segunda-feira, agosto 11, 2025

O mistério das meias perdidas>O mundo das meias>Atividades lúdicas>Estímulos literários> 11/08/2025

 
Isabel Francisco

Joana é uma garota que gosta muito de brincar no seu mundo imaginário com seu gato Caolho e seu cachorro medroso Marmota. 
Seus problemas começam quando ela precisa ir para aula. Na sua casa, suas meias desaparecem e ela sempre está usando meias diferentes e isso faz com que as outras crianças da turma zombem dela. Joana não entendia por que uma simples meia a deixava tão diferente. 
Ela resolve então colocar um ponto final em tudo isso. 
Joana resolve solucionar: O Mistério das Meias Perdidas.

Ouvindo: AQUIAQUI

Outro mistério de meias...
Prepare-se para embarcar em uma aventura mágica e acolhedora com “O Misterioso Mundo das Meias Perdidas”, um conto encantador criado especialmente para embalar o sono das crianças! Nesta história, vamos conhecer Mimi, uma coelhinha curiosa que descobre um mundo secreto onde todas as meias perdidas ganham vida, aprendem sobre amizade e vivem aventuras suaves e reconfortantes.
Ao longo da jornada, Mimi encontra personagens encantadores, como a Meia Estrelinha, a Fifi medrosa e o Ventinho da Madrugada, promovendo valores como empatia, coragem, gentileza e autocuidado de forma leve e divertida. Ideal para a rotina noturna, esta história ajuda os pequenos a relaxarem, se sentirem seguros e dormirem com um sorriso no rosto. AQUI


O mundo das meias
Brian Freschi/Julia Pintus

No tranquilo e organizado Mundo das Meias, cada meia vive perfeitamente emparelhada com sua igual. Não há misturas, e todas acreditam que isso é a melhor maneira de evitar surpresas desagradáveis. 
Mas tudo muda quando Mostarda, o cachorrinho da casa, causa uma grande confusão, derrubando a gaveta e espalhando as meias por todo o quarto!
Neste livro, você vai acompanhar o caos que se instala quando meias completamente diferentes são forçadas a interagir. 
Há a Meia Roqueira, que gosta de barulho, e a Meia Ioga, que prefere o silêncio; a Meia Ermitã, acostumada à solidão, e a Meia da Paz, que só quer tranquilidade. 
Em meio à bagunça, todas as meias descobrem que, apesar das diferenças, podem aprender umas com as outras e que a diversidade pode ser uma grande aventura!
O mundo das meias é uma história encantadora sobre aceitação, mostrando como é possível conviver com o diferente e ainda encontrar novas amizades. 
Com ilustrações coloridas e personagens cativantes, o livro ensina que, mesmo quando a ordem é quebrada, podemos encontrar algo especial na mistura.
BNCC: AQUI
Roteiro de leitura: AQUI
Aula: Bola de meia, bola de papel: AQUI

Já contou história usando meias? São um recurso prático, muito divertido e as crianças amam!

No vídeo de hoje, embarque comigo no universo do livro “O Mundo das Meias” uma história que dá pé (literalmente!) pra muitas aventuras, risadas e aprendizados. AQUI

A Pequena Meia está cansada de viver todos os dias as mesmas coisas: pés e depois dentro dos sapatos, depois na boca do cachorro (ECA!), depois no monte de roupas sujas, depois para a máquina de lavar, depois para a gaveta e começa tudo de novo... AFFF!!!! Será que algo novo e bom pode acontecer?!!!! AQUI
Pareamento de meias
A Atividade de hoje e o pareamento de meias parece ser uma atividade fácil, mas requer muita atenção e concentração da criança e também percepção visual. AQUI AQUI AQUI

Meias divertidas: AQUI
Colocando meias: AQUI
Brincadeiras com meias: AQUIAQUIAQUI
Missão meias limpas: AQUI
Quintal da cultura: O mistério das meias: AQUI

Síndrome de Down: AQUI

Você já calçou suas meias coloridas hoje? 🧦✨ Vem descobrir o significado por trás dessa ideia que espalha inclusão pelo mundo! AQUI

As meias coloridas tornaram-se um símbolo global de apoio e conscientização para a Síndrome de Down, representando a beleza da diversidade e a importância de aceitar e valorizar as diferenças. AQUI
O dia da meia
Nos juntamos a especialistas para investigar esse mistério e tentar responder uma das maiores perguntas da humanidade! AQUI
Meias: AQUI
Meia curta: AQUI
Pares/Impares: AQUI
Diversidade: AQUI
Convivência/Respeito: AQUI
Inclusão: AQUI


sexta-feira, agosto 08, 2025

Meu pai é uma árvore>Humor e ternura>Estímulos literários>08/08/2025

 
Jon Agee/Ana Tavares

Com humor e ternura, esta história convida o leitor a embarcar em um faz de conta inusitado e mostra como momentos de brincadeira podem se transformar em boas lembranças.

A pequena Madalena quer convencer seu pai a se juntar a ela em uma brincadeira de fingir ser uma árvore. Embora inicialmente relutante, o pai aceita participar “só por um minuto”. 
À medida que ele permanece imóvel, com os braços estendidos, diversos animais começam a interagir com ele: uma coruja cochila em seu ombro, um sabiá-laranjeira constrói um ninho em seu cabelo, insetos rastejam por seu corpo e até uma pipa se enrosca em sua cabeça.
Mesmo enfrentando chuva e a chegada da noite, Madalena o lembra de que “árvores não se importam com essas coisas”. 
No final, ambos reconhecem que não são árvores, mas celebram o dia inteiro passado juntos ao ar livre.
As ilustrações características de Agee, com seu humor peculiar e expressões faciais marcantes, complementam perfeitamente a narrativa. 
Uma divertida homenagem aos pais dispostos a ir além por seus filhos amantes da natureza - e uma excelente leitura para o Dia dos Pais ou para momentos de leitura compartilhada entre pais e filhos.

Sobre a obra: AQUI
Ouvindo: AQUI
Interpretando: AQUI
Atividade/Artes: Uma árvore para papai: AQUI
Eu amo o meu papai: AQUI
O dia em que papai encolheu: AQUI
Dia dos pais: AQUI
Livros brincantes: AQUI
Quem cuida de mim: AQUI
Pequenas ternuras: AQUI

quinta-feira, agosto 07, 2025

O pirilampo>O pirilampo que não queria voar>Tumebune o vaga-lume>Conhecendo o vaga-lume> 07/08/2025

 
Milton C.O.Filho/Olavo Costa

A luz do pirilampo acende e apaga! Como ele faz isso? Será um mistério? Nesse livro, você vai ler a história do pirilampo e ouvir a versão do texto musicada em ritmo de jazz acessando o nosso aplicativo através do QR Code e criando sua conta. Além de ler, cantar e dançar, também é possível tocar a melodia seguindo as cifras da cantiga e ainda descobrir curiosidades sobre o pirilampo, que também é chamado de vaga-lume.
Cantando: AQUI
Os pirilampos brilham
Os pirilampos são insetos que se encontram em climas quentes e úmidos. Vivem nas margens de rios, pastagens, florestas, campos agrícolas ou parques urbanos com lagos ou charcos. Onde houver água, encontramos pirilampos! Mas a grande pergunta que te estás a questionar, bem sabemos, é: como é que eles brilham? Continua: AQUI

Sylvia Orthof

Tumebune é um vaga-lume que se apaixona por tudo que pisca: cauda de cometa, estrela e até geladeira. É só ver algo piscando, lá vai ele se declarar. Ele é tão enamorado que até escreve poemas. Certa vez encontra São Pedro no céu e se apaixona pela auréola do santo, mas tal amor não é permitido e ele volta à Terra. Mas não demora muito para que o vaga-lume, enfim, reencontre seu grande amor.
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
Atividade/poema: AQUIAQUI

Conhecendo o pirilampo: AQUI
A linguagem do pisca-pisca: AQUI
Cantando vaga-lume: AQUIAQUIAQUIAQUIAQUI
O pirilampo que não queria voar: AQUI
O pirilampo telegrafista: AQUI
História: vaga-lume: AQUI
+ vaga-lumes: AQUI
Sylvia Orthof: AQUI

quarta-feira, agosto 06, 2025

O caminho da formiga>Conceito de espaço e movimento>Contexto investigativo> 06/08/2025

 

Marilia Pirillo


Para onde vai a formiga? Anda pra cá, anda pra lá, aparece e desaparece? 
Uma deliciosa aventura sobre o caminho da formiga, em um livro lúdico escrito e ilustrado por Marilia Pirillo.  AQUI
Conclusão do projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber.
Encenação do livro da autora Marília Pirillo “O caminho da formiga”, AQUI

A caminhada da formiga: AQUI
Vida de formiga: AQUIAQUI
Contexto investigativo sobre formigas: AQUI

Como pode uma formiga tão pequenas ser tão forte? Ao se transformarem em formigas, o trio aprenderá sobre esse incrível trabalho em equipe e a misteriosa força das formigas. AQUI

Aula: Vida da formiga: AQUI, AQUI
A cigarra e a formiga: AQUIAQUI
O urso e a formiga: AQUI
A pomba e a formiga: AQUI
Contextos investigativos: AQUI


Doutora era uma vez>Revisitando histórias>O lobo Lobato e os sete anões> Três porquinhos>Releituras de clássicos>06/08/2025


 Catherine Jacob/Hoang Giang

Nesta narrativa rimada e muito divertida, uma garota prestativa é a médica responsável por atender aos mais queridos personagens dos contos de fadas.

A Doutora Era Uma Vez atua no mundo encantado dos contos de fadas. 
Dentre seus pacientes estão Cinderela ― que machucou o pé quando perdeu o sapatinho ―, Rapunzel ― que está com dor de cabeça de tanto carregar a mãe e o príncipe pelas tranças ― e o Lobo Mau ― que chamuscou o pelo na lareira dos três porquinhos. 
A rotina da doutora é muito agitada e o número de pacientes só aumenta. 
Mas, quando a garota fica doente, quem será que cuida dela?
As autoras Catherine Jacob e Hoang Giang tornam realidade um dos faz de conta favoritos de muitas crianças: brincar de ser médico. 
Além disso, conseguem deixar a brincadeira ainda mais divertida ao transformar personagens clássicos da literatura infantil em pacientes, nos convidando a revisitar as suas histórias.
Ouvindo: AQUI
Sobre a obra: AQUI


Donaldo Buchweitz/Vanessa Prezoto

O lobo Lobato já encontrou a Chapeuzinho Vermelho, os três porquinhos, João e Maria... Agora ele vai dar de cara com os sete anões na floresta? E como será esse encontro? Será que o lobo é amigo ou inimigo? Alguns dos pequenos trabalhadores desconfiam... Mas... será que eles poderão ser amigos de verdade? Nesta história incrível, escrita por Donaldo Buchweitz e ilustrada por Vanessa Prezoto, você vai descobrir como a amizade pode mudar tudo ao redor.

Neste vídeo, a educadora Kátia Pardal apresenta o livro “O lobo Lobato e os sete anões”, escrito por Donaldo Buchweitz e ilustrado por Vanessa Prezoto. Uma história cativante e divertida que encanta adultos e crianças.

E os três porquinhos>Ouvindo: AQUI
E João e Maria: AQUIAQUIAQUI
O lobo lobato e a chapeuzinho vermelho: AQUI
Releitura de clássicos: AQUI
Contos de fadas: AQUI
Lobos: AQUI
Reconto de contos: AQUI
Contos de Andersen: AQUI
Obras de José Roberto Torero: AQUI
Obras de Flávio de Souza: AQUI
Gênero humor: AQUI
Coletânea de contos: AQUI
Cinderela e o baile dela: AQUI
Cachinhos dourados: AQUI

segunda-feira, agosto 04, 2025

Upa, upa cavalinho>Estímulo poéticos>Figuras sonoras>Rimas> 04/08/2025

Pilar Munõz Lascano/Matias Acosta

Você consegue ouvir o som dos cascos de um cavalo em movimento? 
Upa, upa, cavalinho convida os pequenos leitores a embarcar nesta jornada lúdica, acompanhando um delicado cavalinho que galopa por diferentes cenários – do campo ao mar, do espaço ao sol –, encontrando diversos animais pelo caminho. Inspirado em uma cantiga popular brasileira, o título já faz parte da memória afetiva de muitas famílias, trazendo lembranças não só para as crianças, mas também para pais e familiares. Para onde esse cavalinho levará o leitor a seguir?
Construída a partir de um texto ritmado e sonoro, a história ganha ainda mais vida com ilustrações encantadoras que capturam a alegria e a leveza do passeio do cavalinho. 
O desfecho aberto convida à imaginação e incentiva os pequenos a revisitar as páginas, destacando o brincar como a essência da infância. 
Pensado especialmente para bebês e crianças pequenas, o ritmo envolvente da narrativa permite que a leitura seja acompanhada por gestos, balanços e brincadeiras, aproximando adultos e crianças em um momento de afeto e descoberta.
Roteiro de leitura: AQUI
Aula: Meu cavalo pampa: AQUI
Cultura regional: Dança do cavalo piancó: AQUIAQUI
Cantando: A trote, a galope, a passo: AQUI, curto e longo: AQUIAQUI
Um cavalo guloso que comia capim: AQUI
Canções sobre cavalo: AQUI
Conhecendo o cavalo: AQUI
Poesia upa cavalinho: AQUI
Cantando upa cavalinho: AQUIAQUIAQUI
Projeto upa upa cavalinho: AQUIAQUI
Pocotó: Ruídos e sons: AQUI
Pocotó: AQUI
Figuras sonoras: AQUI
Cavalos no Linguagem: AQUI
Gênero poesia: AQUI

sábado, agosto 02, 2025

Saracuteia:Cantos e contos para os pequenos>Na teia de uma aranha> Narrativa acumulativa> 02/08/2025

 
Ivani Magalhães

Saracuteia: cantos e contos para os pequenos é um livro de cantigas e brincadeiras da cultura brasileira feito especialmente para o bebê e para a criança pequena, estimulando os vínculos e tornando o dia a dia da família mais amoroso e divertido. 
Livro acompanhado pelas canções originais, lindamente tocadas pelo grupo musical Cia Cantos & Contos, com acesso gratuito no canal do Youtube da Bamboozinho, convidando os leitores a lerem o livro, apreciarem as ilustrações e se divertirem dançando e cantando. Cantar, bater palmas, pular, dançar, ser embalado, brincar... 
Venha (re)descobrir o universo mágico das cantigas e das brincadeiras populares que há décadas encantam gerações e fazem parte da nossa infância. 
Um livro de cantigas feito com muito carinho para que o bebê e a criança pequena possam aprender a cantar, dançar e brincar a partir de um conjunto de músicas muito especial, cuidadosamente selecionado do nosso folclore e do repertório original das autoras. 
Um livro feito também para estimular a aprendizagem da leitura, ajudando a formar o jovem leitor desde a primeira infância. Mas, principalmente, trata-se de um livro que aproxima os adultos do bebê e da criança pequena, estreitando os vínculos afetivos tão importantes nessa etapa do desenvolvimento. 
Livro + CD + orientações sobre como brincar e cantar para pais, mães, avós, professores e todos os adultos brincantes que acompanham o bebê e a criança pequena em seu desenvolvimento! 
As músicas também estão disponíveis, com acesso gratuito, no canal do Youtube da Editora Bamboozinho, com acesso gratuito. 

SARACUTEIA faz parte do repertório do livro-álbum “Saracuteia: cantos e contos para os pequenos”, um livro feito com muito carinho pela Editora Bamboozinho para que o bebê e a criança pequena possam aprender a cantar, dançar e brincar a partir de um repertório de músicas muito especial, cuidadosamente selecionado do nosso folclore e do acervo original das autoras. O livro traz indicações para os adultos sobre o que fazer antes, durante e depois de cada cantiga - um trabalho inédito no qual a informação para o adulto está presente no livro para a criança. Letras e músicas de Ivani Magalhães e Gislaine Caitano lindamente executadas pela Cia Cantos e Contos. AQUI
A girafa: AQUI
Pom pom pom: AQUI
Passarinho: AQUI
3 ratinhas: AQUI
Patinho: AQUI
Pipoquinha: AQUI
A bater o pé: AQUI
Bochecha: AQUI
Jacaré jururu: AQUI
O leão subiu a montanha: AQUI
Na teia da aranha: AQUI

Na teia de uma aranha/Pilar Munoz Lascano/Matias Acosta

O livro Na teia de uma aranha apresenta uma divertida narrativa acumulativa na qual um tucano, curioso, se balança na teia de uma aranha. Ao perceber que a teia resiste, ele convida outros animais – um macaco, um leão, um crocodilo e um elefante – para se juntarem à brincadeira. 
Quantos animais a teia pode suportar?

Neste roteiro você encontrará sugestões de reflexões, atividades e diálogos de leitura que abordarão, entre outras temáticas, animais selvagens e a preservação ambiental. AQUI

Aranhas: AQUI
Leitura acumulativa: AQUI