra de volêi poderá ser utilizada para o Goaball e o(a) professor(a) poderá construir as metas de gol com cones grandes e barbantes .
Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola instantânea.
Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante
Duração: 25 minutos
Material: cadeiras e mesa, rede, raquetes e bolinha de tênis de mesa.
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o tênis de mesa para cadeirante.
Nessa modalidade esportiva adaptada a mobilidade da cadeira de rodas não é muito exigida, podendo, na aula de Educação Física, ser substituídas por cadeiras normais.
No entanto, é importante que estas cadeiras sejam altas o suficiente para deixar as crianças em uma posição confortável diante da mesa.
As regras do jogo de tênis de mesa se mantêm mudando apenas a maneira de jogar dos participantes em função da mobilidade reduzida.
Regras do Tênis de mesa:
Sugestão de variação:
Caso as crianças não consigam se adaptar bem ao jogo com cadeiras, o(a) professor(a) poderá propor o jogo em pé sem deslocamento.
Isso significa que as crianças poderão jogar em pé, mas deverão permanecer parados.
Isso dará um pouco mais de liberdade de movimentação do tronco e dos braços, mas manterá um limite de deslocamento dos jogadores.
Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas
Duração: 25 minutos
Material: retalhos de madeira, pregos, parafuso, porca, serrote, furadeira e rolamentos
Local: quadra ou pátio
Para realizar a corrida de cadeira de rodas o(a) professor(a) precisará das cadeiras de rodas propriamente ditas ou instrumento similar.
Na falta de tal material sugere-se o(a) professor(a) utilize carrinhos de rolimã.
Esses carrinhos podem ser comprados em lojas de brinquedos ou construídos com materiais alternativos.
Para utilizar o carrinho de rolimã o(a) professor(a) deverá propor uma mudança na maneira de utilizá-lo a fim de aproximar o uso do brinquedo ao das cadeiras de rodas de corrida. Normalmente, o carrinho de rolimã é utilizado em declives e seu eixo de direção é guiado pelos pés. Nessa atividade as crianças deverão realizar a corrida em um local plano onde o deslocamento será feito com impulsos no chão feitos com as mãos.
A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés.
O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças.
Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.
A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés.
O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças.
Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.
Construção do carrinho de rolimã:
Para construir o carrinho de rolimã siga os seguintes passos: Recursos Complementares
Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
http://www.cpb.org.br/esportes/clube-escolar-paraolimpico
http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm
Avaliação
A discussão poderá abordar questões como:
■Qual esporte adaptado vocês mais gostaram?
Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Mais aulas específicas de vários esportes:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.