A Deficiência e o Esporte
Leve linguagem inclusiva para os pequenos...
São tantas possibilidades objetivas:
Valores,cidadania,gêneros textuais,produção
e interpretação de textos,interdisciplinaridade...
Enfim, muita "linguagem" importante
para combater contextos discriminatórios,
trazendo informações e conhecimentos.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes;
■Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade;
■Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada;
■Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriais - podem participar da paraolimpíada;
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
■Aula interativa;
■Sala de vídeo;
■Utilização do laboratório de Informática.
■Elaboração de materiais adaptados para o jogo de boliche para pessoas com Deficiência Visual. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização de uma atividade nestas aulas.
Tabela 1: Materiais
Materiais para o jogo de boliche / Comentários
Garrafas pet / Utilizadas para embalar refrigerantes de 2 litros
Grãos ou pedras / De feijão, milho ou similar; pedras usadas na construção civil
Tintas laváveis nas cores: Azul, amarela, vermelha,verde, preto, branco/ Para pintar as garrafas; encontradas em mercados.
Bola com Guizo / Uma bola de tênis dentro de uma sacola de plástico pode ser a bola de guizo
Faixa de tecido preto / Para vedar os olhos do aluno que estará jogando o boliche
Pincel / Para pintar as garrafas pet
Sacola plástica / Para colocar a bola dentro e a mesma funcionar como uma bola de guizo
Motivação:
Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a imagem abaixo (Fig. 1).
Figura 1: Atleta com Deficiência
http://liverun.blogtv.uol.com.br/img/Image/LiveRun/2008/Agosto/pistorius_ouro_pequim.jpg
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre esta com os alunos.
Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão
1. O que a pessoa da imagem está fazendo?
2. Vocês observaram as pernas desta pessoa? Como elas são?
3. Será que a pessoa está praticando algum tipo de esporte? Qual?
4. Vocês acham que essa pessoa tem alguma deficiência?
5. Vocês acham que a pessoa com deficiência pode praticar esportes? Por quê? Quais, por exemplo?
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá distribuir para cada dupla a reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez” (Fig. 2), conforme link abaixo.
Link da reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez”:
Figura 2: Reportagem Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez
Sugestão:
O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura do texto em questão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura
1. Qual o principal assunto abordado na reportagem?
2. Há alguma relação entre a imagem apresentada anteriormente e a reportagem?
3. Quantas vezes o atleta Oscar Pistorius conquistou a medalha de ouro?
4. Em qual categoria o atleta Oscar Pistorius compete?
5. Vocês já ouviram falar sobre esta categoria, conhecido como T44?
6. Vocês sabem o que é uma Paraolimpíada?
Quando todos terminarem de expressar suas respostas sobre a reportagem, o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre a Deficiência e o Esporte.
Atividade 2
Dando continuidade à aula, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para iniciar uma pesquisa a ser feita utilizando a Internet.
Temas para a pesquisa
1.Definição de Paraolimpíada.
2.Tipos de deficiências presentes na Paraolimpíada.
3.Modalidades de esportes praticados e disputados na Paraolimpíada.
4.Como é praticado o esporte na Paraolimpíada.
5.Movimento Paraolímpico no Brasil.
6.Jogos Paraolímpicos de Inverno.
7.Benefícios do esporte na vida da pessoa com deficiência.
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla.
Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.
Sites para a realização da pesquisa:
http://www.cpb.org.br/ (Fig.3)
http://www.abda.org.br/ http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/
Figura 3: Site do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Atividade 3
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntanto as duplas da seguinte forma:
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
■Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;
E assim por diante.
Os membros do grupo deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
Atividade 4
Em seguida, o professor deverá solicitar que os grupos formados na atividade anterior, elaborem um mural (Fig.4) sobre a Paraolimpíada.
O mural deverá contemplar os resultados das pesquisas feitas pelos integrantes do grupo, devendo ter textos informativos e figuras. Feito isso, os alunos deverão expor os murais em um local que seja acessado por todos da escola, para que o conhecimento possa ser socializado.
Figura 4:Mural sobre a Paraolimpíada Fonte: Do Autor.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
O professor poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Vocês já imaginaram como as pessoas com Deficiência Visual (DV) jogam boliche?
Em seguida, o professor apresentar o vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado” , com duração de 01 minuto e 23 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado”
O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda como elaborar um jogo de boliche adaptado para que crianças com Deficiência Visual possam jogar.
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, cada grupo deverá confeccionar o seu próprio jogo de boliche, como apresentado no vídeo em que assistiram.
Para isso, os alunos deverão utilizar os materiais que foram solicitados na tabela 1.
Quando os grupos terminarem de construir o jogo de boliche (as peças que compõem este), os alunos deverão iniciar um campeonato entre os grupos denominado “Boliche Inclusivo”.
O professor poderá dar pirulitos como prêmio ao grupo vencedor do campeonato “Boliche Inclusivo”.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido a pessoa com Deficiência pode praticar esportes, desde que haja adaptações que venham de encontro com as suas necessidades específicas.
Além disso, que o esporte para a pessoa com deficiência é uma forma de socialização, conquista, superação, o que proporciona benefícios físicos e psicológicos para essas pessoas, assim como para as pessoas sem deficiência.
Recursos Complementares
Os links abaixo se referem ao conceito de Deficiência e o Esporte:
http://neidabrandao.wordpress.com/2008/06/16/esporte-prova-de-superacao-para-os-deficientes-fisicos/
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através do envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.
É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com deficiência pode praticar esportes, sendo que tal pratica é uma forma de superação, autonomia, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição etc.
Atletismo para Portadores de
Necessidades Especiais - Provas de Corrida
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.