BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, julho 10, 2012

Olimpíadas> Jogos lúdicos> Basquete> 10/07/12



Jogos lúdicos para o Basquetebol

Bola ao Arco

Objetivo: noções preliminares de basquete para crianças
Duração: 30 minutos
Material: uma bola de vôlei e dois arcos
Parte Prática:
Colocar os arcos horizontalmente nas paredes ou colunas do ginásio ou quadra, separar seus alunos em dois grupos e pedir para que eles lancem a bola ao arco, mas eles não poderão quicar a bola com a mão aberta e não poderão segurar a bola para passar ou arremessar a cesta, deverão guiar a bola através de "socos" pra cima, por isso a bola de vôlei por ser mais leve e menos perigosa se atingir alguém .
Observação: é uma aula totalmente lúdica, que serve para dar uma pequena noção de basquete aos alunos sem se prender às técnicas do esporte.

Educativos de bandeja no Basquetebol

Jogo: 1. Divide-se a turma em 2 grupos distintos que ficam dispostos nas laterais da quadra. Numera-se (ou nomea-se como quiser) cada aluno de um grupo com os mesmos números correspondentes do outro grupo.
Ao sinal do professor (o número citado), estes alunos deverão correr ao centro da quadra, pegar a bola driblar até a área escolhida para a execução da bandeja e jogar a bola na tabela.
Quem colocar a bola ao centro primeiro após o arremesso (em tabelas diferentes), marcará um ponto para sua equipe.

Jogo 2. As equipes nos fundos da quadra, ao sinal devem correr e pegar as bolas que estarão dispostas na linha central da quadra.
E voltam para sua tabela quicando a bola e em seguida começam a arremessar.
Um membro de cada equipe deve ficar perto da tabela do adversário e contar quantas bandejas foram feitas.
A equipe que conseguir fazer mais bandejas ganha.
Obs: As bolas devem ser em número ímpar para estimular a concorrência do maior número de bolas, ou seja, um aluno pode ficar com duas ou nenhuma bola.

Jogo3. Em forma de estafeta (fila indiana), duas filas ,e em forma de competição, o primeiro aluno da fila com uma bola executa o arremesso, recupera a bola e entrega para o próximo da fila.
Ganhará a fila que fizer primeiro 10 pontos.
Pontuação: 0 pontos=tocara bola na tabela ;
1 ponto=tocar a bola no aro;
3 pontos=converter a cesta.

Jogo4. Divide o grupo em dois times.
Distribui-se arcos numerados dentro e fora da área restritiva, dentro dos quais, as equipes deverão arremessar.
Cada arco terá uma pontuação pré-estabelecida.
O primeiro de cada equipe inicia na posição mais fácil (1) se acertar passa para a (2) e o próximo da fila recomeça na (1).
Os alunos vão progredindo de posição em posição.
Se errar o aluno deve ir pro fim daquela fila (posição) em que está e se vencer progride de arco. Ganha a equipe que conseguir vencer a equipe toda em todas as posições.
 OBS: É demorado este jogo.

Educativo 1. Cada aluno com uma bola , em pé, deve jogar a bola para cima olhado-a fixamente executando uma "quebra de munheca", ou seja, extensão de cotovelo, forçando a rotação contrária da bola, no lugar.

Educativo2. Dois a dois, um de frente para o outro assentados, passar a bola para o colega, olhando a trajetória parabólica e a rotação contrária da bola.

Educativo3. Em grupos de 3 ou 4, com uma bola e um bambolê.
Um dos alunos irá segurar um arco lateralmente e acima da cabeça, os outros componentes do grupo irão tentar fazer o arremesso atingindo o alvo.
Obs: poderá ser usado balões, bolas de diversos pesos e medidas.

Passe de gancho/Aquecimento

Objetivo: Aquecimento para o treinamento do passe de gancho.
Duração: 3-7 min;
Material: Bolas e Apito.
Parte Prática:
EXECUÇÃO: alunos dispostos em fileiras ocupam os quatro lados da quadra, com a frente voltada para o interior da mesma.
Ao sinal do professor, procuram simultaneamente sentar do lado oposto em fileira, voltados para o interior da quadra.
Vencerá o grupo que conseguir fazer tudo corretamente prim

Trocando de Time - Futsal Objetivo: marcação, situação de inferioridade numérica, passe

Material: quadra poliesportiva e uma bola
Aproveitamento: handebol ou basquete
Dois alunos (um de frente para o outro) fazem passes em deslocamento (um desloca de frente e o outro de costas) saindo de uma quadra em direção a outra.
Após os passes e após o aluno que está se deslocando de costas passar para outra quadra, o aluno que está se deslocando de frente domina a bola e faz um toque rápido para outro aluno que já estava esperando na outra quadra.
Neste momento temos a situação de inferioridade numérica (2x1), o aluno que estava se deslocando de costas, após passar para outra quadra, se torna jogador de defesa, enquanto os outros dois alunos devem definir a jogada rapidamente.
É importante destacar a utilização dos passes para os alunos que estão em superioridade numérica, para trabalhar o fundamento.
COMENTÁRIOS:É um exercício de situação real de jogo trabalhando a marcação e deixando de lado individualismo.

Basquete Recreativo (Bola Cruzada)

Objetivo: Aprender os fundamentos do basquete com atividades lúdicas
Duração: 15 minutos
Material: bola, cone
APROVEITAMENTO: Recreação
Dois grupos são divididos e dispostos em fileiras A e B.
Alternam-se os componentes das fileiras.
O componente inicial da fileira A passará a bola para o companheiro que está na fileira B, que então retornará a bola a um da fileira A e assim por diante, enquanto o B fará o mesmo.
A bola deverá chegar até o último componente de cada grupo e depois retornar ao primeiro, que deverá lançá-la no aro, marcando ponto para sua equipe.

Peão
A turma formará dois grupos, que formarão dois círculos na quadra em pé, com uma pessoa escolhida de cada grupo para ficar dentro do círculo oposto.
As pessoas do círculo começam passar a bola um para o outro.
A pessoa que está dentro do círculo correrá em volta do círculo para tentar pegar a bola.
Assim que a bola for pêga, o jogador deverá correr para lançá-la num cone ao final da quadra, tentando derrubá-lo, enquanto o que perdeu a posse de bola deverá impedir, fazendo a marcação individual.

Tabela, aro e cesta

Objetivo: jogo cooperativo
Duração: indeterminado
Material: bola e quadra de basquete
Parte inicial: alongamento e pique corrente
Pique corrente:
Corrente:Cada aluno que for pêgo deve integrar-se à corrente que o pegou.
O pegador começa tentando pegar os outros colegas que correm aleatoriamente, e quem for pêgo deve dar a mão a ele e fará parte da corrente.
Os dois transformam-se em pegadores e a corrente vai crescente a medida que os alunos forem sendo pêgos. Para maior agilidade da atividade, escolher mais de um pegador formando assim várias correntes.
 O pique só termina quando todos os alunos forem pêgos.
Parte principal, o jogo:
Divide-se a turma em dois grandes times.
 Os alunos deverão realizar o jogo de basquete sem quicar ou andar com a bola ou seja, apenas usar o passe.
Para marcar pontos poderão arremessar a bola apenas de fora da linha da área do gol(do futsal ou handebol).
Se a bola tocar na tabela, a equipe marca 1 ponto, quando a bola bater no aro marca 2 pontos, se a bola entrar na cesta marca 3 pontos e se a bola não tocar em nenhum dos três, zera a quantidade de pontos.
Parte final:
Reunir os alunos e obter a opinião deles sobre a atividade e recolher sugestões para mudanças nas regras.

Cesta numerada

Os participantes deverão ser divididos em duas equipes.
Cada equipe deverá estar dispostas em fila um do lado do outro no final da quadra de basquete.
O monitor deverá dizer um número (não repetido na mesma equipe).
Outro monitor ficará no meio da quadra com duas bolas de basquete, quando este falar o número de um participantes, ele deverá correr até o meio da quadra, pegar uma bola e correr em direção a cesta de basquete afim de fazê-la.
Quando um dos participantes de uma das equipes fizer a cesta, os dois deverão recolocar a bola no centro da quadra e o monitor deverá falar outro número
Vence a equipe que fizer mais números de cestas.

Bamboball

Os participantes deverão ser divididos em duas equipes dispostas em fila.
Cada aluno estará posicionado dentro de um bambolê.
O primeiro aluno de cada equipe, fará um passe de peito (basquete) ao segundo e assim sucessivamente até o último, que deverá pegar a bola e sa ir batendo-a até se posicionar no bambolê do primeiro aluno, os alunos de vem sempre alterar suas posições.
Vence a equipe que terminar primeiro.
 




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios