sábado, julho 31, 2021

Sr. tigre solto na floresta>Selvagem>Hora da história>Atividades PDF>31/07/2021

Peter Brown

Ninguém esperava isso do sr. Tigre. Sempre tão comportado, tão polido, tão educado. De terno e cartola, lá estava ele, totalmente acostumado à vida na cidade, aos cumprimentos distantes, ao refinado chá da tarde – a um mundo em que todos os animais mal parecem... animais. No fundo, o sr. Tigre sabia que tinha alguma coisa faltando. Ele queria se soltar, queria ser selvagem. E, um dia, foi isso o que ele fez. Só que, num mundo tão civilizado, a mudança não pegou muito bem.. Continua: AQUI

Ouvindo a história: AQUI

Atividades pdf: AQUI

Kit de atividades : AQUI

Do mesmo autor: Minha professora é um monstro: AQUI

Emily Hughes

“Ninguém pode domar uma criatura assim tão feliz e selvagem…”Ela não conhecia nada a não ser as coisas da natureza. Ursos a ensinaram a comer, aves a falar, raposas a brincar.

Ela era livre, indomável e irreprimivelmente selvagem. Isto é, até o dia em que encontra na floresta um novo animal que a leva para longe dali. Agora ela vive no conforto da civilização.

Mas será que a civilização vai se sentir confortável com ela? Neste surpreendente livro de estreia, Emily Hughes imprime uma graça incomum em lindos desenhos, cheios de cor, atmosfera e inventividade.

Selvagem é uma obra repleta de um assombroso esplendor visual para encantar crianças e agradar às suas tendências mais desregradas.

"A forma como falamos, nossos sotaques, vocabulários… a forma como nos comportamos com nossos jeitos e trejeitos regionais característicos de onde viemos e nascemos é parte do que somos e se estamos felizes assim e isso não é mal ou ruim, não há porque ter vergonha." Fonte

O que a infância tem de selvagem? AQUI

Ouvindo a história: AQUI

Aulas/ Nova Escola/Remotas

Respeito as diferenças: AQUI

O nosso eu com os outros: AQUI

No Linguagem:

Um porco veio morar aqui: AQUI

Boas maneiras e combinados: AQUI

Comportamento: AQUI

Convivência: AQUI

Volta às aulas: AQUI



sexta-feira, julho 30, 2021

O espelho de Lelê> O cabelo e o sorriso de Lelê>Quero meu cabelo assim>O cabelo da menina> PDF>Identidade>30/07/2021


Valéria Belem
Lelê cresceu, mas continua a mesma menina cheia
de indagações e em busca de respostas. Vamos lá?


“O espelho de Lelê” conta a aventura que Lelê vivenciou quando se olhou no espelho e percebeu que havia algo diferente com ela. Então, até a menina descobrir o que mudou, ela fez várias caretas, olhou desconfiada para si, até perceber que as mudanças faziam parte de sua vida e aprendeu a gostar do que ela estava se tonando.  O texto da narrativa e as ilustrações são colocados no livro como se estivessem em movimento. O livro aqui tratado é uma sequência de outra obra de Valéria Belem, chamada “O cabelo de Lelê”, onde a protagonista da história é pequenina e se dedica a outras questões.

Essa literatura pode ser usada em intervenções educativas nas aulas de Ciências, para introduzir aos alunos o conteúdo sobre o crescimento humano e também em atividades das aulas de sociologia para pensar o espaço escolar como local de transformações.

A história contada: AQUIAQUIAQUI

Atividade: AQUI

Nesta história, Lelê descobre que um dia não é igual ao outro. Há momentos que despertam diferentes sentimentos. Em um dia como qualquer outro, a menina, que nasceu sorrindo, vai descobrir como lidar com suas emoções e que alguns detalhes fazem a diferença nos nossos sentimentos. Acompanhe as descobertas de Lelê.

Ainda não encontrei atividades sobre o sorriso...

O cabelo de Lelê:    AQUI e AQUI

Marcelo Franco

A família de Lucas havia sido escrava em um engenho de cana de açúcar em Redenção há muito tempo. O avô dele morou lá, mas adorava o mar, por isso se mudou para Canoa Quebrada, cidade de praia.

Baixar livro: AQUI
Ouvindo: AQUI
Atividades: AQUI
Para possibilitar que as crianças expressem seus sentimentos, garanta em sua prática diária diversas oportunidades para conversarem sobre como se sentem em relação ao corpo e à identidade. É por meio do exercício diário da compreensão de si e da interação com o outro, partindo de situações simples do dia a dia, que o aprofundamento de questões como essas se torna possível

Brincando de cuidar dos cabelos: AQUI

Meu crespo é de rainha: AQUI

O cabelo da menina/Fernanda Takai

Um dia, ela acordou com a cabeleira malucona. Iria para a escola mesmo assim? Sim, ela iria para a escola principalmente assim. Por que não? Na escola, a atitude da menina causou grande repercussão e o resultado foi inusitado. Acompanhando com leveza esse dia nada normal da menina e de seu cabelo, O cabelo da menina destaca a importância da autoestima e de reconhecer o que há de belo em cada pessoa.

Sobre a obra ouvindo a história,  AQUIAQUIAQUI

Baixar livro: AQUI

Atividades pdf: AQUIAQUI



terça-feira, julho 27, 2021

Daniel no mundo do silêncio>A fábula da arca de Noé>Rapunzel>Cinderela>Literatura surda>27/07/2021


Walcyr Carrasco

Quando Daniel perde a audição, aos 7 anos, ele precisa aprender a comunicar-se de outra maneira: com as mãos. Os seus pais e o irmão mais novo dão o maior apoio durante essa adaptação, e os seus pais matriculam-no numa escola especializada em educação para surdos, onde ele aprende a LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. É assim que ele e a família se comunicam. Depois de um tempo, Daniel passa a frequentar simultaneamente uma escola comum. Nesta, porém, ele sofre bullying e não consegue interagir com os colegas, pois ninguém compreende a língua de sinais. Tudo muda quando o garoto por pouco não sofre um grave acidente devido à surdez. A cena é presenciada por uma colega de classe que, naquele instante, entende o que é ser surdo. A partir daí surge a solidariedade. Os colegas descobrem que falar com as mãos pode ser divertido e ganham um amigo esperto e inteligente. E a diretora da escola providencia um intérprete de LIBRAS para acompanhar Daniel durante as aulas, uma obrigatoriedade legal que ela desconhecia.

Sobre a obra: AQUI

Cliquem para baixar a proposta  de trabalho: AQUI

Claudio Mourão
Capitão Noé e sua família construíram uma grande arca. Convidaram amigos de vários lugares para conhecê-la. No dia da inauguração todos esperavam ansiosos pela abertura da porta. Entre elefantes, macacos e formigas, estava Dado com seus pais dálmatas. E enquanto conhecia a arca, Dado acabou se perdendo. Onde andará o pequeno dálmata, e o que terá acontecido?

A fábula: AQUI , AQUI

Cinderela e Rapunzel surda: AQUI




O livro Rapunzel Surda é um livro de literatura infantil do Brasil escrito em língua de sinais .O livro Rapunzel Surda é uma versão do tradicional conto que insere elementos da cultura e identidade surda. Essa releitura inédita da história é acompanhada da escrita dos sinais (SW), ilustrações e uma versão em português. Voltada para o público surdo infantil, a obra é o resultado da pesquisa desenvolvida por Lodenir Becker Karnopp, Caroline Hessel e Fabiano Rosa,

AQUI (também) AQUI






Vaca branca, mancha preta>Hora da história>Autoestima>Inclusão>27/07/2021


Pablo Bernasconi

Jornada de autoconhecimento de uma  vaca que não aceitava suas manchas

Na manhã de sol, a vaca mais vaidosa da fazenda se deu conta, pela primeira vez, de que seu corpo estava cheio de manchas pretas...

Assim começa essa linda história de busca e descobrimento na qual uma vaca muito especial se lança à aventura de ser diferente.

Valores: aceitação de si mesmo, diferenças, autoestima, inclusão.

Trabalhar as diferenças e combater estereótipos no imaginário dos pequenos é a proposta do título “Vaca branca, mancha preta”. Voltada para crianças a partir de cinco anos, apresenta a história de uma vaquinha que se vê diferente das demais. Na narrativa, a vaca mais vaidosa de uma fazenda se dá conta que tem o corpo cheio de manchas pretas. A partir disso, as crianças acompanham como a personagem se descobre diferente no meio em que está e o processo de autoconhecimento pelo qual a vaquinha passa. Mais sobre a obra: AQUI

Varal de histórias

Como fazer a vaquinha

A vaquinha foi feita em frente e verso desenhada em cartolina e entre ela colei um palito para ajudar no manuseio. Utilizei, também, um material que acho bem interessante: o acetato! Nele eu pintei as manchas que colocava e retirava dela para dar a ideia de transformação. Assiste a história que você vai entender
Costumo usar a música como um dos recursos para contar as histórias e a gravação nem sempre é simples. Dessa vez, por exemplo encontrei muita dificuldade em sincronizar os movimentos do objeto com a música mas depois de muito ensaio deu certo.

AQUI

Atividade/quebra cabeça: AQUI

Aula: AQUIAQUI

Atividades sugeridas: AQUI

O planeta das bolinhas: AQUI

O lobo que queria mudar de cor: AQUI

Mancha a menina maldesenhada: AQUI

segunda-feira, julho 26, 2021

Literatura surda>Patinho surdo>Inclusão> Hora da história>26/07/2021

 

Fabiano Rosa

Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente (KARNOPP, 2010, p. 161).

Vídeos com literatura surda:  Ensino religioso também:  AQUI

Você gosta de historinha? Conhece a história do “Patinho Feio”? Hoje nós vamos conhecer outra versão, neste roteiro de estudo iremos conhecer a história do “Patinho Surdo” de autoria de Fabiano Rosa e Lodenir Becker Karnopp e uma música sobre as diferenças. Essa história é um convite para refletir sobre as nossas atitudes perante o outro. Será se estamos respeitando às diferenças? Respeito e valorizo meus amigos, familiares, independente das suas diferenças?

AQUI

O vídeo apresenta a história infantil “Patinho Surdo” de autoria de Fabiano Rosa e Lodenir Becker Karnopp e ilustrações de Maristela Alano. Nessa história você vai viajar pelo mundo da imaginação e pensar como era a vida do patinho surdo até ele encontrar sua família e a língua de sinais. Vamos conhecer essa história?   AQUI

O vídeo Canteiro Diferenças de Margareth Darezzo apresenta uma música sobre a importância de valorizarmos e respeitarmos às diferenças.

AQUI

Literatura surda: O patinho surdo: Patinho Surdo, trata-se de uma adaptação Surda de Lodenir Karnopp e Fabiano Souto Rosa e publicado pela editora da ULBRA.

É um ótimo material para se trabalhar em classes inclusivas e classes de crianças surdas questões como identidade, literatura e cultura surda, além da importância do aprendizado da língua de sinais, no Brasil a Libras. O Livro além das imagens vem com o texto escrito em português. As gravuras do Livro são para pintar, o que o torna um ótimo presente para crianças.

AQUI , AQUI

sábado, julho 24, 2021

Mímicas>Expressões corporais>Atividades lúdicas>Estímulos literários>Atividades PDF>24/07/2021

Emoções através de gestos

A mímica é a linguagem do gesto. A mímica ou linguagem corporal contribui muito mais do que imaginamos. Mais de 50% da informação que transmitimos tanto os adultos como as crianças as fazemos de maneira não verbal. 

Esses jogos de mímica ajudam as crianças a expressar sentimentos e a controlar os movimentos do seu corpo de uma forma divertida. Continua: AQUI

Ideias de brincadeiras com leituras para despertar o interesse em ler

Ler é uma prática e por isso buscar alternativas de como despertar nas crianças o hábito de leitura, para estimular a criatividade e a concentração, é especialmente importante nessa fase da vida.

Mímica:

Essa é uma brincadeira com leitura em sala de aula muito simples, que não requer muitos materiais. Basta escrever o nome de histórias infantis clássicas — como “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” — em alguns papéis e, depois, dobrá-los, de modo que os nomes fiquem escondidos.

Em seguida, coloque os papéis em um saquinho e peça para uma das crianças tirar um título. Ela terá que encenar a história sorteada para os coleguinhas. Quem acertar pode ganhar pontos e ser o próximo a fazer a mímica. Veja mais: 

AQUI

Brincadeiras a partir de uma história: ( para explorar a linguagem )

AQUI

+ Para estimular a leitura: AQUI

Brincando de mímicas:

Mais uma vez enfatizamos que para a criança, brincar, além de ser uma maneira de se divertir, é uma forma de recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive. É uma forma de aprender e, por isso, a brincadeira merece destaque na Educação Infantil. Ao brincar, a criança experimenta o mundo, o corpo e traz vivências internas para a realidade: perdas, conflitos, alegrias, elaborando-os por meio da ação.

As brincadeiras de mímica foram escolhidas por acreditarmos que os gestos e as expressões corporais, são de suma importância para o desenvolvimento pleno do indivíduo, sendo, portanto, formas “diferenciadas” de comunicação, de expressão de pensamentos, sentimentos, de relacionar-se com o outro, estimulando a criatividade, o movimento, a atenção. Continua: AQUI

Aula/Jogos de mímicas: AQUI

Telefone sem fio: AQUI

Mais sobre Mímicas/Expressões corporais no Linguagem:  AQUI

Atividades PDF: Brincando com a família: AQUIAQUI

Brincando de inventar: AQUI




Como isso seria se assim não fosse?>Hora da história>Atividade PDF>Brincando de inventar>24/07/2021

Mano Kleber

Era uma vez um menino que gostava de inventar. Um belo dia, depois de muito pensar, ele inventou uma brincadeira bem diferente! Dessas que mexem com a cabeça da gente. E podia brincar gente de toda idade.

Como isso seria se assim não fosse? Baixar: AQUIAQUI

Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

Atividades PDFAQUI

Interpretando: AQUI

Ouvindo e se? AQUI

Atividade: Objetivo: Estimular a imaginação e a criatividade por meio da literatura, levando as crianças aperceberem o seu efeito de sentido.

■ Idade recomendada para a situação didática: a partir dos 8 anos (3º aos 5ºanos)

■ Aspectos a destacar: a importância da criatividade e da imaginação

-Leia e escute a obra E SE?; AQUI

 Neomaly Cavalcante

Brincando de inventar

Que tal aprender brincando? Neste roteiro, você poderá se divertir, criando situações e palavras imaginárias e partir para a ação! Por meio da brincadeira, será apresentado a um livro, poderá estudar suas características e exercitar a leitura e a escrita.

Habilidades da BNCC e muito mais: AQUI

Ouvindo a história: AQUI

Brincando de inventar...: AQUI

Livro: Meninos e meninas, histórias, brincadeiras e fantasias/Edson Gabriel Garcia/PDF

Texto: Medo, medinho medão: AQUI

Texto: Chico Piva: AQUI

Texto: Mamãe, me conta aquela: AQUI


quinta-feira, julho 22, 2021

Quero abraço, o que é que eu faço?> Hora da história>Abraço de longe>Atividades PDF>22/07/2021


Jeanne Willis/Tony Ross
Trad.Ana Maria Machado

"Conscientizar os alunos sobre a importância do abraço em suas diversas formas, não necessariamente o contato, mas o que o carinho significa."

A lesminha só queria um abraço da mãe. Mas a mãe nunca a abraçava, por que será? Talvez porque ela fosse feiosa, gosmenta, molenguinha... A cada animal que encontrava, a lesminha perguntava o que fazer. Seguiu todos os conselhos, tentou tudo que podia; acrescentou asas, pelo, bico e focinho. Até que ela descobriu o que bastava para ser amada.

Ouvindo: AQUIAQUI
Varal de histórias: AQUI
Portal conteúdo aberto: AQUI ( clique na palavra acessar)

Abraço de longe/Ouvindo a história + atividades para imprimir: AQUI

Fazendo uma almofada do abraço: AQUI

Ouvindo a história com recursos: AQUIAQUI

Material de apoio: AQUI

Atividades PDFAQUI

Douglas quer um abraço: AQUI

Saudade do teu abraço: AQUI

Que dificuldade: AQUI


quinta-feira, julho 15, 2021

Gato vermelho, gato azul>Hora da história>Balaio de gatos>15/07/2021

Jenni Desmond

Gato Vermelho e Gato Azul moram na mesma casa. Um é exímio saltador; o outro, superinteligente. Mas quando se encontram, eles mostram que também são bons em outra coisa: brigar! Só que um não sabe do desejo do outro: no fundo, Gato Vermelho queria ser como Gato Azul e vice-versa.
Veja as loucuras que acontecem quando eles tentam trocar de papéis. Uma deliciosa história sobre a descoberta da nossa essência e o reconhecimento da amizade.

Para trabalhar com os pequenos sobre diferenças, aceitação, amizade e ciúmes. Além de brincar com as cores primárias. As ilustrações são bem divertidas, coloridas e dinâmicas.

Sobre a obra: AQUI 

Fafá conta: AQUI

Ana Maura T. dos Anjos

Aborda a importância da verdade para as relações humanas

 OUÇA A LEITURA. BALAIO DE GATOS 

VOVÓ NICE TEM UM BALAIO BEM DIFERENTE UM BALAIO BEM FOFINHO QUE ESTÁ CHEIO DE GATINHOS. NO BALAIO DA VOVÓ, MORAM JACÓ, FITÓ E POTÓ. TODOS ELES SÃO ESPERTOS. BONITOS E INTELIGENTES (...)  

LEIAM O TEXTO PAUSADAMENTE. PERGUNTEM: 

QUEM MORA NO BALAIO DA VOVÓ NICE? TODOS OS GATOS SÃO ESPERTOS, BONITOS E INTELIGENTES?. EM SEGUIDA, PERGUNTE A SUA CRIANÇA SOBRE OS ANIMAIS PREFERIDOS DELA, PEÇA QUE ELA IMITE OS SONS QUE ESSES ANIMAIS FAZEM E CONVERSEM UM POUCO SOBRE AS CARACTERÍTICAS FÍSICAS DELES (POR EXEMPLO: A GALINHA TEM PENAS E DUAS PERNINHAS; O GATO TEM QUATRO PATAS E PÊLOS ETC) FAÇA UM DESENHO DA SUA CASA E DE UM ANIMAL QUE VOCÊ TEM OU GOSTARIA DE TER. ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Balaio de gatos. Ilustração de Saulo Tiago. Fortaleza: Edições IPDH, (Coleção de casa para escola).Fonte

Ouvindo a história: AQUI  

Outro balaio :Sequência didática: AQUI

Gato pra lá, rato pra cá: AQUI

Meu amigo robô: AQUI

quarta-feira, julho 14, 2021

Meu amigo robô>Hora da história>Atividades PDF>Construindo seu robô>Um robô no conserto>Semeando valores>14/07/2021

 

Giselda L.Nicolelis

Atividades pdf: AQUIAQUIAQUI

Construção com sucatas/Atividade pdf: AQUIAQUIAQUI

Livro pdf: AQUI  Baixe: AQUI

Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

Filme robô: AQUI

Ana Maura T.dos Anjos

O livro traz de forma dinâmica e lúdica, a história de um robozinho com problemas comportamentais que precisa de atenção. Para isso, família e escola, em parceira, constroem um plano de ação para contribuir com as mudanças comportamentais do pequeno robô, que também implica em mudança no contexto familiar. 
Bem sabemos, é de indiscutível importância, o acompanhamento da família na vida escolar da criança. Ambos, família e escola, têm responsabilidades diferentes no processo educativo. Cabe à escola a tarefa de contribuir para o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos pela criança, através do ensino. E, à família, a educação, as primeiras transmissões de valores, entre outras aquisições.
Não obstante, temos ouvido discursos de profissionais insatisfeitos com o acompanhamento da família, na escola, assim como, frequentemente nos defrontamos com famílias que dizem ser função da escola, educar seus filhos. 
Isto posto, acreditamos que família e escola são instituições independentes e complementares na tarefa de educar, cabendo à primeira em colaboração com a escola, atuar continuamente no processo de construção de humanos mais solidários e competentes. Essa é uma das propostas do PROJETO SEMEANDO VALORES NA ESCOLA E NA FAMÍLIA das EDIÇÕES IPDH. 
O livro um robô no conserto  faz parte da coleção 'De casa para escola", que integra o referido projeto.

Ouvindo: AQUI

sábado, julho 10, 2021

A sombra de Meili>História e arte>Atividade PDF>Dançando no espelho>Hora da história> 10/07/2021

 

Edna Ande e Sueli Lemos

O palácio do Imperador TiHan era cheio de alegria! Ele também gostava muito de festa e vivia rodeado de bailarinas, mas um dia ele ficou muito só e triste… O que teria acontecido? Encante-se com esta história cheia de mistério!

Leitura e atividade: AQUI

Sugestões de atividades: AQUIAQUIAQUIAQUI

PDF: AQUI , página 14: AQUI, página 15 AQUI

Cantar: A sombra: AQUI


Você sabia que existem vários tipos de dança? Dança para meditar, dança para se divertir, dança para hipnotizar… E, assim como a dança, existem vários tipos de ritmo e de espaço… Viaje com os personagens deste livro e conheça muito mais sobre tudo isso! Sobre a obra: AQUI

Leitura e atividade: AQUI

Cantar: Me miro no espelho: AQUI

Aula: Dança com espelho: AQUIAQUI

A descoberta do espelhoAQUI

Uma viagem divertida: História e arte: AQUI


Uma viagem divertida>A arte divertida de Gustavo Rosa>PDF>10/07/2021

 

Edna Ande e Sueli Lemos

Gustavo Rosa e suas obras incríveis, cheias de vida, inspiraram essa história divertida sobre a visita a um lugar diferente, repleto de personagens inusitados e animais coloridos. Você quer conhecer esse lugar também? Então, embarque nessa viagem com essa leitura deliciosa.

Ouvindo a história e atividade: Uma viagem divertida: AQUI

O livro uma viagem divertida é sobre as obras do artista Gustavo Rosa, escrito pelas autoras Edna Ande e Sueli Lemos e editado pela Ciranda Cultural.

Mais Gustavo Rosa no Linguagem: AQUI

Gustavo Rosa: Atividades PDF: AQUI , AQUI ( cores e formas )

Desconstrução O galo: AQUI

Conhecendo Gustavo Rosa: AQUI , AQUI

Silvia Salmaso

Esta belíssima e deliciosa edição trabalha, de forma lúdica, o desenvolvimento cognitivo das crianças e as coloca frente a frente com o mundo mágico da arte e da pintura. Sua autora, Silvia Salmaso, é psicóloga e psicopedagoga, autora de livros didáticos e sempre trabalhou com crianças e adolescentes em seu consultório. Os jogos são uma das suas inúmeras paixões e ela os tem como ferramenta de intervenção nos processos de aprimoramento da cognição de seus pacientes. Fascinada por arte e fã da obra de Gustavo Rosa, pode reunir, neste primeiro Livro de Atividades, duas de suas grandes paixões. Sobre a obra: AQUI

Atividades: A arte divertida de Gustavo Rosa: AQUI

Atividades acrilex: AQUI

Mais arte e releituras: AQUI

Oralidade e atividades: AQUI