quarta-feira, janeiro 15, 2020

LITERATURA INFANTIL>CONTEÚDOS/Ciências/História/geografia + BNCC>Sugestões desta obra>15/01/2020

Linguagem e Afins trás este PDF do livro didático,que contempla LITERATURA INFANTIL
 O LIVRO INFANTIL,pode e deve estar presente nas aulas de Ciências/História/Geografia.
Sugestões para planos de aulas/BNCC
Em cada unidade tem sugestões literárias,  e nos índices laterais do blog Linguagem Afins vocês encontrarão alguns títulos lincados,com atividades.

Não significa,obviamente que precisarão adotar a coleção. Porém,está muito bem exemplificado, correspondendo aos conteúdos da BNCC. Basta seguir o manual como norteador. 
E o mais importante,levar a literatura infantil definitivamente para  as aulas,de forma interdisciplinar.

Um exemplo: Cada unidade tem: Conteúdo/Unidades temáticas abordadas/Objetivo de conhecimento abordado/Habilidades contempladas. Tudo bem explicadinho...

A coleção é formada por textos e seções. 
Ocupando algumas páginas em cada unidade, em menor quantidade nos anos iniciais e maior nos anos finais, estão os textos informativos. 
Partimos do princípio de que os alunos aprendem lendo textos objetivos, treinam as competências leitoras e de compreensão e se preparam para os estudos futuros, onde predominam cada vez mais os textos objetivos. 
Ao escrever esses textos procuramos construir frases simples, parágrafos curtos, entremeados com imagens, para estimular a leitura. 
Além dos textos há estas seções. • Infográfico de abertura • Vamos conversar • Oficina • O que estudamos • Atividade integradora • Sugestões de leitura • Navegando • Referências bibliográficas

Vamos ao que nos interessa!! SUGESTÕES DE LEITURAS
Nesta seção vocês encontram sugestões de leitura dos Acervos Complementares do Ministério da Educação e Cultura que foram distribuídos para as escolas públicas e que estão relacionados aos conteúdos da coleção.
Editora AJS
Manual do professor
Ciências/Geografia/História
1º ao 5º ano ( separadamente)

A Coleção Meu livro de Ciências, História e Geografia foi planejada tendo como guia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecida para essas disciplinas. 

Os conteúdos abordados e a proposta de trabalho que a coleção adota estão apresentados neste Manual.

Apresentamos também as orientações específicas relativas às práticas de sala de aula e estratégias de ensino, distribuídas ao longo das páginas do livro do aluno, assim como a relação entre os conteúdos trabalhados e os objetos de conhecimento, competências gerais e específicas, consignados na BNCC. 

Também ao longo das páginas do livro do aluno, estão apontadas as habilidades da BNCC trabalhadas em cada grupo de atividades apresentadas. 
Entregamos este trabalho a você, com a certeza de que ele será uma ferramenta de apoio eficiente em suas aulas, dando vida a sua relação com os seus alunos. 

Os autores : Cristina A.Carvalho/Francisco M.Garcia/Rosicler M.A.Rodrigues
Link disponível nesta data de pesquisa/15/01/2020
Exemplo para navegar
1ºano/Cada um é único: Como você é/Como somos/
BNCC A exploração dessa imagem contempla a seguinte habilidade da BNCC: 
(EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções. Essas perguntas ajudam na compreensão da habilidade (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
BNCC As propostas de exploração da imagem introduzem ações que contemplam a habilidade da BCNN: (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Daqui seguem as demais orientações destinadas a esta coleção. Claro, você pode pesquisar e adaptar para a sua realidade escolar e livro didático.

HORA DA HISTÓRIA
Alguns exemplos
Linguagem e Afins possui mais de mil títulos lincados
Livro: Os guardados da vovó/Nye Ribeiro
Citado na página 84/ A história de cada um
Professor, a partir da questão, explore aspectos gerais das memórias, ressaltando que cada uma tem um lugar e um tempo. Explore as memórias coletivas das crianças; se tiveram, por exemplo, uma mesma professora na Educação Infantil, ou se moram no mesmo lugar. Mostre que as memórias podem ser compartilhadas. 
Linguagem e Afins sugere as tags
 Árvore genealógica: AQUI
Família:AQUI
Memórias:AQUI
Fotografia:AQUI
Kaba Darebu
Citado p.75
Rápido Como Um Gafanhoto
Citado p.109



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.