BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, julho 11, 2012

Paraolimpíadas>Inclusão>Esporte>11/07/12

INCLUSÃO E ESPORTE:
O IMPORTANTE É PARTICIPAR

  O que o aluno poderá aprender com esta aula
a) Reconhecer a importância do esporte como elemento que reúne pessoas de diferentes grupos sociais, culturais, étnicos.
b) Refletir sobre o papel do esporte na promoção de atividades recreativas que colaboram com a formação das crianças.
c) Conhecer diferentes grupos sociais que praticam esporte seja nos parques, nas ruas, nas escolas, na comunidade de uma maneira geral.
d) Exercitar a responsabilidade, o cumprimento de regras e a tolerância por meio de atividades esportistas.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula
Comentários ao/a professor/a:
Professor/a, temos clareza sobre as contribuições do esporte como atividade que promove o desenvolvimento integral do ser humano.
Nesse sentido acreditamos que é fundamental que haja no interior da escola, incentivos permanentes para que os/as alunos/as estejam envolvidos em atividades esportivas, sem necessariamente se preocuparem em competir para vencer.
O esporte também é capaz de promover a inclusão de crianças, jovens e adultos, uma vez que abre oportunidade para que as pessoas experimentem seus limites e mostrem seu potencial para tal. Especificamente em relação aos /as alunos/as com necessidades educacionais especiais e/ou deficientes, existem inúmeras experiências vitoriosas de atletas que são vencedores pelo simples fato de superar seus limites na vida em sociedade.
Marquez (2005) comenta que “as experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo.
Assim, se bem trabalhado, o projeto extrapola - e muito - a esfera da competição esportiva.
Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.
Em muitos casos, inclusive, os projetos não se restringem apenas ao treinamento esportivo."
 Assim, o esporte amplia as possibilidades das pessoas conviverem em sociedade, auxilia na aquisição de regras e promove bem estar e prazer a quem o pratica.
Essa aula tem o propósito de sensibilizar os/as alunos/as para a importância do esporte enquanto ferramenta que auxilia na promoção da inclusão das pessoas.

Atividade 1:
Iº Momento:
Contar a história: "O passe e o gol"


Sinopse: "Os irmãos gêmeos são tudo de bom.
Amigos, companheiros, sempre juntos para o que der e vier.
Só existe uam situaçaõ entre eles em que o tempo fecha: quando a bola rola. aí naõ tem acordo. porque Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro.
 Por isso humilha o irmão. até que um dia, naquela cidade de nome bem diferente, são convocdos para jogar na seleção da escola.
 Vão disputar um campeonato. os dois do mesmo lado, no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube. Será que vai dar encrenca?"
Sinopse e imagem disponíveis em:


2º Momento:
Conversar com os/as alunos/as a respeito do livro:
Qual o objetivo de um jogo de futebol?
 Na sua percepção, o que os jogadores sentem durante o jogo? Vocês acham que jogar futebol é sempre disputar?
Para vocês qual é o sentimento vivenciado pelos jogadores de futebol quando perdem uma partida?
Na sua percepção, o que é mais importante participar ou vencer?

3º Momento:
Dividir o grupo em 5 sub-grupos e propor que analisem o caso abaixo e procurem solucionar o problema:
Imaginem que vocês são da equipe técnica esportiva de um bairro e receberam a seguinte função: montar um time ou uma equipe de atletas para participarem da olimpíada no final do ano.
Vocês fizeram a divulgação no bairro para que as crianças se inscrevessem para participarem da olimpíada. Ao final do período de inscrição vocês conheceram os futuros atletas por meio da seguinte foto.
 
Disponível em:

Ao se depararem com tal foto, vocês identificaram que o grupo estava constituído por crianças com características semelhantes e diferentes.
Como vocês deverão proceder?
Que time é possível montar com tal grupo?
Em que modalidade esportiva as crianças do seu grupo poderão participar?

4º Momento:
Cada grupo deverá apresentar sua produção, cabendo ao/a professor/a mediar as discussões ressaltando alguns pontos, a saber:
1) O esporte tem um importante papel na formação humana, integral dos/as alunos/as.
2) Ao pensar na relação da criança com o esporte é preciso pensar na criança como um indivíduo que está em formação e não apenas em um corpo que deve ser exercitado.
3) O esporte envolve responsabilidade, respeito à diversidade, respeito às regras, tolerância e prazer.
4) O esporte é uma ferramenta importante no trabalho de inclusão, pois por meio dele os/as alunos/as podem aprender, dentre outras coisas, a desenvolver princípios de coletividade, a respeitar a diversidade, a terem atitudes coletivas e afetivas com seu grupo, independente de raça, nível social, religião, ou gênero.

Atividade 2:
Professor/a essa aula poderá acontecer no laboratório de informática.
1º Momento:
Dividir o grupo em 8 sub-grupos para que assistam a alguns vídeos, a saber:
Sub-Grupo A: Esporte e Democracia 1- COUBERTIN


Sub-Grupo B: Esporte e Democracia 2- ESPORTES COLETIVOS


Sub-Grupo C: Esporte e Democracia 3-SUPERAÇÃO


Sub-Grupo D: Esporte e Democracia 4- MULHERES

http://www.youtube.com/watch?v=QPvMaxw9yRw&feature=related  



Sub-Grupo E: Esporte e Democracia 5- PARA-OLIMPÍADAS


Sub-Grupo F: Esporte e Democracia 6- CHINA


Sub-Grupo G: Esporte e Democracia 7- RAÇAS


Sub-Grupo H: Esporte e Democracia 8- BRASIL


2º Momento:
Após assistirem ao vídeo cada sub-grupo deverá conversar sobre as informações contidas no mesmo.
Se quiserem poderão assistir o vídeo novamente (e quantas vezes for necessário uma vez que são curtos) para fazerem a atividade posterior.

3º Momento:
 Os sub-grupos deverão produzir cartazes de divulgação das informações contidas no vídeo.
Para essa atividade serão necessários: revistas, caneta hidrocor, cola, tesoura, cartolina.

4º Momento:
Professor/a, solicite aos sub-grupos que apresentem os cartazes e no momento em que estiverem sendo apresentados, questione:
Qual o conteúdo dos vídeos?
O que eles retratam?
Qual a relação entre cidadania e esporte?
O que significa democracia?
Por que o vídeo trouxe a informação de que esporte é democracia?
Em seguida, professor/a, escreva na lousa as seguintes frases contidas nos vídeos:
DEMOCRACIA: ESPAÇO DE CAMPEÕES.
DEMOCRACIA: ESSE JOGO É PARA TODOS.
ESPORTE: VERDADEIRO EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA.
Pergunte aos/a alunos/as:
Qual o significado dos seguintes lemas?
Caso identifique que os/as alunos/as apresentam dificuldade na compreensão do termo Democracia, utilize os recursos e textos sugeridos como complementares para auxiliá-lo no esclarecimento.
Além disso, professor/a você poderá solicitar aos/as alunos/as que procurem no dicionário o significado da palavra DEMOCRACIA.

Atividade 3:
1º Momento:
Assistir ao Vídeo: Metamorfose
Sinopse: “Documentário sobre a vida de Roseane Ferreira dos Santos, a madrinha do atletismo paradesportivo brasileiro.
A pernambucana Rosinha tornou-se ícone no esporte nacional ao superar a deficiência física e conquistar 50 medalhas de ouro ao longo da carreira e dois recordes mundiais nas Paraolimpíadas de 2000”(Porta-curtas Petrobrás).
Vídeo e sinopse disponíveis em:

2º Momento:
Explorar com os/as aluno/as:
Qual a mensagem transmitida pelo documentário?
O que o atletismo foi capaz de proporcionar à Rosinha?
O que Rosinha quis dizer quando falou que queria ser uma Borboleta?

3º Momento:
Solicitar aos/as alunos/as que procurem em jornais locais ou revistas, notícias de esporte ou outras atividades esportivas e que identifiquem nas reportagens alguns elementos importantes: reações dos esportistas frente a partidas em que não venceram; manifestação de agressividade durante competições, reação de satisfação durante competições, comentários relevantes.

4º Momento:
Cada aluno/a deverá produzir um texto com o seguinte título: Esporte : o importante é participar!

Recursos Complementares
Professor/a, o vídeo sugerido abaixo é um excelente recurso para os professores de educação física e demais professores que lidam com alunos com necessidades educacionais especiais.
Vale a pena conferir!
Vídeo: Esporte como fator de inclusão , disponível em:


Texto: Esporte: ferramenta de inclusão, disponível em:


Artigo: Esporte, educação e inclusão social: reflexões sobre a prática pedagógica em Educação Física, disponível em:


Texto: Atletas para valer, disponível em:


Projeto Social inclusão pelo esporte, disponível em:



Avaliação
Professor/a, procure identificar por meio da sua observação se os/as alunos/as perceberam a importância do esporte enquanto atividade que contribui para a formação humana.
Observe as reações dos/das alunos/as quando foi discutido sobre a questão da inclusão e caso tenha havido manifestação de preconceito racial, ou preconceito contra alunos/as com necessidades educaioanis especiais, dentre outros, sugere-se que sejam desenvolvidas outras aulas com essa temática para trabalhar tal conteúdo com os/as alunos/as.
Solicite aos/as alunos/as que como atividade avaliativa eles/as apresentem uma proposta de atividade recreativa para ser realizada na aula de educação física ou no recreio que envolva alunos/as tanto da sua classe quanto alunos/as de outras classes com o objetivo de promover uma integração entre os grupos.


Para-atleta não, super-atleta! (Esportes adaptados)

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Aprender sobre as diversas formas de se jogar os esportes adaptados bem como e as peculiaridades de cada uma dessas práticas.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao espaço, os objetos e os colegas através dos movimentos adaptados para cada prática.
- Aprender sobre a importância da superação para vida de cada um desses grandes atletas paraolímpicos.







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios