Sylvia Orthof
Ele conta a história de um gato que estava no telhado perseguindo um rato, mas era um rato cinzentinho, que chorava sozinho. O gato ficou com pena dele, mas não desistiu de devorá-lo.Quando bem ligeira chega a lua certeira, para salvar o ratinho. Acontece que o gato se apaixona pela lua, que aliás é bem bonitinha, enquanto isso o rato ligeiro deu um pulo certeiro e se transformou num morcego. Será que aconteceu uma metamorfose com o rato? Será que ele era um rato? Será que ele era um morcego? Esse livro pode ser bem pequeno, mas nele tem uma criatividade que em muitos livros grandes não se acha. É muito envolvente.
ERA UM GATO, MUITO VIAJADO,
QUE ANDAVA PULANDO POR SOBRE O TELHADO,
E ENCONTROU, DE REPENTE, DE CINZA VESTIDO,
UM RATINHO CHOROSO QUE ESTAVA PERDIDO.
O GATO, DE FATO, QUE NÃO GOSTA DE RATO,
QUIS MORDER, QUIS PEGAR SEU ETERNO INIMIGO,
MAS O RATO CINZENTO PARECIA ALGUÉM
TÃO SOZINHO, COITADO, SEM TER NINGUÉM..
QUE DESPERTOU NO GATO UMA CERTA TRISTEZA
VENDO O RATO CHORANDO, NAQUELA FRAQUEZA.
DONA LUA, REDONDA, QUE A TUDO ASSISTIA,
VIU O RATO SOFRENDO, NAQUELA AGONIA,
SAIU LÁ DO ALTO DA SUA MORADA, DESCEU CÁ
PRA PERTO, CHEGOU APRESSADA,USANDO,
DE PRATA, UMA ESCADA ROLANTE,
POUSOU NO TELHADO A LUA BRILHANTE.
O GATO PRA CÁ, MIANDO PRO RATO.
O RATO PRA LÁ, COM MEDO DO GATO...
MAS VENDO A LUA, O GATO, DE FATO,
FICOU AMOROSO, MIANDO POESIA.
A LUA, TÃO GATA, TÃO PRATA, SORRIA.
O RATO CINZENTO APROVEITOU O SOSSEGO,
PULOU NO LUAR E VIROU UM MORCEGO!
Sugestão:
Para realizar a contação desta história, foi utilizado retalhos de panos
das cores representadas na história para fazer a representação dos
personagens.
Antes de contar, foi feito o levantamento prévio sobre a história,
no qual foram interrogados sobre o que eles esperavam que aconteceria na
história, e se alguém já conhecia, como é do projeto que o Banco Itaú realiza
todos os anos, ―Ler para uma criança‖, no qual os pais se cadastram e pedem os livros, umas 10 crianças falaram que já conheciam, mas foi dito a eles que a
história seria contada de um jeito diferente.
Todos ficaram muito curiosos para
saber de que maneira seria contada.
Na realização da contação os alunos ficaram bem atentos e prestando
atenção na forma em que era utilizado os retalhos para a representação dos
personagens.
Ao término da história, os alunos foram questionados se já haviam visto
a história contada com retalhos e disseram que nunca haviam visto.
Após a
conversa, foi pedido que eles reescrevessem a parte que mais gostaram e
fizessem a ilustração.
A história e atividades
Ouvindo a história: AQUI
Atividade PDF: AQUI
Manual do professor/PDF: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.