BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, julho 12, 2012

Paraolimpíadas>Conhecendo mais> 12/07/12

Conhecendo mais os esportes Paraolímpicos

 O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ampliar os conhecimentos sobre as práticas esportivas adaptadas através de atividades interativas e lúdicas.
- Aprender sobre a história de vida e de superação de alguns dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros.
- Aprender as regras e as dinâmicas de alguns esportes adaptados.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Conhencendo mais os Esportes Paraolímpicos
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início às atividades sobre os Esportes Paraolímpicos o(a) professor(a) poderá introduzir o tema expondo para as crianças alguns vídeos da internet que mostrem as modalidades que serão abordadas na aula.
Sugestões de vídeos:


 http://www.youtube.com/watch?v=uf5BdvQIjwU&feature=related  

Atividade 2 – Goalball
Duração: 25 minutos
Material: cones, barbantes, bola de borracha e guizo, tiras de tecido
Local: quadra ou pátio
O goalball é uma modalidade esportiva que foi inventada exclusivamente para os atletas paraolímpicos.
 Em uma quadra de volêi (18m x 9m) são colocados em cada uma das extremidades gols de 1,20m altura por 9mts de largura.
Cada equipe possui 3 participantes cujos objetivos são arremessar a bola rente ao solo no gol adversário e defender o seu próprio gol do arremesso do outro time.
Todos os jogadores atuam com os olhos vendados.
A bola, por sua vez, possui um guizo que auxilia na orientação dos jogadores.
 Todos arremessam e defendem, não havendo distinção de função entre os jogadores.
 Cada partida tem duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10. A equipe que fizer mais gols, dentro desse tempo, vence a partida.
Quadra: A quadra de volêi poderá ser utilizada para o Goaball e o(a) professor(a) poderá construir as metas de gol com cones grandes e barbantes .



Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola instantânea.



Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante
Duração: 25 minutos
Material: cadeiras e mesa, rede, raquetes e bolinha de tênis de mesa.
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o tênis de mesa para cadeirante.
Nessa modalidade esportiva adaptada a mobilidade da cadeira de rodas não é muito exigida, podendo, na aula de Educação Física, ser substituídas por cadeiras normais.
No entanto, é importante que estas cadeiras sejam altas o suficiente para deixar as crianças em uma posição confortável diante da mesa.
As regras do jogo de tênis de mesa se mantêm mudando apenas a maneira de jogar dos participantes em função da mobilidade reduzida.
Regras do Tênis de mesa:


Sugestão de variação:

Caso as crianças não consigam se adaptar bem ao jogo com cadeiras, o(a) professor(a) poderá propor o jogo em pé sem deslocamento.
Isso significa que as crianças poderão jogar em pé, mas deverão permanecer parados.
Isso dará um pouco mais de liberdade de movimentação do tronco e dos braços, mas manterá um limite de deslocamento dos jogadores.


Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas
Duração: 25 minutos
Material: retalhos de madeira, pregos, parafuso, porca, serrote, furadeira e rolamentos
Local: quadra ou pátio
Para realizar a corrida de cadeira de rodas o(a) professor(a) precisará das cadeiras de rodas propriamente ditas ou instrumento similar.
Na falta de tal material sugere-se o(a) professor(a) utilize carrinhos de rolimã.
Esses carrinhos podem ser comprados em lojas de brinquedos ou construídos com materiais alternativos.
Para utilizar o carrinho de rolimã o(a) professor(a) deverá propor uma mudança na maneira de utilizá-lo a fim de aproximar o uso do brinquedo ao das cadeiras de rodas de corrida. Normalmente, o carrinho de rolimã é utilizado em declives e seu eixo de direção é guiado pelos pés. Nessa atividade as crianças deverão realizar a corrida em um local plano onde o deslocamento será feito com impulsos no chão feitos com as mãos.
A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés.
O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças.
Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.

Construção do carrinho de rolimã:
Para construir o carrinho de rolimã siga os seguintes passos:
■Pegue um tábua de madeira com dimensões de 1mX70cm (a).
■Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
■Pegue dois tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
■Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
■Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
■Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
■Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). ·
■Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).



Recursos Complementares
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar as informações trazidas pelos vídeos falando um pouco das histórias de vida dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros e de seus exemplos de superação.
Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.

Sugestões de sites:


Avaliação
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula.
A discussão poderá abordar questões como:
■Qual esporte adaptado vocês mais gostaram?
■Quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
■Qual esporte foi o mais difícil de praticar?
■O que vocês aprenderam com a história de vida dos atletas paraolímpicos?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Conhencendo mais sobre os esportes Paraolímpicos” os comentários feitos pelas crianças durante o debate.
Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.



Mais aulas específicas de vários esportes:





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios