quinta-feira, outubro 23, 2025

A nuvem>Consciência ambiental>O clima>Literatura lúdica>Mudanças climáticas> 23/10/2025

 

Claude Ponti/Zeca Baleiro

Trompolina e Fubazim brincam de "meteorolô", provocando as condições do tempo. 
Mais brigam do que brincam, na verdade, causando uma verdadeira tempestade.

Sobre a obra: Hoje trago para vocês como sugestão de leitura esse interessantíssimo livro da Ftd Educação cujo título é "A nuvem", ele foi escrito e ilustrado por Claude Ponti e traduzido por Zeca Baleiro. Esse livro aborda de forma bem didática os fenômenos meteorológicos e como podemos ajudar as crianças a lidar com eles. AQUI, AQUI

Obra do renomado autor francês favorece o letramento literário e estimula as crianças a perceberem a sonoridade das palavras, ensinando as condições meteorológicas para os personagens da coleção Trompolina e Fubazim.
 Aprender a reconhecer fenômenos atmosféricos e a lidar com eles pode ser um desafio na infância. 
A nuvem  ajuda, de um jeito divertido e repleto de fantasia, a ensinar os cuidados que se deve ter com as mudanças de tempo: quando chove, precisamos de guarda-chuvas; quando esfria, vestimos roupas que nos aqueçam; quando faz sol, podemos precisar de óculos escuros; e assim por diante.  Fonte  
Aula/Investigação científica: A origem das nuvens: AQUI
A nuvem que queria chover onde era preciso: AQUIAQUI
Contextos investigativos: AQUI

O clima/Susan Boshouwers/Margot Senden
O que o sol faz? Por que chove? 
Os fenômenos da natureza são sempre um motivo de curiosidade, pois nos convidam a perceber a impermanência das coisas e ativam nas crianças o senso investigativo. 
O clima é um livro que faz parte da coleção Quero Saber, composta de livros ilustrados informativos que abordam questões sobre o mundo e o ambiente que nos rodeia, do passado até o presente. 
De forma lúdica e inteligente, esses livros contam às crianças tudo o que elas querem saber. 
Mas o que é então o clima?
Em O clima, por meio de incríveis ilustrações e um texto informativo convidativo, os leitores serão levados a entender um pouco mais sobre como o clima funciona. 
As crianças estão sempre cheias de perguntas e curiosidades; que tal instigá-las a saber mais sobre o mundo à nossa volta?

Práticas de linguagem: Leitura/escuta
Unidades temáticas:
  • Ciências – Terra e Universo;
  • Geografia – Conexões e escalas;
  • Formas de representação e pensamento espacial;
  • Natureza, ambientes e qualidade de vida;
  • História – A noção de espaço público e privado
    Objetos do conhecimento:
  • Pesquisa (EF35LP17);
  • Compreensão em leitura (EF03LP24);
  • Características da Terra (EF03CI07);
  • Observação do céu (EF03CI08);
  • Usos do solo (EF03CI10);
  • Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04);
  • Representações cartográficas (EF03GE07);
  • Impactos das atividades humanas (EF03GE11);
  • A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental (EF03HI10).

  • Roteiro de leitura: AQUI
    O vídeo apresenta os símbolos que representam o clima; e objetos usados no calor e no frio. AQUI
    Como está o tempo? AQUI, Cantando: AQUI
    Sugestões: Aulas: 
    Previsão do tempo: AQUI
    Descrevendo o clima do dia: AQUI
    Alteração do tempo atmosférico: AQUIAQUI ( cantando Terezinha de Jesus/clima)
    Crise climática: AQUI



    Proposta Pedagógica EducaDesafios: “Como Está o Tempo Hoje?”
    Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)
    Área do conhecimento: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes Visuais
    Objetivo Geral
    Estimular a observação, a comunicação oral e o raciocínio lógico das crianças por meio da exploração dos fenômenos naturais relacionados ao clima, desenvolvendo a percepção ambiental e a expressão artística.
    Justificativa
    O estudo do clima é uma excelente forma de aproximar as crianças da natureza e do cotidiano. Ao observar o tempo, elas constroem hipóteses, ampliam o vocabulário e aprendem a registrar informações.
    O uso do painel “Como está o tempo?” torna o aprendizado visual, lúdico e interativo, respeitando diferentes estilos de aprendizagem — essencial para a inclusão de alunos autistas e com outras necessidades específicas.
    Habilidades e Competências (BNCC)
    Campos de Experiência:
    • O eu, o outro e o nós (EI03EO01): demonstrar atitudes de cuidado com o ambiente e com os fenômenos naturais.
    • Corpo, gestos e movimentos (EI03CG01): utilizar o corpo para expressar percepções e observações sobre o clima.
    • Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI03EF02): relatar e conversar sobre situações do cotidiano (ex: “Hoje está chovendo”).
    • Traços, sons, cores e formas (EI03TS01): expressar-se por meio do desenho e da pintura sobre o tempo.
    Fenômenos da natureza: AQUI
    Rios voadores: AQUI
    Aquecimento global: AQUI
    Enchentes: AQUI
    Azul e lindo planeta terra: AQUI
    Mudanças climáticas: AQUI
    Chuva: AQUI
    Nuvens: AQUI
    Desmatamento: AQUI
    Reciclagem: AQUI



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
    Obrigada pela visita e volte mais vezes!
    Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
    Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
    O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.