BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, janeiro 15, 2020

LITERATURA INFANTIL>CONTEÚDOS/Ciências/História/geografia + BNCC>Sugestões desta obra>15/01/2020

Linguagem e Afins trás este PDF do livro didático,que contempla LITERATURA INFANTIL
 O LIVRO INFANTIL,pode e deve estar presente nas aulas de Ciências/História/Geografia.
Sugestões para planos de aulas/BNCC
Em cada unidade tem sugestões literárias,  e nos índices laterais do blog Linguagem Afins vocês encontrarão alguns títulos lincados,com atividades.

Não significa,obviamente que precisarão adotar a coleção. Porém,está muito bem exemplificado, correspondendo aos conteúdos da BNCC. Basta seguir o manual como norteador. 
E o mais importante,levar a literatura infantil definitivamente para  as aulas,de forma interdisciplinar.

Um exemplo: Cada unidade tem: Conteúdo/Unidades temáticas abordadas/Objetivo de conhecimento abordado/Habilidades contempladas. Tudo bem explicadinho...

A coleção é formada por textos e seções. 
Ocupando algumas páginas em cada unidade, em menor quantidade nos anos iniciais e maior nos anos finais, estão os textos informativos. 
Partimos do princípio de que os alunos aprendem lendo textos objetivos, treinam as competências leitoras e de compreensão e se preparam para os estudos futuros, onde predominam cada vez mais os textos objetivos. 
Ao escrever esses textos procuramos construir frases simples, parágrafos curtos, entremeados com imagens, para estimular a leitura. 
Além dos textos há estas seções. • Infográfico de abertura • Vamos conversar • Oficina • O que estudamos • Atividade integradora • Sugestões de leitura • Navegando • Referências bibliográficas

Vamos ao que nos interessa!! SUGESTÕES DE LEITURAS
Nesta seção vocês encontram sugestões de leitura dos Acervos Complementares do Ministério da Educação e Cultura que foram distribuídos para as escolas públicas e que estão relacionados aos conteúdos da coleção.
Editora AJS
Manual do professor
Ciências/Geografia/História
1º ao 5º ano ( separadamente)

A Coleção Meu livro de Ciências, História e Geografia foi planejada tendo como guia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecida para essas disciplinas. 

Os conteúdos abordados e a proposta de trabalho que a coleção adota estão apresentados neste Manual.

Apresentamos também as orientações específicas relativas às práticas de sala de aula e estratégias de ensino, distribuídas ao longo das páginas do livro do aluno, assim como a relação entre os conteúdos trabalhados e os objetos de conhecimento, competências gerais e específicas, consignados na BNCC. 

Também ao longo das páginas do livro do aluno, estão apontadas as habilidades da BNCC trabalhadas em cada grupo de atividades apresentadas. 
Entregamos este trabalho a você, com a certeza de que ele será uma ferramenta de apoio eficiente em suas aulas, dando vida a sua relação com os seus alunos. 

Os autores : Cristina A.Carvalho/Francisco M.Garcia/Rosicler M.A.Rodrigues
Link disponível nesta data de pesquisa/15/01/2020
Exemplo para navegar
1ºano/Cada um é único: Como você é/Como somos/
BNCC A exploração dessa imagem contempla a seguinte habilidade da BNCC: 
(EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções. Essas perguntas ajudam na compreensão da habilidade (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
BNCC As propostas de exploração da imagem introduzem ações que contemplam a habilidade da BCNN: (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Daqui seguem as demais orientações destinadas a esta coleção. Claro, você pode pesquisar e adaptar para a sua realidade escolar e livro didático.

HORA DA HISTÓRIA
Alguns exemplos
Linguagem e Afins possui mais de mil títulos lincados
Livro: Os guardados da vovó/Nye Ribeiro
Citado na página 84/ A história de cada um
Professor, a partir da questão, explore aspectos gerais das memórias, ressaltando que cada uma tem um lugar e um tempo. Explore as memórias coletivas das crianças; se tiveram, por exemplo, uma mesma professora na Educação Infantil, ou se moram no mesmo lugar. Mostre que as memórias podem ser compartilhadas. 
Linguagem e Afins sugere as tags
 Árvore genealógica: AQUI
Família:AQUI
Memórias:AQUI
Fotografia:AQUI
Kaba Darebu
Citado p.75
Rápido Como Um Gafanhoto
Citado p.109





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios